Quanto às outras tem crase?

Perguntado por: Guilherme Barros Machado  |  Última atualização: 28. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (28 avaliações)

Sim, Monique. A expressão “umas às outras”, que indica uma ação recíproca, tem crase, ou seja, existe nela a contração da preposição a com o artigo definido feminino as. Equivale a “uma a + as outras”.

Quanto às informações tem crase?

Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.

Tem crase no a?

Vamos à sua estrutura padrão para ficar tudo mais fácil: Assim, quando um verbo ou um nome exigir a preposição “a” e o substantivo posterior admitir artigo “a”, haverá crase. Além disso, se houver a preposição “a” seguida dos pronomes “aquele”, “aquela”, “aquilo”, “a” (=aquela) e “a qual”; ocorrerá crase.

Tem crase antes de ela?

Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.

Quanto a outra tem crase?

Os vocábulos “outra” e “demais” são pronomes indefinidos. A crase ocorre porque alguns pronomes indefinidos, como os do exemplo, admitem artigo definido antes. Logo, referir-se A + A outra = À outra; referir-se A + AS demais = ÀS demais.

CRASE: USO E REGRAS | GRAMÁTICA | QUER QUE DESENHE?

33 questões relacionadas encontradas

Vai de uma coisa a outra tem crase?

Tem, pois a preposição 'a' é obrigatória nessa expressão de reciprocidade. ... A expressão “umas às outras”, que indica uma ação recíproca, tem crase, ou seja, existe nela a contração da preposição a com o artigo definido feminino as. Equivale a “uma a + as outras”.

Quanto a minha ou quanto a minha?

É facultativo o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes. Observe: Minha avó tem setenta anos. // A minha avó tem setenta anos. Minha irmã está esperando por você. // A minha irmã está esperando por você.

Tem crase antes de ser?

O uso da crase antes de pronomes possessivos é facultativo. Isso acontece porque os pronomes possessivos podem ser ou não precedidos de um artigo definido. Haverá crase se o pronome possessivo for precedido de um artigo: Eu chamei a minha mãe.

Tem crase antes de algum?

A crase é, via de regra, o encontro entre o artigo definido 'a' e preposição 'a'. Dessa forma, antes de pronomes indefinidos (algum, muitos, pouco, pouca, nenhum etc) NÃO há crase.

Tem crase antes de uma?

A crase não deve ser empregada junto a artigos, exceto junto ao artigo "a". ... Antecedendo um artigo indefinido (um, uma, uns, umas) a crase não é admitida, uma vez que a palavra seguinte à preposição, mesmo que feminina, já está acompanhada de um determinante.

Como saber se a crase ou não?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Quando se deve usar crase?

Uso obrigatório da crase
  1. Quando o verbo exigir preposição a e a seguir houver um artigo a e um substantivo feminino. Exemplos: ...
  2. Em expressões que indiquem hora. Antes de locuções indicativas de horas, o acento grave deve ser utilizado. ...
  3. Em locuções femininas que indicam modo, tempo e lugar. ...
  4. Antes das palavras casa e terra.

Quando o A tem crase?

Apenas ocorre crase quando há a presença da preposição e do artigo definido feminino: a (preposição) + a (artigo definido feminino) = à. ... Ocorrerá crase sempre que for seguida de uma palavra feminina determinada por um artigo definido, como: a situação, a problemática, a circulação, a maneira, a reação, a participação.

Foi a cozinha tem crase?

A crase ocorre toda vez que há a fusão da preposição “a” com o artigo “a”. Sendo assim, a crase só aparece diante de palavras femininas.

Tem crase antes de horas?

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.

Como se escreve acesso às informações?

Essa dúvida não tem variações ou segredo: a forma correta é “acesso”, grafada com C. A palavra “assesso” não existe na língua portuguesa. De acordo com o dicionário Michaelis, o substantivo “acesso” se refere ao “ato e resultado de ingressar”, à “possibilidade de chegar”.

Tem crase antes de pronomes possessivos?

* O uso da crase antes de pronomes possessivos no singular, desde que antecedam um substantivo (pronome adjetivo), é facultativo. Vejamos o exemplo em questão: Fiz elogios a (à) sua prima.

Tem crase antes de pronomes demonstrativos?

A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes demonstrativos. Os pronomes demonstrativos não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.

Tem crase antes de Advérbio?

A crase é obrigatória nas locuções adverbiais compostas por palavras femininas; junto às locuções adverbiais que indicam circunstância, seu uso é facultativo. A crase deve ser usada em locuções adverbiais formadas por palavras femininas. ... A crase é a fusão do “a” preposição com o “a” artigo.

É correto falar a mim?

4) Nas palavras de Laudelino Freire, "é de boa linguagem reforçar o pronome objeto com o pronome oblíquo correspondente, ou com o pronome ele, precedidos um e outro da preposição a. Exs.: Mato-me a mim; Sirva-lhes a eles de castigo"3.

Quanto a minha tem crase?

É facultativo o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes. Observe: Minha avó tem setenta anos. // A minha avó tem setenta anos.

Qual o correto sua mãe ou tua mãe?

Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os pronomes “seu, sua, seus e suas” referem-se à terceira pessoa do singular, portanto “ele/ela”.

Como é correto dizer?

O termo dizer, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do infinitivo pessoal, geralmente é usado em sentenças onde não existe um sujeito definido. Já o termo disser, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do futuro subjuntivo, implica em algo que vai acontecer.

Tem crase entre anos?

A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

Quando às vezes tem crase?

“Às vezes”, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo, que significa “ocasionalmente”, “de vez em quando”, “de quando em quando”, “em alguns momentos ou situações”. ... Nos demais casos, “as vezes”, sem crase, é sinônimo de “as ocasiões”, “os momentos”.

Artigo anterior
Como deixar a letra do WhatsApp pequena no iPhone?
Artigo seguinte
Quanto tempo esperar para deitar depois de comer?