Quanto às características anatômicas dos espongiários é correto afirmar que?

Perguntado por: Hélder Marcos Matos de Santos  |  Última atualização: 25. September 2024
Pontuação: 4.4/5 (21 avaliações)

Quanto às características anatômicas dos espongiários, é correto afirmar que: as esponjas de estrutura asconoide são as mais complexas e não apresentam coanócitos na cavidade atrial. o esqueleto dos espongiários é formado por microtúbulos silicosos sempre localizados no átrio.

Quais são as características anatômicas dos Espongiários?

O formato dessas esponjas é cilíndrico e repleto de poros, os quais se abrem em uma cavidade central que recebe o nome de espongiocele ou átrio. A água que entra pelos poros passa pela espongiocele e deixa o corpo do animal por uma grande abertura localizada no topo e denominada de ósculo.

Quando a organização dos Espongiários é correto afirmar que?

Quanto à organização dos espongiários, é correto afirmar que

por sua simplicidade morfológica, os poríferos somente conseguem se reproduzir por brotamento, fragmentação ou gemulação.

Como é chamada a cavidade interna de uma esponja?

A cavidade interna é chamada de átrio ou espongiocela. O átrio comunica-se com o meio externo através de uma abertura chamada ósculo. É através do ósculo que ocorre a saída da água que penetra na esponja.

Quais são as células responsáveis pela captura de alimento em esponjas como é sua digestão?

São os coanócitos os responsáveis por retirar da água o alimento necessário para a esponja, fazendo, posteriormente, a digestão intracelular. Eles podem também transferir os alimentos aos amebócitos, que levam as substâncias para outras células.

Me Salva! Extensivo de Biologia - ZOO02 - Poríferos - Aula I - Características Anatômicas

15 questões relacionadas encontradas

Como se chamam as células responsáveis pela distribuição de alimentos nos Espongiários?

Esses poros, também chamados de óstios, são formados por células específicas chamadas de porócitos - que formam um canal entre o meio externo e interno do porífero. O revestimento externo dos espongiários é chamado de pinacoderme, por ser formado por uma camada de células conhecidas como pinacócitos.

Quais são as características das esponjas?

Características dos poríferos

Poríferos (do latim: porus= poro e ferre= possuidor) são animais invertebrados, aquáticos e que possuem um corpo repleto de pequenos poros. Também conhecidos como esponjas, esses animais vivem fixos no substrato, não apresentando, portanto, nenhum tipo de movimentação.

Quais são os tipos de células encontrados nas esponjas?

PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas. ESPONGIOBLASTOS - originam as fibras de espongina (formada por colágeno). MIÓCITOS – formam esfincteres ao redor dos poros e do ósculo (movimento não visível, extremamente lento).

Em que tipo de ambiente são encontradas as esponjas por que as recebem o nome de poríferos?

Resolução. a) As esponjas são animais aquáticos, predominantemente marinhos, mas também encontradas em ambientes de água doce. As esponjas são chamadas de poríferos por apresentarem grande número de poros na superfície de seus corpos, que comunicam o ambiente externo com a cavidade interna (átrio).

Quais células são responsáveis pela formação do esqueleto dos poríferos?

Esquema da estrutura dos Porifera. Células flageladas conhecidas como coanócitos são os principais tipos encontrados nas esponjas, podendo formar canais e câmaras que produzem o fluxo aquífero.

Quanto à organização dos Espongiários é correto afirmar que a os Coanócitos são células que em seu conjunto constituem o sistema nervoso simplificado desses animais?

Questão Quanto à organização dos espongiários, é correto afirmar que. os coanócitos são células que, em seu conjunto, constituem o sistema nervoso simplificado desses animais. as esponjas que não possuem espículas em seu esqueleto apresentam uma rede de espongina bem desenvolvida.

Qual o papel desempenhado pelos Coanócitos?

Sendo assim, os coanócitos são células relacionadas à digestão e absorção de nutrientes pelos poríferos. Sua função é absorver o alimento por pinocitose ou fagocitose. Após a entrada do alimento no interior da célula, é formado um vacúolo digestivo.

Quanto à organização dos seres vivos podemos observar que existem vários níveis hierárquicos que tem início com os átomos?

Quanto à organização dos seres vivos podemos observar que existem vários níveis hierárquicos, que tem início com os átomos e terminam com biosfera. Portanto, a organização não ocorre de forma individual, pois os organismos dependem uns dos outros e do ambiente para a sua sobrevivência.

Quais são as principais características anatômicas?

As características anatômicas que podem influenciar na qualidade são: casca, câmbio, anéis de crescimento (lenho inicial e lenho tardio), proporção de cerne e alburno, raios, medula, traqueídeos/ fibras, vasos, parênquima longitudinal, dentre outros.

O que são as células totipotentes das esponjas e onde atuam?

Além dos coanócitos, as esponjas possuem células com grande mobilidade e totipotência, ou seja, capazes de se diferenciar em qualquer tipo celular, inclusive gametas, o que confere a esses animais grande plasticidade morfológica e capacidade de reorganização.

Como as esponjas são classificadas?

Tem mais depois da publicidade ;) Esponjas mais simples são classificadas como sendo do tipo áscon; e apresentam-se semelhantes a cilindros ocos, com uma abertura na extremidade superior: o ósculo. As asconoides são revestidas, externamente, por dois tipos de célula: os pinacócitos e os porócitos.

Qual a principal característica das esponjas que as diferenciam das plantas?

Os poríferos são animais invertebrados, que possuem um conjunto corporal bem simplificado, apenas uma fina estrutura externa cheia de furinhos microscópicos e uma abertura grande na ponta, chamada de ósculo. Não possuem sistema nervoso, músculos e nem órgãos internos.

Quais são as células que revestem externamente o corpo de uma esponja?

O corpo das esponjas é revestido externamente por células de formato pavimentoso (achatadas).

Qual é o habitat das esponjas?

Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.

Qual a função dos sistemas de canais das esponjas?

É através desse sistema que as esponjas filtram partículas em suspensão, indispensáveis ao seu metabolismo, cuja eficiência na produção de correntes varia com os graus de complexidade do sistema aqüífero.

Por que as esponjas não possuem tecidos verdadeiros?

Os poríferos são animais que não possuem tecidos verdadeiros porque não passam pelo processo de diferenciação celular durante a embriogênese – característica própria dos seres parazoários.

Quais são as características dos poríferos que fazem deles bioindicadores?

Além de contribuir para a cimentação de recifes, as esponjas são bioindicadores de poluição, já que são sésseis, filtradores e sensíveis a alterações de parâmetros ambientais. Portanto, a presença desses animais no ambiente indica a boa qualidade da água.

Quais as características exclusivas das esponjas do mar?

1) Apresentam uma grande capacidade de regeneração (repor parte do corpo perdido). 2) Vivem fixos a um substrato. 3) A Esponja-do-mar é um dos seus representantes. 4) Apresentam uma célula responsável pela filtração e digestão do alimento, chamada coanócito.

Por que as esponjas são consideradas bioindicadores ambientais?

Além de serem conhecidas por sua enorme diversidade de metabólitos secundários, incluindo substâncias com diversas ações farmacológicas, as esponjas são consideradas excelentes indicadores ambientais devido ao modo de alimentação por filtração, que expõe estes organismos a quaisquer compostos presentes na água1.

Artigo anterior
O que pode causar Acinetobacter?
Artigo seguinte
O que é matriz de mudança?