Quanto mais sei mais sei que nada sei?
Perguntado por: Francisca Vaz de Fonseca | Última atualização: 18. Februar 2022Pontuação: 4.5/5 (44 avaliações)
A frase só sei que nada sei ou sei uma coisa: que eu nada sei, por vezes chamado de paradoxo socrático, é um dizer muito conhecido derivado da narrativa de Platão sobre o filósofo Sócrates.
De quem é a frase quanto mais sei mais sei que nada sei?
Só sei que nada sei é uma famosa frase atribuída ao filósofo grego Sócrates que significa um reconhecimento da própria ignorância da parte do autor. Alguns pensadores e filósofos contestam que Sócrates disse a frase desta maneira, mas não parece haver dúvida que o conteúdo é associado ao filósofo grego.
Quanto mais eu aprendo mais eu percebo o tamanho da minha ignorância?
A frase indica que é sábio conhecer a dimensão da ignorância própria, querendo dizer também que quanto mais aprendemos, mais se tem para descobrir.
Como descobrir o autor de uma frase?
3) Recorra a sites especializados
Alguns sites especializados podem ajudar, como o Quote Investigator. A partir de pedidos cadastrados no site, apura registros históricos para confirmar a autoria. Já o Centro Winston Churchill criou seu próprio banco de frases falsamente atribuídas ao ex-premiê britânico.
Quem era Sócrates e o que ele defendia?
Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo da Grécia antiga, o primeiro pensador do trio de antigos filósofos gregos, que incluía Platão e Aristóteles, a estabelecer os fundamentos filosóficos da cultura ocidental. “Conhece-te a ti mesmo” é a essência de todo seu ensinamento.
Bruno & Marrone - Já Nao Sei Mais Nada (Yo No Se Mañana) (Ao Vivo)
Qual a linha de pensamento de Sócrates?
A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem. Nessa empreitada de colocar a filosofia a serviço da formação do ser humano, Sócrates não estava sozinho. ... Sócrates concebia o homem como um composto de dois princípios, alma (ou espírito) e corpo.
O que é a alma para Sócrates?
No conceito de Sócrates, a “alma” se apresenta como uma substância específica imaterial (espiritual) não composta (simples), essencialmente distinta do corpo material.
O que é o amor para Sócrates?
Para desconcerto geral, Sócrates define o amor como sendo a busca da beleza e do bem. E sendo assim, ele mesmo não pode ser belo nem bom. Quem ama, deseja algo que não tem. ... Logo, o amor é o desejo do belo e do bom.
O que é o amor para Aristóteles?
Esse é defendido por Aristóteles como um amor vinculado à ideia de alegria. Amar alguém é sentir-se alegre com a pessoa que você divide a vida e os sentimentos. Significa que o amor só existe quando faz o casal feliz. ... Amar alguém é ter uma atitude de amor com o outro sem esperar nada em troca.
O que é o amor para Platão?
Para o filósofo grego Platão, o amor era algo essencialmente puro e desprovido de paixões, ao passo em que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. O amor seria um agente de transformação e ordenação do mundo.
O que é o amor para Nietzsche?
Por isso Nietzsche afirma que é preciso amar “aquilo que é necessário nas coisas”. E as dores são tão necessárias e inescapáveis quanto as alegrias, então é preciso amar a vida integralmente. Aceitar a fatalidade e a finitude é viver plenamente, e não pela metade.
Como Sócrates concebia a alma?
A alma é imortal, porque incorruptível: Num primeiro argumento da imortalidade com base em sua natureza, alegou Sócrates, que, por ser espiritualidade e simples, em tal estado não pode corromper-se. Em sendo incorruptível, decorre ser imortal. Não se pode desfazer, nem mesmo após a morte do corpo.
O que Sócrates entendeu pelo termo psyche?
A psyche (alma) sofreu uma enorme transformação na comparação com a conceituação do termo antes de Sócrates. ... Para Sócrates, a alma e o corpo eram elementos distintos, com funções distintas, mas sempre fizeram parte de unidade e não de um dualismo.
Como é composta a alma?
Sendo a vida de cada organismo, não sendo eterna, e nem separada do corpo, exatamente pelo contrário. Alma não é o mesmo que espírito.
Qual é a obra mais famosa de Sócrates?
Uma das obras mais famosas que retrata o filósofo são os 35 diálogos em forma de conversa de Platão. Sócrates foi acusado de ser ateu e de se associar aos sofistas, ensinando os jovens a serem selvagens e desrespeitosos e, com isso, corrompendo a juventude.
Qual foi a principal obra de Sócrates?
Como dito, Sócrates não deixou nenhuma obra escrita, no entanto, há várias frases e pensamentos que sobreviveram até hoje. A mais conhecida é: “Só sei que nada sei”.
Quem foi Sócrates e qual a sua importância para a filosofia?
Foi o primeiro dos três grandes filósofos gregos que estabeleceram as bases do pensamento ocidental (os outros dois foram Platão e Aristóteles). Sócrates nasceu em Atenas por volta do ano 470 a.C. e, de acordo com o romano Cícero, “fez com que a filosofia descesse dos céus para a terra”.
Quem foi o aluno mais importante de Sócrates?
Platão (427-347 a.C.) foi um filósofo grego da antiguidade, considerado um dos principais pensadores da história da filosofia. Era discípulo do filósofo Sócrates.
Quem é o autor de um texto?
Chamamos de autor a pessoa que escreve uma obra escrita, seja ela uma história, um livro, uma música, um texto científico, etc.
Como descobrir o autor de um livro?
...
- Pesquisar por tipos de conteúdo: Livros, Revistas ou Jornais;
- Escolher o idioma da sua busca (inclui versões estrangeiras dos livros);
- Buscar por autor, editora, data de publicação,
- Mostrar livros por ISBN* e/ou ISSN**.
Como descobrir de onde vem um texto?
O WhatTheFont é um aplicativo gratuito para celulares Android e iPhone (iOS) que identifica a fonte de caracteres em textos. Com a ferramenta, usuários podem fotografar revistas, documentos e jornais para descobrir o tipo de letra utilizado durante a composição do texto.
Com quantos meses de gestação o bebe começa a mexer?
O que mdf?