Quanto tempo dura infecção de garganta?

Perguntado por: Joana Constança Brito  |  Última atualização: 23. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (52 avaliações)

A dor de garganta viral dura cerca de uma semana — o tempo que a infecção demora para acabar naturalmente.

Como saber se minha garganta está inflamada ou infeccionada?

Os sintomas da garganta inflamada incluem:
  1. Desconforto na garganta;
  2. Tosse seca e irritativa;
  3. Dor de garganta ao engolir ou falar;
  4. Garganta muito vermelha e inchada;
  5. Febre baixa;
  6. Febre alta, mais comum se existir infecção por bactérias;
  7. Mau hálito e ínguas no pescoço.

Qual o melhor antibiótico para infecção de garganta?

Azitromicina: em forma de xarope ou comprimido, também é indicado quando há dor de garganta com pus e dor de ouvido; Penicilina: é um injeção indicada quando há pus na garganta, curando rapidamente a dor de garganta persistente.

Quanto tempo dura uma infecção bacteriana na garganta?

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.

Quando a dor de garganta é preocupante?

É o caso de doenças como febre reumática, nódulos na tireoide e, até, câncer de garganta (de faringe ou laringe), condições que podem se tornar graves se não forem tratadas a tempo.

Dor de garganta | Tira-dúvidas com especialista #05

26 questões relacionadas encontradas

Como saber se a dor de garganta e bacteriana ou viral?

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

O que acontece se não tratar garganta inflamada?

“Muita gente menospreza a dor de garganta. A febre reumática é uma doença gerada por uma bactéria que causa infecção na garganta.

O que causa infecção bacteriana na garganta?

Em geral, as infecções de garganta são causadas por um vírus, mas podem ser causadas por uma bactéria, como a bactéria estreptocócica. Os sintomas incluem dor intensa com inflamação e amígdalas vermelhas e inchadas. O diagnóstico é baseado em um exame da garganta.

Como se pega infecção bacteriana na garganta?

Os vírus e bactérias que podem causar a amigdalite podem ser transmitidas de pessoas para pessoa por meio da inalação de gotículas liberadas no ar ao tossir ou espirrar. Além disso, a transmissão desses agentes infecciosos também pode acontecer através do beijo e do contato com objetos contaminados.

Quais os sintomas de bactéria na garganta?

Os principais sintomas que podem surgir com a amigdalite bacteriana são:
  • Dor de garganta intensa;
  • Dificuldade para engolir;
  • Febre alta;
  • Calafrios;
  • Pontos brancos na garganta (pus);
  • Perda de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Inchaço das amígdalas.

Pode tomar amoxicilina para garganta inflamada?

A dor na garganta e a febre devem melhorar após 48-72 horas do início do antibiótico (no caso, amoxicilina). Esse período já passou e se a dor não sumiu, o ideal seria uma reavaliação médica para a possibilidade de troca do antibiótico.

Quanto tempo tomar amoxicilina para dor de garganta?

O tempo de utilização varia de acordo com a infecção em questão, bem como a dose. Mas, em geral, a terapia vai de sete a 14 dias. “A melhora dos sintomas costuma ser observada já nos primeiros dias, mas o tratamento deve sempre ser realizado até o final”, orienta Raissa.

Quantos dias tomar azitromicina para garganta inflamada?

Bactérias aeróbicas e facultativas gram-negativas: Bordetella pertussis, Campylobacter jejuni, Haemophilus ducreyi, Haemophilus influenzae, Haemophilus parainfluenzae, Legionella pneumophila, Moraxella catarrhalis e Neisseria gonorrhoeae. Anaeróbios: Clostridium perfringens, Peptostreptococcus spp.

Qual é a diferença entre infecção e inflamação?

A inflamação é a resposta do organismo a uma agressão, como cortes e batidas. Ela causa inchaço, vermelhidão e dor enquanto o corpo se esforça para reparar o local. No caso dos cortes, isso acontece com a formação da cicatriz. Já as infecções são causadas por agentes externos.

Como saber se estou com pus na garganta?

Quais os sintomas de amígdalas inchadas

Febre alta, gânglios inchados, mau hálito e dor de garganta são indicativos de uma infecção bacteriana, que pode gerar pus na garganta. Já os sintomas de doenças respiratórias, como uma gripe comum, somados à dor de garganta, podem indicar a presença de uma infecção viral.

Como é transmitida a amigdalite bacteriana?

Como tem causas em agentes virais e bacterianos, a amigdalite é uma doença contagiosa e que pode se adquirir de uma pessoa para outra em determinadas situações. Assim, o mais comum é que os microorganismos passem através da inalação de gotículas no ar, que se libera quando o paciente espirra ou tosse.

O que pode causar a amigdalite bacteriana?

A amigdalite bacteriana (causada por bactérias) costuma ser provocada pela bactéria Streptococcus ß-hemolitico grupo A, dando origem a amigdalite pultácea ou estreptocócica. Os fungos também podem estar implicados (amigdalite fúngica), contudo esta etiologia é muito pouco frequente em doentes imuno-competentes.

O que é uma infecção bacteriana?

Infecção bacteriana são doenças causadas por bactérias patogênicas, organismos unicelulares procariontes complexos. Bactérias existem há mais de 3 bilhões de anos e menos de 1% delas causam doenças. Bactérias benéficas para a saúde humana são mais comuns que as prejudiciais.

O que causa placas de pus na garganta?

O pus na garganta é causado devido a uma reação do corpo a infecções por vírus ou bactérias que inflamam as amígdalas e a faringe, causando doenças como mononucleose ou amigdalite bacteriana.

Qual a causa de inflamação na garganta?

As dores de garganta virais são frequentemente provocadas por vírus dos grupos adenovírus, rinovírus, influenza, ou vírus sincicial respiratório, que são associados ao resfriado comum. Menos frequentemente, podem ser provocados por outros vírus, como o Epstein-Barr (mononucleose) e até mesmo o HIV.

O que significa dor de garganta emocionalmente?

Dor nesse órgão da fala pode indicar que estamos engasgados com determinadas situações e com dificuldades de expressar isso. Nesses casos, podem aparecer inflamações e rouquidão.

É possível morrer de dor de garganta?

Nos países ricos, crianças com dor de garganta são testadas para infecções bacterianas e rapidamente tratadas com penicilina ou algum outro antibiótico barato. Mas nos países pobres, a faringite estreptocócica costuma passar sem tratamento e pode se converter numa lenta e demorada sentença de morte.

O que acontece se a amigdalite não for tratada?

“Se por um lado o uso excessivo e desnecessário de antibióticos pode gerar bactérias mais fortes e resistentes, por outro o tratamento não adequado de amigdalites bacterianas predispõe a complicações, como abscessos, febre reumática e problema nos rins (glomerulonefrite)”, avalia Renata Christofe Garrafa, ...

É possível morrer com amigdalite?

Essas complicações pioram bastante o estado de saúde do paciente, e podem provocar a perda da função de um rim ou gerar um doença na válvula cardíaca. Alguns casos exigirão cirurgia cardíaca para correção do problema causado pela bactéria que inicialmente estava apenas nas amígdalas.

Como tratar dor de garganta viral?

Tratamento da dor de garganta

A dor causada por infecções virais simples, como resfriados, costuma regredir espontaneamente. Analgésicos, anti-inflamatórios e pastilhas podem ser usados para aliviar o incômodo. Quando o médico diagnostica uma infecção bacteriana, adicionam-se antibióticos.

Artigo anterior
Quais itens compõem a cesta básica do governo?
Artigo seguinte
O que é panamericano?