Quanto de carboidrato pode consumir por dia uma pessoa com diabete?

Perguntado por: Mafalda Violeta Morais Valente  |  Última atualização: 29. April 2025
Pontuação: 5/5 (75 avaliações)

Segundo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), as recomendações de consumo de carboidratos para os portadores de diabetes são semelhantes às definidas para a população geral. “Numa dieta de 1800 quilocalorias por dia, o consumo de carboidratos poderia ficar entre 200 e 300 gramas.

Como fazer contagem de carboidratos para diabéticos?

Como contar carboidrato? Consiste em somar os gramas de carboidrato de cada alimento ingerido e ajustar a dose de insulina. Para esse cálculo é necessária uma razão insulina/carboidrato que é informada pelo médico e varia em cada paciente. Essa razão corresponde à quantidade de carboidrato coberta por 1 UI de insulina.

Qual a quantidade ideal de carboidratos por dia?

A Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva recomenda o consumo de 8 a 10 gramas de carboidratos por quilo de peso corporal por dia, dependendo do exercício físico praticado e do período do consumo, ou seja, durante a preparação para com-petições e durante ou após a competição.

Quais carboidratos aumenta a glicose?

O açúcar, pão francês, arroz branco e batata elevam a glicose do sangue rapidamente.

Qual a quantidade de arroz que um diabético pode comer?

Que diabético pode comer arroz você já sabe, mas a quantidade recomendada depende muito de cada corpo e de cada diabetes. Por isso, é sempre melhor buscar uma recomendação médica antes de consumir. Mesmo assim, normalmente o ideal é comer 2 colheres de sopa por refeição.

Diabetes e a contagem de carboidratos

32 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor para o diabético arroz ou feijão?

O arroz integral e outros alimentos integrais serão sempre a melhor escolha pela presença das fibras que irão diminuir a velocidade de absorção do carboidrato presente no alimento. O feijão é uma excelente fonte de fibras solúveis, e o cuscuz é pobre em fibras então elevaria muito facilmente a sua glicemia.

Qual a melhor janta para quem tem diabetes?

CANJA DE FRANGO/ TORRADA INTEGRAL; 4. MACARRONADA INTEGRAL DE CARNE MOÍDA/ LARANJA; 5. SANDUÍCHE DE FRANGO COM PÃO INTEGRAL/ SUCO DE FRUTA (ADOÇANTE); 6. SOPA DE CARNE, FEIJÃO E LEGUMES; 7.

Qual o melhor carboidrato para o diabético?

Os cereais integrais, como arroz integral, aveia, macarrão integral, quinoa, milho, trigo integral ou trigo sarraceno, são fontes de carboidratos e são ótimos alimentos para os diabéticos, pois são ricos em fibras que ajudam a liberar lentamente os carboidratos ingeridos, controlando os níveis de açúcar no sangue.

O que comer no café da manhã para diminuir a glicose?

Além de incluir proteínas, é importante equilibrar a oferta matinal com bons carboidratos, como pão integral, cereais, leite semidesnatado ou iogurte, e frutas. Com uma refeição matinal balanceada, seu corpo funcionará de maneira mais eficiente, seus níveis de glicose ficarão estáveis e seu diabetes será beneficiado.

Quais são os carboidratos que o diabético não deve comer?

Os carboidratos refinados são a maior parte dessa categoria. Afinal, esse nutriente também se transforma em açúcar e energia. Então, é bom comer com muita moderação: massas, pães, bolos, bolachas e outros produtos industrializados que possuem esse tipo de carboidrato.

Como calcular a quantidade de carboidratos?

Para cada 1g de carboidratos, multiplicar por 4 calorias; Para cada 1g de proteína, multiplicar por 4 calorias; Para cada 1g de gordura, multiplicar por 9 calorias.

Como consumir carboidratos de forma correta?

Consuma alimentos fontes de carboidratos em porções equilibradas e combine-os com outros alimentos fontes de proteínas e gorduras saudáveis. or exemplo, arroz integral, feijão, frango grelhado e uma salada de legumes com azeite de oliva, pode ser uma ótima opção de refeição para quem busca uma alimentação balanceada.

Quais são os carboidratos bom para Saúde?

Melhores fontes de carboidratos bons:
  • cereais integrais, como: arroz, macarrão e pão nas versões integrais, aveia;
  • frutas: ameixa, laranja, mamão, banana;
  • grãos: lentilha, grão-de-bico, feijão, quinoa;
  • legumes: beterraba, couve, brócolis, couve-flor;
  • tubérculos e raízes, como: batata-doce, mandioquinha.

Qual o cardápio ideal para diabéticos?

Um bom cardápio para diabéticos deve priorizar alimentos de baixo índice glicêmico e ricos em fibras. Opções como vegetais, grãos integrais e proteínas magras são ótimas opções e que trarão mais saciedade para a sua rotina.

O que equivale a 40g de carboidrato?

48g de carboidrato - 8g de fibra = 40g de carboidrato disponível (a ser transformado em glicose). Deve-se ficar atento à quantidade de fibras encontrada nos rótulos dos alimentos, principalmente no caso de frutas secas e farelos.

O que fazer para diabetes baixar?

7 dicas para equilibrar o seu nível de glicose
  1. Reduza os processados. ...
  2. Coma mais fibras. ...
  3. Escolha proteínas de qualidade. ...
  4. Consuma gorduras saudáveis. ...
  5. Prefira alimentos integrais. ...
  6. Cuidado com o jantar. ...
  7. Beba bastante água.

O que comer à noite para não aumentar a glicose?

A sugestão é consumir alimentos de absorção lenta. O iogurte, que contém um pouco de carboidrato, convertendo-se em glicose no sangue, combinado com aveia, uma fonte de fibra de liberação lenta, é uma escolha ideal. O ovo também se destaca como alimento eficaz nesse sentido, sendo rico em proteínas.

Qual é a fruta que faz baixar a glicose?

O pêssego, além do baixo Índice Glicêmico, é cheio de fibras, que aumentam a sensação de saciedade, e antioxidantes, como a vitamina C. Essas características o fazem ser uma fruta benéfica para a alimentação, em especial de diabéticos.

Quem tem diabetes pode comer quantos ovos por dia?

Ajuda a controlar a glicemia

E também contribuem com o controle da glicemia (açúcar do sangue). Por isso, é considerado uma boa fonte de proteína para pessoas com diabetes, por exemplo. O ideal aqui é consumir até três ovos por semana e, sempre que possível, evitar ovo frito ou preparações com muita gordura.

O que o diabético pode comer de 3 em 3 horas?

Quando a pessoa com diabetes fica muito tempo sem comer, o nível de glicose no sangue cai drasticamente, podendo provocar hipoglicemia. Veja na animação acima o que deve ser feito nessa situação.

Qual o tipo de doce que o diabético pode comer?

  • Chocolate amargo. É composto de pelo menos 70% de cacau, que é fonte de triptofano, aminoácido precursor de neurotransmissores responsáveis por regular o apetite. ...
  • Frutas acompanhadas de fibras. ...
  • Sorvete caseiro. ...
  • Picolé de frutas sem açúcar. ...
  • Pera.

Quem tem diabetes pode comer ovo cozido?

É importante lembrar que a alimentação de um diabético nada mais é que uma alimentação SAUDÁVEL com moderação no consumo de alguns tipos de alimentos (principalmente de acordo com seus níveis glicêmicos). Feijão e ovos (com a gema e tudo) também fazem parte de uma alimentação saudável.

Qual é o suco que é bom para diabetes?

Os pacientes diabéticos podem consumir sucos de frutas dentro de uma alimentação orientada. Prefira frutas com baixo índice glicêmico como morango, kiwi, maça, pera, e não acrescentar açúcar.

O que um diabético pode comer antes de dormir?

O iogurte, que tem um pouco de carboidrato – que vira glicose no sangue -, com aveia, que é fibra e de liberação lenta, é uma escolha ideal. O ovo também é um alimento eficiente nesse sentido, por ser fonte de proteína, mas poucas pessoas tem apetite para comer ovo a noite, não é?!

Qual a melhor fruta para o diabético comer à noite?

As frutas que os diabéticos podem comer são tangerina, maçã, pera, kiwi e laranja com casca e/ ou bagaço, já que são ricas em fibras. A fibra das frutas diminui a velocidade com que o açúcar da fruta é absorvida no organismo, ajudando a equilibrar os níveis de glicose no sangue.

Artigo anterior
Quais os benefícios e malefícios do orégano?
Artigo seguinte
Para que serve o rebolo no Minecraft?