Quanto tempo durou o governo de Tomé de Sousa?

Perguntado por: Carlota Ferreira Mendes  |  Última atualização: 24. Januar 2022
Pontuação: 4.4/5 (69 avaliações)

Tomé de Sousa (Rates, 1503 — 1579) foi um militar e político português, primeiro governador-geral do Brasil, cargo que exerceu de 1549 a 1553.

Qual foi a data de chegada de Tomé de Souza ao Brasil?

Tomé de Sousa saiu de Portugal no dia 1 de fevereiro de 1544, em uma armada com seis embarcações, com mais de mil pessoas, trazendo um provedor-geral, um ouvidor-mor, escrivão, tesoureiro, engenheiro e mestre de obras, um médico e um farmacêutico. No dia 29 de março de 1549, a armada chega ao Brasil.

Quais as primeiras medidas tomadas por Tomé de Souza quando chegou na colônia portuguesa?

Entre as primeiras medidas tomadas pelo primeiro governador-geral, Tomé de Sousa, estava: a) a criação da cidade de Manaus, na Amazônia, com o objetivo de explorar o turismo na região da floresta equatorial. b) a venda do território da Baía da Guanabara para os franceses huguenotes.

Foi o Governo de Tomé de Souza?

Tomé de Sousa, militar e político português, fidalgo da Casa Real, em 1547 foi escolhido para ocupar o cargo de primeiro governador geral (1549 a 1553) do Brasil durante o período colonial.

Qual é a ordem que o rei está dando para Tomé de Souza?

Aos 14 anos de idade foi o primeiro titular da comenda da Ordem de Cristo, além de ter sido Comendador de Rates e de Arruda.

O governo de Tomé de Souza

16 questões relacionadas encontradas

Qual a marca mais forte durante o governo de Tomé de Souza?

Tomé de Sousa fundou a cidade de Salvador em 1549, o centro do governo e primeira capital do Brasil. Além disso, Tomé de Sousa proporcionou o grande desenvolvimento da agricultura e pecuária.

Quem Tomé de Souza trouxe com ele?

Criado o governo geral como forma de incrementar a presença estatal portuguesa no Brasil e apoiar os donatários de capitanias, Tomé de Sousa, nomeado governador-geral (1549-1553), trouxe com ele o Regimento de 17 de dezembro de 1548, com orientações precisas sobre a organização do poder público - fazenda, justiça, ...

O que aconteceu no governo de Mem de Sá?

Mem de Sá assumiu o governo da colônia em 1558 e continuou governando por 15 anos. ... Embora Mem de Sá tenha convivido com sérios problemas, como a fome e a varíola na Bahia, seu governo foi marcado por uma relativa paz e prosperidade. Em 1572, Mem de Sá resolveu deixar o governo-geral e voltar para Portugal.

Qual foi a medida tomada pelo Estado português em função do fracasso desse sistema de administração?

Com o fracasso do sistema de capitanias hereditárias, a Coroa Portuguesa optou por centralizar o poder na colônia, ou seja, foi criada uma autoridade sobre toda a colônia chamada governador-geral. A determinação para a criação desse cargo partiu do próprio rei de Portugal, D. João III.

Quais foram as principais realizações no governo de Duarte da Costa?

Principais realizações do do governo de Duarte da Costa:

- Organizou a luta contra tribos indígenas, contrárias a presença portuguesa, na região do Recôncavo Baiano. - Organizou expedições em busca de metais preciosos e recursos minerais. - Duarte da Costa teve um sério conflito com o bispo Pedro Fernandes Sardinha.

Qual o primeiro governador-geral do Brasil Quais suas realizações?

Tomé de Souza foi o primeiro governador-gerail do Brasil no início da colonização. - Fez edificar fortalezas militares em vários pontos estratégicos da costa brasileira com o objetivo de proteger a colônia das invasões estrangeiras.

Qual foi o período de Duarte da Costa?

Duarte da Costa (início do 1505 — 1560) foi um nobre e administrador colonial português. Membro do Conselho Real, foi embaixador na corte de Carlos I de Espanha. Foi nomeado como segundo governador-geral do Brasil (1553-1558).

Quais foram os três primeiros governadores gerais do Brasil?

Durante os anos do Governo-Geral, o Brasil teve três governadores-gerais: Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá. Eles governaram o Brasil entre 1549 e 1572.

Qual foi o terceiro governador do Brasil?

D. João III (1502-1557), buscando soluções mais efetivas que resguardassem o império colonial construído por meio das Grandes Navegações, nomeou o fidalgo Mem de Sá (1500-1572) como terceiro governador-geral.

Onde está sepultado Mem de Sá?

Combateu ainda a antropofagia e estimulou o tráfico de escravos africanos para o Brasil. Em 1572, Mem de Sá decide voltar para Portugal, mas morre repentinamente. Seu corpo foi e enterrado no cruzeiro da igreja dos jesuítas, na Bahia.

Qual o governador geral do Brasil foi responsável pela expulsão dos franceses?

Mem de Sá (1498-1572) foi o terceiro governador geral do Brasil. Em sua administração, os franceses foram expulsos da Guanabara, foi fundada a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e foram formadas as primeiras missões com objetivo de catequizar os índios.

Qual foi o primeiro governador a se instalar na Bahia e o que ele trouxe para o Brasil?

Tomé de Sousa, o primeiro governador do Brasil, chegou em 1549 e fundou a cidade de Salvador, a primeira da Colônia. Trouxe três ajudantes para ocupar os cargos de: provedor - mor, encarregado das finanças; ouvidor - geral, a maior autoridade da justiça; e o de capitão - mor da costa, encarregado da defesa do litoral.

Quem foi Tomé de Souza no Brasil?

Tomé de Sousa chegou ao Brasil em 29 de março de 1549, foi o primeiro governador geral. Fundou a cidade de Salvador em 1549, o centro do governo e primeira capital do Brasil. Além disso, Tomé de Sousa proporcionou o grande desenvolvimento da agricultura e pecuária.

Porque o rei de Portugal mandou Tomé de Souza ao Brasil?

Mediante o insucesso do sistema de capitanias hereditárias, o rei português Dom João III resolveu tomar uma medida que pudesse viabilizar o processo de colonização do Brasil. ... Foi então que, em 1549, um decreto da Coroa Portuguesa nomeava Tomé de Sousa como o primeiro governador-geral do Brasil.

Como foi o governo geral de Duarte da Costa?

O governo de Duarte da Costa foi marcado por vários conflitos com as populações indígenas. ... O conflito desenvolvido após a chegada dos franceses foi de extrema dificuldade, pois os invasores contavam com o apoio militar dos índios que lutavam contra a presença dos portugueses.

Quando e qual fato histórico marcou o fim do governo geral?

Embora Portugal tenha dividido o país em dois polos, após a morte de Mem de Sá (em 1572), do qual a sede do norte era em Salvador e a sede do Sul, no Rio de Janeiro, o governo geral foi extinto em 1808, com a chegada da família real ao Brasil.

Quem invadiu o Brasil durante o governo de Duarte da Costa?

Quando os franceses invadiram o Brasil, os portugueses já tinham iniciado o processo de colonização. Desde de 1549 o Brasil possuía um governo-geral. Assim, Portugal reagiu, determinando ao governador-geral, Duarte da Costa que organizasse uma campanha para pôr um fim à França Antártica.

Artigo anterior
O que é um ponto de rotação?
Artigo seguinte
Qual deve ser a vida útil de uma ponte?