Quanto tempo demora o teste do pezinho?

Perguntado por: Rafaela Yasmin de Cunha  |  Última atualização: 27. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (59 avaliações)

Entrega de laudos para testes BÁSICO, MAIS e SUPER: 7 dias úteis. Para Testes do Pezinho com SCID e AGAMA a entrega ocorre entre 15 dias úteis.

Quanto tempo demora para fazer o teste do pezinho?

Fora desse período, o teste não é invalidado, mas a efetividade da análise pode ser reduzida. Além disso, é importante amamentar a criança antes de fazer o teste, para obter um diagnóstico mais fácil e com resultados mais precisos. Por ser rápido e pouco invasivo, o exame não causa riscos ao bebê.

Como vem o resultado do teste do pezinho?

Os resultados dos exames ficam disponíveis no site da FEPE pelo período de 90 dias, a partir da emissão feita pelo laboratório da instituição. Se por algum motivo os pais ou responsáveis da criança não conseguirem retirar o resultado dentro do prazo estabelecido, deverão entrar em contanto, via telefone, com a FEPE.

Quais são as doenças diagnosticadas pelo teste do pezinho?

O exame, feito por meio da coleta de gotas de sangue dos pés de recém-nascidos, atualmente engloba apenas seis doenças. As seis doenças abrangidas atualmente são: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

O que precisa para fazer o teste do pezinho?

Antes de se dirigir a um dos canais informados, reunir a seguinte documentação:
  1. Da mãe: Documento de identificação com foto. Cartão Nacional de Saúde.
  2. Da criança: Certidão de Nascimento ou Declaração de Nascido Vivo (DNV). Caderneta de Saúde.

Veja como o teste do pezinho é realizado no SUS

15 questões relacionadas encontradas

Precisa marcar para fazer o teste do pezinho?

Caso alguma doença seja identificada, uma nova coleta deve ser feita para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento, se necessário. Os laboratórios Sérgio Franco disponibilizam o teste do pezinho para os recém nascidos, agende online.

Pode fazer o teste do pezinho depois de 1 mês de vida?

O Teste do Pezinho é um exame simples, porém de grande importância para garantir o desenvolvimento saudável da criança. Para a sua maior eficácia, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) alerta que ele deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê.

Quantas doenças O teste do pezinho detecta pelo SUS?

Quais doenças o teste do pezinho detecta

Hoje, o teste disponibilizado pela rede pública auxilia na descoberta de fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, deficiência de biotinidase, fibrose cística, anemia falciforme e hiperplasia adrenal congênita (HAC).

Quais os valores normais para o teste do pezinho?

Valor de referência: até 204 ng/ml. A confirmação da doença requer níveis aumentados de cloreto de sódio no suor (iontoforese) e PCR para Fibrose Cística. O diagnóstico neonatal permite intervenções terapêuticas precoces e o aconselhamento genético dos pais (30,31).

Qual o profissional que realiza o teste do pezinho?

"O profissional designado como responsável pela coleta, geralmente é um profissional de enfermagem (enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem), cuja atividade é regulamentada por legislação específica".

O que significa traço falciforme no teste do pezinho?

O exame que serve para detectar as alterações da hemoglobina é chamado “eletroforese de hemoglobina”. Se uma pessoa tem “traço falciforme” ou “A ”, isso quer dizer que ela herdou um gene de hemoglobina normal “A” de um dos pais e um gene alterado “ ” do outro.

Como ver o teste do pezinho online?

Teste do Pezinho
  1. No início da página acessar o campo “RESULTADO DE EXAMES”. A seguir:
  2. No campo destinado ao LOGIN: digitar o número do cartão coleta que consta no verso do protocolo do teste.
  3. No campo destinado à SENHA: digitar a data de nascimento do paciente.
  4. Clicar em OK para visualizar o resultado.

Pode fazer o teste do pezinho?

O teste é obrigatório por lei e sua coleta é garantida e está disponível em todos os municípios brasileiros, sendo gratuito no Sistema Único de Saúde. Espera-se que todos os recém-nascidos estejam com o resultado do seu Teste do Pezinho na primeira consulta ao pediatra, que deve acontecer aos 15 dias de vida.

O que fazer se o teste do pezinho resultado alterado?

Se o resultado do teste estiver alterado, a família deve ser convocada para o bebê fazer novos exames que podem confirmar ou excluir a doença para a qual a triagem foi alterada.

Qual o valor do teste do pezinho mais completo?

Valor do teste: R$ 40,00 reais. Teste Mais 11: hipotireoidismo congênito (TSH e T4), fenilcetonúria, anemia falciforme, fibrose cística, leucinose, deficiência de biotinidase, toxoplasmose, galactosemia, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de G6PD e cromatografia de aminoácidos. Valor do teste: R$ 100,00.

Qual a diferença do teste do pezinho do SUS é particular?

O teste do SUS rastreia apenas seis doenças congênitas, enquanto o da rede particular é mais abrangente e detecta o mal que acomete Theo e outras milhares de crianças”, afirma a jornalista. De acordo com o Ministério da Saúde, considera-se doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos.

Quais são os testes genéticos disponíveis no SUS?

A tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde - SUS lista somente dois testes genéticos moleculares: para as hemoglobinopatias e para a fibrose cística (Brasil, 2002). Estes testes são utilizados como exames confirmatórios no Programa Nacional de Triagem Neonatal – PNTN (Brasil, 2004).

Porque o teste do pezinho é realizado somente após 72 horas?

O exame é realizado somente após 72 horas do nascimento por um motivo simples, porém determinante: não ser influenciado pelo metabolismo da mãe. Além disso, o bebê precisa se alimentar antes, para garantir que os resultados sejam ainda mais precisos.

Onde fazer o teste do pezinho particular?

Pelo site: www.ijc.org.br (ter em mãos a Declaração de Nascido Vivo do bebê). Ou pessoalmente na recepção do teste do pezinho, no Ambulatório HB. *Retirar na data do protocolo, após 30 dias desta data não será mais entregue no ambulatório.

O que o traço falciforme pode causar?

Apesar de assintomáticos, indivíduos com este tipo de gene podem desenvolver complicações circulatórias, embolia pulmonar e problemas nos rins. Em um estudo revisional, pesquisadores investigaram os possíveis desfechos que portadores do traço falciforme poderiam ter no futuro.

Quem tem traço falciforme sente dor?

O traço falciforme não causa clínica alguma ao paciente.

Quem tem traço falciforme pode ter filhos?

A chance de um filho ter a doença falciforme (com os dois genes alterados) é de 25% a cada gestação, de apresentar traço falciforme de 50% e de não apresentar mudança genética de 25%.

Quem realiza a triagem neonatal?

Hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hemoglobinopatias e fibrose cística. Os laboratórios privados realizam testes para outras doenças, cabendo ao pediatra selecionar as que são de interesse.

Pode fazer o teste do pezinho no braço?

Esse teste á uma coleta de sangue, por isso pode ser feita em outras partes do corpo, como no braço. O exame ganhou este nome porque, nos primeiros programas de triagem neonatal, a coleta era feita na parte lateral do pé do bebê, que é mais irrigada e dói menos.

Qual o peso mínimo para coleta de um RN?

recém-nascidos com peso menor que 1000g - coleta de uma segunda amostra quatro semanas após o nascimento, independente da idade gestacional; recém-nascidos prematuros com peso maior que 1500g, mas com menos de 32 semanas de idade gestacional - coleta de uma segunda amostra duas semanas após o nascimento.

Artigo anterior
O que é fisioterapeuta osteopata?
Artigo seguinte
O que é paypal?