Quanto às informações tem crase?

Perguntado por: Mauro Martim Freitas Gonçalves  |  Última atualização: 20. Januar 2025
Pontuação: 4.4/5 (75 avaliações)

Caso ocorra a combinação a+o(s), a crase está confirmada. Exemplos: As informações foram solicitadas à diretora. As informações foram solicitadas ao diretor.

Quanto a documentação tem crase?

Como é acompanhada da preposição a, quando a expressão quanto se ligar a um substantivo feminino determinado, o a será craseado – lembrando que crase é a junção da preposição a com o artigo definido a (s). Exemplos: Quanto à proposta de trabalho, terei de recusá-la.

Como se escreve acesso às informações?

Em uma outra análise, o termo “acesso” sempre virá juntamente com uma preposição após dele, já que “quem tem acesso, tem acesso A ALGO”. Dessa forma, a maneira correta de se escrever a frase “Não tenho acesso a as monitorias” é: “Não tenho acesso às monitorias.”

Quanto às demais tem crase?

– Ele não se referiu a estas doenças, e sim às demais. Os vocábulos “outra” e “demais” são pronomes indefinidos. A crase ocorre porque alguns pronomes indefinidos, como os do exemplo, admitem artigo definido antes. Logo, referir-se A + A outra = À outra; referir-se A + AS demais = ÀS demais.

Quanto a não tem crase?

NÃO USAMOS A CRASE:

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

COMO SABER SE TEM CRASE? - Profa. Pamba

17 questões relacionadas encontradas

Quando às vezes tem crase?

“Às vezes”, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo, que significa “ocasionalmente”, “de vez em quando”, “de quando em quando”, “em alguns momentos ou situações”. “Às vezes, aquele rapaz se irrita além da conta.” “Mudar os hábitos, às vezes, pode ser um meio eficaz de combater a depressão.”

Onde se deve usar a crase?

A crase ocorre quando temos a preposição A seguida da vogal A iniciando as seguintes palavras: artigo definido feminino singular, A, resultado em À; artigo definido feminino plural, AS, resultado em ÀS; os pronomes demonstrativos AQUELE, AQUELA, AQUELES, AQUELAS, AQUILO, resultando em ÀQUELE, ÀQUELA, ÀQUELES, ÀQUELAS, ...

Quais são as cinco principais regras de uso da crase?

5 dicas simples sobre o uso da crase
  • Apenas antes de palavras femininas. ...
  • Em expressões que indiquem hora. ...
  • Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  • Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
  • Casos em que a crase é opcional.

Tem acesso a tem crase?

Correto: tenha acesso a restaurantes, spas, cinemas, mas sempre sem crase.

Quanto às Ou quanto as?

As duas formas existem em Língua Portuguesa e podem ser usadas, porém elas não são equivalentes, o que significa dizer que não serão utilizadas no mesmo contexto e nem com a mesma função. Às corresponde à forma de uso da crase, sendo formado por preposição a mais artigo feminino no plural as.

Quanto a conclusão tem crase?

O substantivo "conclusão" admite o artigo "a" (a conclusão). A crase é o nome dado ao fenômeno de fusão da preposição "a" com o artigo "a". Assim, para haver crase, é necessário que um termo reja a preposição "a" e o termo a que se refere admita o artigo feminino.

Quanto a forma de pagamento tem crase?

Entretanto, é necessário utilizar a crase para designar a forma de pagamento, sobretudo para que não haja ambiguidade no enunciado. Existem outras circunstâncias nas quais o acento grave/crase também funciona para atribuir maior clareza aos enunciados. Observe: - lavar à mão – modo como algo está sendo lavado.

Quando os AS tem crase?

Como o artigo “as” se junta a essas preposições em cada caso, a crase só aparece na segunda ocorrência, para indicar a preposição: das 13 às 14 horas. Veja, a seguir, outro exemplo: A reunião está marcada para as 15 horas. Nesse outro caso, a preposição usada é “para”, e não “a”.

Como se escreve acesso à internet?

O acento grave, que é sinal indicativo de crase em “acesso à Internet” (L.

Como saber se o uso da crase está correto?

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Quanto a proposta tem crase?

Como “proposta” é um substantivo feminino que pede artigo, a preposição “a” se junta com o artigo “a” que o antecede, ocorrendo o acento grave indicador de crase.

Em quais casos não devemos usar a crase?

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

Foi a escola tem crase?

Em gramática, basicamente a crase se refere à fusão da preposição 'a' com o artigo feminino a: Vou à escola. O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola. A ocorrência de crase é marcada com o acento grave (`).

Foi a feira tem crase?

Fiquemos com a essência: a crase resulta da junção da preposição a – exigida pelo termo que a antecede – com o artigo definido a, que acompanha o nome feminino que vem após. Daí: Fui à feira.

Faz bem a saúde tem crase?

Há contração entre preposição exigida por regência verbal e artigo definido feminino. É obrigatório o emprego da crase em locuções adverbiais como, por exemplo, “à saúde”. É obrigatório o emprego da crase em locuções prepositivas como, por exemplo, “à saúde”.

Foi às compras tem crase?

Primeira - Substitua a palavra antes da qual aparece o a ou as por um termo masculino. Se o a ou as se transformar em ao ou aos, existe crase; do contrário, não.

Estou a espera tem crase?

À toa, à vista, à disposição, à espera de, à mão, à medida que, às pressas, à tarde, às vezes, às voltas com, à vista disso, à vontade, dar à luz, etc. Não há crase antes de palavra em sentido genérico.

Tem crase em a noite?

Enquanto à noite (com crase) expressa uma locução adverbial de tempo (como à frente, à exceção etc.), a noite (sem crase) é uma construção que o 'a' é um artigo definido que determina o substantivo noite. Compare os exemplos: Ela veio me visitar à noite. Gosto de fazer café durante a noite.

Artigo anterior
Qual o chá que aumenta a imunidade?
Artigo seguinte
Qual é a ordem correta dos estágios de formação do sistema nervoso?