Quanto tempo dura um pneu?

Perguntado por: Cristiana Daniela Andrade Figueiredo Domingues  |  Última atualização: 12. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (6 avaliações)

Um pneu novo pode rodar 10.000 km ou 80.000 km. Essa diferença na durabilidade dele vai depender de diversos fatores.

Qual o tempo de vida útil de um pneu?

Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.

Qual o prazo de validade de um pneu novo?

Saiba que, por lei, não há prazo de validade para os pneus. O que existe é a obrigatoriedade de garantia do fabricante por 5 anos desde a data da compra (ou da fabricação, na ausência do comprovante fiscal da compra).

Como ver a data de validade do pneu?

Para ver a data de fabricação é simples: é só procurar na lateral do pneu a marca, como na foto que está abaixo. Ali, os dois primeiros algarismos indicam a semana e os seguintes, o ano em que foram fabricados. No caso, o pneu foi fabricado na 3ª semana do ano de 2013.

Qual o risco de rodar com pneu vencido?

Quais os riscos de rodar com um pneu vencido? Da mesma forma que um pneu careca coloca um veículo em risco de derrapar e de ser perfurado com mais facilidade, o pneu vencido pode perder a resistência e a aderência ao piso.

Quanto tempo ou quantos KM dura seu pneu, você sabe?

21 questões relacionadas encontradas

Qual o tempo de vida útil de um amortecedor?

Pode durar até 150.000 km e só é substituída mesmo se estiver danificada. A perda de altura do carro, por exemplo, indica problema na mola.

Quantos mil km dura um amortecedor?

Ao contrário de outros componentes automotivos, os amortecedores não têm vida útil pré-determinada. Eles podem precisar de substituição antes de 10 mil ou mais de 100 mil quilômetros, dependendo do caso.

Como saber se o amortecedor está bom ou ruim?

Com o carro parado e desligado, pressione a carroceria para baixo na altura das rodas - na frente e atrás. Observe se, quando você soltar o carro, ele vai oscilar para cima e para baixo mais de uma vez - se isso ocorrer é sinal de que o amortecedor está ruim.

O que estraga amortecedor?

Sujeiras e detritos, como o barro ressecado, comprometem o funcionamento dos amortecedores caso entrem em contato com a haste ou retentor da peça. Já a maresia causa oxidação e corrosão na lataria e em peças de metal, como a suspensão.

O que acontece quando o amortecedor está ruim?

Instabilidade na direção. Com amortecedores desgastados, pequenos solavancos e movimentos dos pneus são transmitidos para todo o veículo. Você pode sentir a direção dura, instável ou barulhenta. ... O resultado é a perda de tração e juntamente com isso, menos satisfação com o veículo.

O que acontece se eu andar com o amortecedor estourado?

Os riscos de dirigir com um dos amortecedores estourado são enormes. Além de danificar outros componentes da suspensão, do rolamento das rodas e dos terminais da direção, o motorista coloca em risco a sua segurança e a de outros motoristas. “O carro fica sem controle porque ele acaba balançando mais do que o normal.

Quando o amortecedor do carro está ruim o que acontece?

Isso porque esse “fenômeno” pode ser resultado de molas danificadas que, com o tempo, vão sobrecarregar os amortecedores.

Como saber se o amortecedor está vazando?

Vedações quebradiças ou rasgadas

Uma vez que isso aconteça, o desempenho do amortecedor acaba sendo prejudicado e você começa a perceber que o carro perdeu um pouco de estabilidade. É possível notar que o automóvel começa a “pular” muito. Além disso, pode acontecer aumento do desgaste dos pneus.

Como saber se a mola do amortecedor está ruim?

Atenção as molas quando:
  1. Coxins e batentes do amortecedor se danificam prematuramente;
  2. Veículos raspando com facilidade em lombadas ou batendo a frente no solo ao passar por elas;
  3. Veículo excessivamente macio;
  4. Veículo batendo facilmente a suspensão ao passar por um desnível;

Como saber se o coxim do amortecedor está com defeito?

Os principais sintomas são ruídos vindos da parte dianteira do automóvel, sensação incômoda e instável na direção, e até mesmo uma deterioração irregular dos pneus.

Quanto tempo dura um amortecedor a gás?

Além disso, pela ausência de oxigênio e oxidação, a vida útil desse tipo de amortecedor é maior, tanto que a garantia costuma ser de 2 anos para esse tipo de peça.

Porque trocar o amortecedor do carro?

Com os amortecedores desgastados, o carro fica mais instável, principalmente em curvas. Isso ocorre porque o veículo fica mais solto, balança mais e, assim, aumenta a dificuldade em manter a direção. Mesmo em linha reta, ao acelerar e frear, o automóvel balança bastante, gerando grande desconforto.

Quando trocar a suspensão de um carro?

O período de troca acontece quando o automóvel chega até 80.000 quilômetros.

O que é o DOT do pneu?

DOT é a sigla em inglês para “Departament of Transportation”. Surgiu nos Estados Unidos, onde a legislação exige que os fabricantes de pneus forneçam informações padronizadas sobre o produto. Entre essas informações estão o tamanho, a largura e a data de fabricação do pneu.

Qual a validade de um pneu Michelin?

2 - Dez anos é o máximo

Se não houve reposição dos pneus 10 anos após a data de fabricação, a Michelin recomenda a troca por pneus novos como precaução, mesmo que pareçam estar em condições de uso e o indicador de desgaste da banda de rodagem não tenha sido atingido.

Qual a validade de um pneu Goodyear?

Os pneus fabricados pela Goodyear possuem garantia de 5 anos contra anormalidades de fabricação, devidamente constatadas por técnicos da Goodyear ou por técnicos credenciados da rede de revendedores.

Artigo anterior
O que é neandertal?
Artigo seguinte
Qual o índice de desigualdade social no Brasil?