Quanto tempo devo guardar documentos fiscais?

Perguntado por: Simão Igor Lopes Anjos Marques  |  Última atualização: 23. April 2025
Pontuação: 4.9/5 (57 avaliações)

Você precisará armazenar os documentos fiscais por 5 anos, contando a partir da emissão. Eles ficam no formato XML, o formato responsável por comprovar a venda e formalizar o recolhimento dos impostos. O armazenamento da NFe acontece pelo fornecedor e pelo comprador. A Receita pode solicitar o XML para auditá-lo.

Qual o prazo de guarda de documentos fiscais?

AFINAL, QUAL O PRAZO PARA ARQUIVAR OS DOCUMENTOS FISCAIS ? A legislação determina que os documentos fiscais devem permanecer arquivados por cinco anos.

Quanto tempo devo guardar notas fiscais de entrada?

O prazo para guardar notas fiscais e conhecimentos de transporte é de 5 anos. Além disso, vale lembrar que a guarda deve ser feita tanto pelo emitente, quanto pelo destinatário do documento fiscal.

Quais os documentos que devem ser guardados por tempo indeterminado?

Abaixo, você vai conhecer alguns documentos importantes que cumprem este requisito.
  • Documentos históricos. ...
  • Documentos relativos a FGTS. ...
  • Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA) ...
  • Livro Balanço Patrimonial/Geral. ...
  • Livro de Registro de Inventário. ...
  • Livro Diário. ...
  • Escritura de imóvel.

Quais documentos devem ser guardados por 10 anos?

Prazo para guardar documentos de funcionários
  • Contrato de trabalho: Permanente.
  • Folha de pagamento: 10 anos.
  • Guia da Previdência Social: 10 anos.
  • Rescisão de contrato: 5 anos.
  • Aviso prévio: 5 anos.
  • Atestado médico: 5 anos.
  • Exames médicos admissionais, periódicos e demissionais: 10 anos.

POR QUANTO TEMPO DEVO GUARDAR DOCUMENTOS E COMPROVANTES DE PAGAMENTO?

21 questões relacionadas encontradas

Quais documentos precisam ser guardados para sempre?

Documentos tributários, no caso de guias de recolhimento, livros e notas fiscais, declarações que foram entregues ao Fisco e demais documentos contábeis, precisam ser guardados sempre.

Pode jogar nota fiscal fora?

Ou seja, se você jogar fora um documento com base exclusivamente na legislação tributária, pode ser que você fique prejudicado em relação a outras legislações. Portanto, é importante gravar esse conceito: os documentos não possuem prazo de prescrição ou decadência.

É importante guardar nota fiscal?

Garantindo Transparência e Combate a Fraudes: A Importância da Guarda de Notas Fiscais para a Receita Federal. A exigência da Receita Federal em relação à guarda das notas fiscais por um determinado período tem como principal objetivo garantir a transparência e a veracidade das informações prestadas pelos contribuintes ...

Quais notas fiscais devo guardar?

Por isso, é importante guardar as notas fiscais emitidas e recebidas. Em relação a serviços e produtos consumidos, há também riscos de cobranças indevidas – como algumas cobranças indevidas de telefone, internet, água, luz, tributos de imposto de renda e outras.

Quais documentos devem ser guardados por 30 anos?

Já o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o recomendável é guardar por 30 anos. É preciso ressaltar que existem situações em que o empresário deve guardar as comprovações por prazo indeterminado, como o livro de empregados e o contrato de trabalho, por razão da concessão de benefícios previdenciários.

Quanto tempo devo guardar as contas de água e luz?

Apesar de não haver uma legislação específica sobre o prazo para guardar os comprovantes de pagamento, as entidades de defesa dos direitos do consumidor orientam que os seguintes comprovantes devem ser preservados por cinco anos: Água. Energia.

O que fazer com documento velho?

Procure uma empresa para descarte de documentos: Essas empresas são essenciais para reduzir o acúmulo de papéis inutilizados e também para realizar a destinação segura, sigilosa e definitiva daqueles que não possuem mais validade.

Qual o tempo de arquivamento de documentos?

O tempo de arquivamento, conforme determina a lei, não vai além de cinco anos. Essa medida evita o acúmulo de papel e de espaço por um tempo longo demais. Esse prazo se refere, na maioria das vezes, apenas à fase corrente, ou seja, aquela em que o documento ainda vigora.

O que fazer com as notas fiscais de compras?

Com todas as informações devidamente preenchidas, sua nota fiscal poderá ser transmitida para a Secretaria da Fazenda do seu estado.

É necessário arquivar Danfe?

Armazenamento da NF-e

Portanto, o arquivo XML assinado e autorizado digitalmente deve ser armazenado, mantendo o formato transmitido. Guardar o DANFE – o documento em versão PDF da nota fiscal – não é obrigatório.

Como guardar as notas fiscais?

Confira 5 dicas para conservar suas notas da forma adequada.
  1. Mantenha um arquivo digital. ...
  2. Faça backup regularmente. ...
  3. Organize os documentos. ...
  4. Treine os funcionários. ...
  5. Utilize um sistema de gestão.

Quais documentos pode jogar fora?

Contas de consumo, que são as de água, luz, gás e telefone, por exemplo, podem ser descartadas assim que o consumidor receber a declaração anual de quitação de débito. Essa, por sua vez, deve ser mantida por cinco anos”, explica Pablo Nemirovsky, superintendente de serviços ao consumidor.

Pode jogar fora IPTU antigo?

o Tributos: Documentos como o comprovante de pagamento de IPTU, IPVA, DARFS, etc, devem ser limpos por 5 anos, contados a partir do primeiro dia útil do ano seguinte ao pagamento. o Contas de Água, Luz, Telefone e Gas também devem ser mantidas por 5 anos, pois também são considerados taxas.

Pode jogar conta antiga fora?

As contas mensais podem ser descartadas. O consumidor deve saber que quitação anual só registra o que realmente foi pago. Se alguma conta fica em aberto no ano anterior, a empresa só dará a declaração referente aos meses pagos. Algumas empresas colocam na declaração a menção de vários anos de contas quitadas.

Por que guardar documentos por 5 anos?

É crença popular que, após cinco anos da produção de documentos, podemos nos desfazer destes, pois perderiam, nesse prazo, a necessidade de serem mantidos. Mas essa ideia não procede. Até se pode perder o valor administrativo, mas resta o valor legal, histórico, cultural ou de prova.

Pode jogar CRLV antigo fora?

O Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLV) deve ser mantido por 1 ano, durante seu período de vigência. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, Lei. 9.503/97, art.

Quando descartar documentos?

Após acatar as formalidades impostas no Decreto, os documentos físicos podem ser descartados, desde que não carregam valor histórico. A mesma previsão de eliminação dos suportes físicos está prevista na lei 12.682, de julho de 2012.

Quais as 3 formas principais de manter documentos bem conservados?

Atualmente, as três formas principais de manter documentos bem conservados são: restauração, prevenção e a conservação em si.

Quais documentos Um adulto deve ter?

São eles:
  • Carteira de trabalho – CTPS digital;
  • Título do eleitor – e-Título;
  • RG – e-Identidade;
  • CNH – Carteira de Trânsito Digital;
  • CPF – CPF digital;
  • Carteirinha SUS – Conecte SUS;
  • Cartões de conta bancária – aplicativo da sua agência bancária.

Artigo anterior
Como podemos identificar se o peixe está fresco ou não?
Artigo seguinte
Como conservar suco de uva caseiro?