Quanto custa um advogado para atuar em uma ação de despejo?

Perguntado por: Fernando David Cunha Neves Garcia  |  Última atualização: 11. Dezember 2024
Pontuação: 4.4/5 (27 avaliações)

Os honorários advocatícios em ações de despejo podem tanto ser cobrados por um valor fixo como num porcentual da dívida a ser paga pelo inquilino. Em geral, os honorários são fixados em 20% do valor da dívida a ser cobrada.

Quanto custa uma ação judicial de despejo?

Entenda! Uma ação de despejo pode custar entre R$ 5.000,00 e R$ 40.000,00, levando em consideração os fatores e formato contratual.

Quanto um advogado cobra para entrar com uma ação?

A lei atual estabelece que os honorários serão entre 10% e 20% do valor da condenação, do proveito econômico ou da causa.

Quem paga as custas do processo de ação de despejo?

O relator, desembargador Odone Sanguiné, observou que no contrato de locação consta cláusula prevendo que as custas judiciais e os honorários advocatícios, referentes à ação de despejo, devem ser pagas pelo locatário.

Precisa de advogado para ação de despejo?

Para efetuar um pedido de despejo é necessário contar com um advogado de imóveis, que é quem pode dar entrada com a ação em juízo. Assim sendo, cabe observar que o prazo definido em lei para a sentença ser cumprida pode variar de 15 a 30 dias.

33 - Quanto custa para entrar com Ação de Despejo?

38 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo demora para sair uma ação de despejo?

V - Qual o prazo para despejo do inquilino? (

Caso haja o descumprimento dos acordos, após a notificação o inquilino tem o prazo de 30 dias para desocupar o imóvel. Passado esse período, o prazo de desocupação voluntária é de 15 dias.

Quanto tempo leva um processo de ordem de despejo?

O comum é aguardar o período de 30 a 60 dias, mas nada impede o proprietário de acionar a Justiça já no dia seguinte ao primeiro atraso. Isso, porém, é bem incomum, justamente por ser uma medida extrema.

Quando o inquilino não pode ser despejado?

No caso de vícios normativos na ação de despejo, o inquilino não pode ser despejado. Por exemplo, se o locador não apresentar motivo para despejar o locatário, ou se houver purga da mora, que é o pagamento da dívida no prazo.

É necessário notificar o inquilino antes da ação de despejo?

Apesar de não haver previsão legal expressa de que a notificação premonitória do locatário é obrigatória, o locador deverá notificar o locatário antes do ajuizamento de uma ação de despejo, caso este despejo seja imotivado ou derivado de um contrato por prazo indeterminado, para que a ação seja apreciada.

Como funciona o despejo forçado?

Se o locatário não desocupar o imóvel no prazo da liminar, o locador poderá requerer ao juiz a expedição do mandado de despejo forçado, que será cumprido por um oficial de justiça, com o auxílio de um chaveiro e de um representante do locador.

Qual é o valor máximo que um advogado pode cobrar?

Em teoria, o advogado pode cobrar mais de 30 por cento, de acordo com a sua realidade, a complexidade da causa e a situação econômica regional ou do cliente. 🤓 Mas, é preciso ter atenção, porque o TED da OAB/SP e o STJ já fixaram, em mais de uma oportunidade, o limite de 30% de honorários (como você viu no tópico 5.2).

É muito caro contratar um advogado?

Depende. Muitos advogados oferecem consulta gratuita quando o caso requeira ajuizamento de ação judicial ou defesa. Mas nem sempre esse comportamento se repete, alguns advogados cobram pela consulta inicial, principalmente se seu caso requer análise de dados e documentos complexos.

Qual é o valor máximo de um advogado?

Então, fica claro que o advogado não pode receber mais que o cliente no final da ação. 🧐 O máximo de honorários possível seria de 50% do valor total do proveito econômico do processo, somando a quantia da condenação com os honorários de sucumbência.

Quantos meses de aluguel atrasado para ordem de despejo?

Em regra a desocupação do imóvel alugado não se inicia no primeiro dia de atraso do aluguel, o procedimento judicial para desocupação do imóvel é moroso, demorado. Por isso, na prática das ações de despejo é comum o ajuizamento dos pedidos judiciais de despejo acontecerem depois de 30 a 60 dias de atraso do aluguel.

Como se defender de uma ação de despejo?

Para contestar a ação de despejo é necessário apresentar uma defesa que pode consistir, entre outras alegações, em:
  1. arguição de incompetência (absoluta ou relativa) do juiz;
  2. pedido de impedimento do juiz;
  3. pedido de suspeição do juiz;
  4. contestação quanto ao mérito do pedido.

Quais os custos para desocupar um imóvel?

Uma desocupação amigável pode não ter custo algum, caso o próprio comprador a execute, ou pode custar o valor de eventual acordo feito com o ocupante, como pagamento de um carreto, por exemplo. Como referência, considere um valor de cerca de 2,5% do valor do imóvel.

Pode chamar a polícia se o inquilino não quiser sair do imóvel?

Caso a decisão judicial seja favorável ao dono da propriedade, o inquilino tem até seis meses para desocupá-la. Se o locatário não tiver saído seis meses após a decisão judicial, o proprietário pode chamar a polícia para obrigá-lo a sair do imóvel.

Quanto custa uma notificação extrajudicial feita por um advogado?

Geralmente, é estipulado, para os honorários, um percentual de 10% para cobrança extrajudicial e 20% para cobrança judicial.

Estou sendo despejado o que fazer?

Após a decisão e a abertura do processo na justiça, restará ao inquilino apenas duas alternativas:
  1. a) desocupar o imóvel;
  2. b) pagar a integralmente a dívida principal, acrescida de multa, juros moratórios, atualização que houver, custos e honorários advocatícios. Somente assim, ele poderá continuar no bem locado.

Quem tem filho pequeno pode ser despejado?

Doença, idade, gravidez e filhos menores de idade não são impedimento para a execução da ordem de despejo. Ou seja, caso as despesas previstas em contato estejam em débito, o proprietário do imóvel poderá realizar a ordem de despejo, mesmo nesses casos.

Quais os direitos do inquilino que não tem contrato de aluguel?

Receber comprovante de pagamento: o inquilino pode exigir que o dono forneça um recibo do pagamento do aluguel. Além disso, pode exigir que coloque uma descrição detalhada de tudo que for cobrado. Ter 30 dias para mudança: mesmo que o dono peça o imóvel, o inquilino tem direito a ter, no mínimo 30 dias para se mudar.

Pode expulsar o inquilino?

Segundo o artigo 47 da Lei do Inquilinato, o proprietário pode despejar um inquilino que não tem contrato. Porém, para que isso seja legalmente possível, o dono do imóvel precisa ter uma justifica plausível, como atraso no pagamento do aluguel ou danos causados à propriedade, por exemplo.

Como pedir ordem de despejo sem advogado?

Assim como pode o locador despejar extrajudicialmente, pode também, segundo o projeto de lei, o locatário entregar as chaves perante o Tabelião de Notas. Assim, o locatário que pretender entregar as chaves deverá, da mesma forma que o despejo, pedir a lavratura de ata notarial para este fim.

O que fazer quando não tem dinheiro pra pagar o aluguel?

Caso o inquilino não efetue o pagamento do aluguel após a notificação, o locador pode ingressar com uma ação de despejo por falta de pagamento junto ao Poder Judiciário. Nesse processo, o locador precisa comprovar que a dívida de aluguel não foi paga.

O que acontece se não cumprir ordem de despejo?

Se o inquilino não cumprir a ordem de despejo, ele poderá ser retirado à força, com o auxílio de um oficial de justiça e da polícia. O inquilino ainda pode recorrer da sentença, mas isso não suspende a ordem de despejo, a menos que ele deposite em juízo o valor dos aluguéis e encargos vencidos e vincendos.

Artigo anterior
Qual é a função do meio ambiente?
Artigo seguinte
Qual a teoria da conduta adotada pelo Código Penal?