Quanto tempo depois do sinistro posso acionar o seguro?

Perguntado por: Isaac Morais Vaz  |  Última atualização: 11. November 2024
Pontuação: 4.5/5 (29 avaliações)

O prazo máximo que o segurado possui para comunicar a seguradora é de 1 ano a contar da data do sinistro. Essa informação está contida na apólice, por isso, é muito importante sempre checar o documento para conferência. Terceiros têm prazo diferenciado para acionar o seguro?

Qual o prazo para comunicar sinistro a seguradora?

Segundo Tibé, são cada vez mais frequentes as queixas sobre a “infindável” espera dos segurados pelo recebimento da indenização contratual, mesmo após a entrega da documentação. Uma norma de 2004 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) já prevê o prazo máximo de 30 dias para pagamento da indenização.

Quantos dias após a batida pode acionar o seguro?

Qual é o prazo para acionar o seguro depois de uma batida? Todas as coberturas possuem um prazo de acionamento, mas a boa notícia é que em caso de colisão, o prazo é bem extenso, o segurado tem 1 ano a partir do dia do sinistro, para sinalizar a seguradora.

Qual o prazo para registrar boletim de ocorrência para acionar o seguro?

Portanto, se você é o segurado, tem até um ano para registrar o boletim de ocorrência e acionar o seguro. Para terceiros ou beneficiários, esse prazo é estendido para três anos.

Quanto tempo pode acionar o seguro?

A primeira circunstância em que você deve acionar o seu seguro é quando o reparo do sinistro for mais alto que o valor da franquia, então, se você for responsável por um acidente e provocar grandes estragos no seu carro, por exemplo, a seguradora deve ser sinalizada.

🔥 [ Indenização Após Sinistro ] - Quanto tempo vou levar para receber indenização após um sinistro?

34 questões relacionadas encontradas

É necessário boletim de ocorrência para acionar o seguro?

Com todos esses dados, é hora de avaliar a situação e se for necessário, acionar a Justos para que você tenha todo o suporte nesse imprevisto. Além disso, o boletim de ocorrência é opcional para acionar o seguro auto. Se preferir, pode fazer um B.O online e apresentar à seguradora.

Em quais situações o seguro não cobre?

Fraude e Estelionato: A Seguradora não cobre danos decorrentes de atos fraudulentos ou criminosos, como simular um acidente ou apresentar documentos falsos. Habilitação Vencida ou Inexistente: Dirigir sem a devida habilitação ou com a carteira vencida invalida a cobertura do seguro.

Quando bate o carro tem que acionar o seguro na hora?

Depois de sinalizar o acidente e prestar socorro às vítimas, é hora de acionar o seguro. Se a batida de carro envolver outros motoristas, ela deve ser analisada pelos envolvidos para eles chegarem a um acordo de quem provocou. Se isso não acontecer, é preciso acionar um órgão de trânsito ou a Polícia Civil.

Como acionar o seguro em caso de colisão?

Como acionar a seguradora após colisão?
  1. Sinalize o local. Após uma colisão, é fundamental sinalizar o local. ...
  2. Registre o BO. O passo seguinte consiste em fazer o registro da ocorrência. ...
  3. Contate a seguradora. Logo depois, é necessário contatar a seguradora. ...
  4. Leve o carro à oficina. ...
  5. Pague a franquia.

O que é preciso para acionar seguro para terceiros?

Para que o terceiro seja ressarcido é preciso que o segurado acione o seguro e abra um sinistro para terceiro. Alguns documentos do veículo e pessoais, serão solicitados e depois o carro deverá ser encaminhado para orçamento em uma oficina credenciada. Assim que os danos forem calculados, a indenização será feita.

Quem paga a franquia do seguro em caso de acidente?

Lembrando que franquia é a parte que cabe ao segurado por danos e avarias causados ao veículo segurado. Normalmente quando ocorre um acidente, a pessoa aciona a Seguradora, que por sua vez indica uma Oficina para os reparos. O segurado paga o valor da franquia e a seguradora paga o restante.

O que fazer depois de bater o carro?

O que devo fazer se bati meu carro
  1. Mantenha a calma e avalie a situação. ...
  2. Verifique se há feridos. ...
  3. Tire seu carro da via. ...
  4. Sinalize a via. ...
  5. Acione sua seguradora. ...
  6. Registre todas as informações. ...
  7. Faça um B.O (Boletim de Ocorrência) ...
  8. O que fazer se o carro batido não está mais funcionando?

Quem aciona o seguro em caso de batida?

Devo acionar qual seguro? Caso o motorista que bateu no seu carro tenha seguro, poderá acionar o mesmo para pagar os reparos de seu veículo. No caso dele não ter, você poderá solicitar que o mesmo pague o valor da franquia da sua apólice do seu seguro e assim amenizar o prejuízo com os reparos.

Quem deve comunicar o sinistro?

O segurado deverá avisar imediatamente a seguradora, preencher o formulário de aviso de sinistro e apresentar a documentação necessária definida nas condições gerais do seguro.

O que fazer quando a seguradora nega o sinistro?

Se a seguradora não cumprir o prazo para pagamento do sinistro, o segurado pode ingressar com uma reclamação junto aos órgãos reguladores do mercado de seguros, como a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), ou até mesmo ingressar com uma ação judicial para exigir o cumprimento do prazo.

Como a seguradora paga o sinistro?

A seguradora irá se responsabilizar pelo reparo do veículo, ficando o segurado responsável pelo pagamento da franquia, que é a participação do segurado nos prejuízos. Essa informação pode ser encontrada na sua apólice de seguro.

Qual o valor da franquia do seguro?

O valor da franquia fica registrado na apólice e pode ser: Obrigatória ou básica: é a participação obrigatória do segurado, por evento, nos prejuízos indenizáveis. É a mais comum; 25% ou 50% da básica: neste caso, o segurado pagará uma menor participação nos prejuízos indenizáveis se acontecer um sinistro.

Como acionar o seguro de quem bateu no meu carro?

Visto que será necessário acionar o seguro, o cliente deve ligar para o 0800 da empresa contratada ou pedir para que o seu segurador abra um aviso de sinistro. “O ideal é que o motorista ligue para a seguradora, isso porque ele poderá dar todas as informações necessárias.

Quanto tempo o seguro tem para consertar o veículo de terceiro?

Segundo a Circular nº 256/2004 da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), em seu artigo 33, o prazo para o conserto do carro deve ser limitado a 30 dias, contados a partir da entrega dos documentos básicos do seguro.

Quem bate é obrigado a pagar?

Se bateram no seu carro e você não foi o responsável, quem causou o acidente é que terá que arcar com os custos do carro batido. Se o responsável possuir um seguro auto, ele poderá acionar a seguradora, informar sobre a situação e, havendo cobertura contra terceiros, o seu veículo será reparado.

Quando não vale a pena acionar o seguro?

O principal motivo que nem sempre compensa acionar o seguro do seu carro é a famosa franquia porque, dependendo da situação, o valor que você pagará para a seguradora referente a taxa é maior que se levasse para arrumar o veículo e pagasse por fora.

Quem bate no carro pode escolher a oficina?

Pelo texto, o consumidor que adquirir qualquer tipo de seguro para o veículo automotor possui direito de livre escolha de oficinas (mecânica, lanternagem, pintura, recuperação e limpeza interior, entre outros).

Quantos km de guincho O seguro cobre?

O limite de quilometragem do guincho normalmente é estabelecido pela seguradora e pode variar de 200km, 500km ou ser ilimitado. No entanto, é importante ressaltar que essas condições podem variar entre as Seguradoras, por isso é fundamental verificar as especificidades da sua apólice.

Quando acionar seguro para terceiros paga franquia?

Existe franquia de seguros contra terceiros? Você deve estar se perguntando se o seguro contra terceiros tem franquia. A resposta é não, ou seja, se você se responsabilizar por algum acidente de trânsito, não é preciso pagar nenhuma quantia a mais para a seguradora.

Quantas vezes você pode acionar o seguro?

Em casos de sinistro, você poderá acionar a apólice 1 única vez dentro dos 12 meses. Em caso de danos ou manutenção, é possível acionar a apólice quantas vezes for necessário dentro do período de contratação, desde que não ultrapasse o valor total do aparelho. Essa informação foi útil para você?

Artigo anterior
Faz mal comer linguiça de frango?
Artigo seguinte
O que não pode faltar em um recibo?