Quanto tempo a empresa tem para resolver um problema?
Perguntado por: Alícia Catarina Leite Araújo Moura | Última atualização: 27. Oktober 2024Pontuação: 4.6/5 (40 avaliações)
O fornecedor tem um prazo de 30 dias para consertar ou trocar produtos com defeitos. É o que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A regra vale para bens duráveis ou não, ou seja, o enquadramento da lei é o mesmo para móveis, roupas e eletroeletrônicos.
Quanto tempo a empresa tem para responder uma reclamação?
Quanto tempo a empresa tem para responder o cliente? De acordo com o código de defesa do consumidor SEÇÃO III parágrafos 1º e 2º, a empresa tem o prazo máximo de 30 dias, podendo combinar com o cliente um prazo menor ou maior, desde que ambos concordem e não pode ser inferior a 7 dias nem superior a 180 dias.
Quando a empresa não resolve o problema?
Caso a empresa não apresente uma solução satisfatória, o Procon poderá aplicar sanções e multas, além de promover ações judiciais em defesa dos direitos dos consumidores.
Quando a empresa não responde o cliente?
Se não receber uma resposta dentro do prazo ou sentir que seus direitos de consumidor não estão sendo respeitados, recomendamos abrir uma reclamação em nome da loja/vendedor nos sites com esta finalidade ou contacte a Defesa do Consumidor.
Quantos dias a empresa responde no Reclame Aqui?
Um prazo de retorno de 3 a 10 dias é maior do que um habitual prazo de entrega. Isso significa que um atraso compatível com o prazo de retorno, acatavel pelo reclame aqui seria de 3 a 10 vezea maior que o prazo que a a empresa se comprometeu.
QUAL O PRAZO PARA PAGAMENTO DA RESCISÃO TRABALHISTA? SE A EMPRESA ATRASAR O QUE ACONTECE?
O que acontece se a empresa não responder o Reclame AQUI?
Se a empresa conseguir solucionar a insatisfação, o consumidor pode avaliar o atendimento recebido da loja na plataforma do RA. O mesmo acontece quando a empresa NÃO responde ou não resolve o problema, cabendo ao consumidor também avaliar o atendimento que não foi eficiente.
Qual é o prazo de reclamação?
O prazo para o consumidor reclamar do problema é de: • 30 dias para produto ou serviço não durável (por exemplo, alimentos, serviços de manicure, transporte público etc.). 90 dias para produto ou serviço durável (por exemplo, eletrodomésticos, móveis, serviço de ensino etc.).
Quando o cliente pode processar a empresa?
Portanto, caso o consumidor tenha um prejuízo que não ultrapasse a quantia de vinte salários mínimos, pode ele, comparecer ao Juizado de pequenas causas e de fato processar uma empresa e inclusive pedir danos morais e materiais sem o auxílio de um advogado.
O que fazer quando a empresa não quer reembolsar?
Você pode realizar uma reclamação verbal na Justiça do Trabalho por conta própria; Pode contratar um advogado especialista em Direito do Trabalho; Ou ainda recorrer ao sindicato que o representa e pelo qual paga, se for o caso.
O que fazer quando o Reclame Aqui não resolve?
Caso o seu problema não seja resolvido, você pode fazer uma réplica (Clique AQUI e saiba como) e continuar com a reclamação aberta esperando o atendimento da empresa ou apenas avaliar o atendimento e fazer sua consideração final!
Como processar uma empresa por falta de atendimento?
Como processar por mau atendimento? O consumidor que se sentir lesado por uma empresa deve tentar resolver de forma pacífica, através do site consumidor.gov.br, anotando o número do protocolo de atendimento (que pode ser usado como prova da falta de compromisso da empresa prestadora de serviço).
Quais motivos para denunciar uma empresa?
Quais motivos para denunciar uma empresa? Essa denúncia pode ser em função do não pagamento de direitos trabalhistas (salário, impostos, horas extras, etc.) ou até pela falta de segurança e condições na empresa para que o colaborador exerça sua função.
Qual a empresa com mais reclamações no Reclame Aqui?
De acordo com o nosso ranking, a Ortobom é a empresa que possui mais comentários no Reclame Aqui (10.625).
Qual o prazo para processar uma empresa por danos morais?
Sobre o prazo prescricional, o Código Civil de 2002, define que uma ação indenizatória pelos danos moral e material seja de três anos. Mas, se o dano decorrer de uma relação de consumo, a vítima tem prazo de até 5 anos para mover uma ação, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor.
Quando o cliente tem direito a indenização?
A falta de informações adequadas pode levar a danos e, portanto, a indenização pode ser justificada. Proibição de Práticas Comerciais Enganosas ou Abusivas: Práticas comerciais injustas, como publicidade enganosa ou venda agressiva, podem levar a indenizações quando causam prejuízos aos consumidores.
Como reclamar da demora de um processo?
Por meio da Ouvidoria do CNJ, o interessado poderá solicitar informações e encaminhar sugestões, reclamações, denúncias, críticas e elogios (conforme Resolução n. 432/2021), e registrar pedidos de acesso à informação (nos termos da Lei 12.527/2011).
Em quais casos posso exigir meu dinheiro de volta?
Em que situações posso pedir meu dinheiro de volta? Isso significa que o consumidor pode receber de volta o dinheiro pago por um produto ou serviço quando há um problema de consumo, como produto com defeito, descumprimento da oferta, entre outros.
Qual o prazo máximo para reembolso?
O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Em que situações posso pedir meu dinheiro de volta?
Nesse sentido, a legislação brasileira prevê diversas situações em que o consumidor tem direito ao ressarcimento de dinheiro. Por exemplo, em caso de produtos com defeitos, vícios ocultos, fraudes, prazos de entrega não cumpridos, cancelamento indevido de serviços, entre outros.
Onde devo ir para colocar a empresa na justiça?
O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. O consumidor registra sua reclamação, a empresa trata e responde, a Senacon e os Procons monitoram, e por fim, o consumidor avalia o atendimento da empresa.
É crime reclamar no Reclame Aqui?
O consumidor que extrapola o direito de reclamar e ofende indevidamente a reputação do fornecedor comete ato ilícito passível de reparação por danos morais.
Precisa de advogado para ir no Procon?
Nas audiências entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços agendadas pelo Procon, para tentar solucionar uma reclamação, os consumidores não precisam obrigatoriamente contratar um advogado.
Qual o prazo de reembolso por lei?
No entanto, em caso de vícios ou defeitos, o consumidor pode cancelar a compra mesmo que seja realizada em loja física. Diante disso, a loja tem um prazo de 30 dias para realizar as soluções e devolver o produto para o cliente em perfeitas condições.
Quando o cliente pode acionar o Procon?
O QUE SE PODE RECLAMAR NO PROCON? Toda aquisição de produto ou contratação de serviço que se faz na condição de consumidor é uma relação de consumo. Assim, tendo problemas nesta aquisição ou prestação de serviços, você tem direito a reclamar e pode procurar uma unidade de Procon.
O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?
O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
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