Quanto tempo depois do parto posso tomar anticoncepcional?

Perguntado por: Daniela Matias de Nunes  |  Última atualização: 24. Dezember 2021
Pontuação: 4.7/5 (33 avaliações)

Sobre o momento de voltar a tomá-la, Mário Macoto Kondo, chefe do departamento de Obstetrícia do Hospital e Maternidade Santa Joana, explica: “É recomendado o início da pílula anticoncepcional quando a mulher termina o puerpério, ou seja, 40 dias após o parto”.

Qual anticoncepcional posso tomar depois do parto?

1. Pílula
  • Desogestrel (Cerazette, Nactali): este anticoncepcional pode ser iniciado entre o 21º e o 28º dia após o parto, com a toma de um comprimido diariamente. ...
  • Linestrenol (Exluton): este anticoncepcional pode ser iniciado entre o 21º e o 28º dia após o parto, com a toma de um comprimido diariamente.

Qual o melhor anticoncepcional para quem está amamentando?

Assim, os métodos contraceptivos mais recomendados para as mulheres que amamentam são:
  1. Anticoncepcional oral ou injetável. ...
  2. Implante subcutâneo. ...
  3. DIU. ...
  4. Preservativo. ...
  5. Diafragma ou anel vaginal.

Como tomar o anticoncepcional depois do parto?

O mais recomendável é que a mulher tome pílulas que contém apenas progesterona. Esse anticoncepcional pós-parto é de uso contínuo, ou seja, a mulher deve tomar todos os dias.

O que acontece se tomar anticoncepcional durante a amamentação?

A pílula anticoncepcional durante a amamentação é segura e não faz mal para o bebê. No entanto, é importante que sua fórmula seja composta apenas pelo hormônio progesterona para que isso não altere a produção de leite, que é a principal fonte de nutrição do bebê, falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Anticoncepcional na Amamentação? Conheça os métodos contraceptivos no pós-parto.

20 questões relacionadas encontradas

O que acontece se tomar ciclo 21 amamentando?

Para a OMS, os contraceptivos combinados não são recomendados para uso por lactantes menos de seis semanas após o parto, geralmente não são recomendados entre seis semanas e seis meses após o parto e podem ser utilizados a partir dos seis meses após o parto.

Como tomar anticoncepcional Rúbia?

Tome o seu comprimido diariamente, aproximadamente no mesmo horário. Engula seu comprimido inteiro, com o auxílio de um copo de água. Pode ocorrer algum sangramento durante o uso de Rubia, mas você deve continuar a tomar os seus comprimidos normalmente.

É possível engravidar 1 mês após o parto?

Muitas mulheres ficam grávidas algumas semanas após o parto ou até mesmo no resguardo, por isso conhecemos famílias com filhos que possuem quase a mesma idade. Portanto, é possível ter uma gravidez após parto, mesmo que o ciclo menstrual ainda não tenha retornado.

Quem está amamentando pode tomar Selene?

Selene® não deve ser usado quando há suspeita de gravidez, durante a gestação ou durante a amamentação. Informe imediatamente ao seu médico se houver suspeita ou ocorrência de gravidez durante o uso do medicamento, ou se estiver amamentando.

Qual anticoncepcional injetável posso tomar amamentando?

Se for com o intuito anticoncepcional durante a lactação no peito você não poderá utilizar os injetáveis mensais hormonais combinado com 2 hormônios, contendo estrogenio, e sim somente o injetável hormonal trimestral a base de progesterona, como o Depo Provera que é compatível com a amamentação.

Qual o nome da injeção para quem amamenta?

eliminado no leite; a Medroxiprogesterona injetável, como anticoncepcional em mães que amamentam, é considerada sem problemas para a criança após 6 semanas de pós-parto.

Qual o anticoncepcional que seca o leite materno?

Os remédios para secar o leite materno, como a cabergolina, devem ser utilizados apenas sob orientação do obstetra ou de um ginecologista, já que devem ser adaptados a cada mulher.

O que acontece se tomar Tâmisa 20 amamentando?

De modo geral, o uso de Tâmisa 20® (gestodeno + etinilestradiol) durante a amamentação não é recomendado. Se desejar usar contraceptivo oral durante a amamentação, converse primeiramente com seu médico.

Quem está amamentando pode tomar desogestrel?

Desogestrel é uma pílula só de progestagênio, que contém o progestagênio Desogestrel. Como outras pílulas só de progestagênio, Desogestrel é mais adequado para uso durante a amamentação e para mulheres que não podem ou não querem usar estrogênios.

Pode tomar anticoncepcional sem menstruar e amamentando?

Lembre que as mulheres que amamentam não podem usar qualquer contraceptivo. Lembre que o puerpério pode limitar o uso de alguns anticoncepcionais devido ao risco de trombose.

É mais fácil engravidar no resguardo?

De acordo com os médicos, mulheres que amamentam somente no peito durante os 40 dias têm chance quase nula de engravidar. Isso porque o útero ainda não está preparado para uma gestação, e os hormônios estão desregulados, o que impede a ovulação. Mas se a chance é "quase" nula, o risco ainda existe.

É possível engravidar no período de resguardo?

É possível engravidar durante o resguardo, embora seja raro. O resguardo é o período que compreende os 40 dias após o parto.

O que acontece se eu tiver relação no resguardo?

Além disso, nessa fase, a penetração, além de dolorosa, aumenta o risco de a mulher desenvolver algum tipo de infecção no útero.

Para que serve anticoncepcional Rúbia?

Rubia é usado para evitar a gravidez.

Quais os efeitos colaterais do Rúbia?

Reações comuns (ocorrem em mais do que 1% das pacientes que utilizam este medicamento): espinhas (acne), dor nas mamas, diminuição da libido, dor de cabeça, menstruação irregular ou ausência de menstruação, alterações de humor, náuseas e aumento de peso.

Qual o efeito colateral desogestrel?

Reações adversas e efeitos colaterais do Desogestrel

As reações adversas mais comumente relatadas nos estudos clínicos com Desogestrel (> 2,5%) foram sangramento irregular, acne, alterações de humor, dor nas mamas, náusea e aumento de peso.

Qual remédio tomar para não engravidar amamentando?

Anticoncepcionais mais conhecidos e usados:
  • Cerazette: Pílula continua sem pausas à base de progesterona sintética. ...
  • Micronor: À base de Noretisterona, também uma derivada da progesterona, traz em sua cartela 21 pilulas e é indicada a pausa de 7 dias durante o seu uso.

Qual anticoncepcional devo tomar depois que o bebê completar 6 meses?

As opções de minipílula, baseadas em progesterona, disponíveis no mercado são: Norestin ou Micronor: essas duas opções possuem o princípio ativo chamado de Noretisterona. Cerazette, Nactali, Juliet ou Kelly: esses anticoncepcionais também são de progesterona e tem o princípio ativo Desogestrel.

Quais são os efeitos colaterais do Ciclo 21?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com o Ciclo 21 são vaginite, candidíase, alterações de humor, depressão, alterações do apetite sexual, dor de cabeça, enxaqueca, nervosismo, tontura, náuseas, vômitos, dor abdominal, acne, sangramento de escape, dor, sensibilidade, aumento e ...

Qual remédio substitui o Tamisa 20?

Harmonet e Tamisa 20 tem a mesma composição a base de etinilestradiol 20 e gestodeno 75 na sua composição portanto são similares, iguais.

Artigo anterior
Quanto custa fazer um furo de agua?
Artigo seguinte
Quanto tempo é 20 semanas?