Quanto aos usuários da perícia análise e indique a opção correta?

Perguntado por: Rafael Mário Pacheco Alves  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (59 avaliações)

· Pergunta 5 1 em 1 pontos Quanto aos usuários da perícia, analise e indique a opção CORRETA: Resposta Selecionada: a. Os árbitros e os mediadores possuem como atribuições buscar as informações técnicas sobre uma área específica, auxiliando na tomada de decisão do litígio.

Quais as fases da perícia?

A perícia judicial obedecerá a um ciclo, que engloba três fases: preliminar, operacional e final.

Quais os itens que compõem a estrutura do laudo pericial?

Por sua vez, Alberto (1996) apresenta uma estrutura que deve conter: (a) abertura; (b) considerações iniciais a respeito das circunstâncias de determinação judicial e os exames preliminares da perícia; (c) determinação e descrição do objeto da perícia; (d) informação da necessidade ou não de diligências e, quando ...

Quanto a perícia arbitral pode se afirmar que?

A perícia arbitral tem a vantagem de oferecer maior autonomia às partes envolvidas com a possibilidade de ter peritos no desenvolvimento de suas apresentações e conferir o rigor técnico de todo procedimento, além de assegurar confidencialidade, uma vez que as decisões de uma arbitragem raramente são abertas ao público.

Quais são os três grupos gerais da perícia contábil?

A perícia contábil é dividida em três tipos: Judicial, solicitada pelo o Poder Judicial; Extrajudicial, solicitadas pelas pessoas jurídica e física para uma análise não judicial da empresa e Arbitral, busca solucionar os desacordos entre as partes, fora do âmbito da justiça para agilizar acordos entre elas.

? Questão 47 - Exame de Suficiência CFC CRC 2017.1 NBC TP 01 – PERÍCIA CONTÁBIL

34 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de perícia contábil?

Há dois tipos de perícia contábil: judicial ou extrajudicial. No caso da judicial, o perito contador é nomeado por um juiz para analisar uma determinada causa e emitir seu parecer.

Quais são os tipos de perícias?

Tipos de Perícia
  • PERICIA EXTERNA.
  • Perícia contra a vida. ...
  • Perícia contra o patrimônio. ...
  • Exame pericial em local de acidente de trânsito. ...
  • PERÍCIA INTERNA.
  • Exame documentocospia forense. ...
  • Exame de informática forense. ...
  • Exame de balística.

O que é uma perícia arbitral?

Na perícia arbitral, os objetos de análise são definidos por meio da lei de arbitragem. Isso significa que as partes podem, em comum acordo, definir que uma questão seja arbitrada e, cabe ao árbitro em questão, determinar a necessidade de uma perícia.

Qual o limite do laudo pericial contábil?

3. O laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil têm por limite o objeto da perícia deferida ou contratada. 4. A perícia contábil é de competência exclusiva de contador em situação regular em Conselho Regional de Contabilidade.

Qual é o principal objetivo da perícia?

Entende-se que o objetivo precípuo da perícia é de restabelecer e restaurar a paz social por meio de um processo dialético, isto é, mostrando a verdade de um fato a uma ou mais pessoas que a busquem, o que se materializa através do laudo pericial.

Como estruturar um laudo?

Como elaborar um laudo técnico sem erros?
  1. Identifique o problema do cliente. ...
  2. Defina a estrutura do laudo. ...
  3. Dê atenção à formatação. ...
  4. Faça um planejamento. ...
  5. Fique atento à linguagem. ...
  6. Capriche no levantamento de dados. ...
  7. Apresente provas. ...
  8. Um laudo mais curto é um laudo melhor.

O que deve conter no laudo pericial contábil?

O Laudo Pericial Contábil deverá ser escrito de forma direta, devendo atender às necessidades dos julgadores e ao objeto da discussão, sempre com conteúdo claro e dirigido ao assunto da demanda, de forma que possibilite os julgadores a proferirem justa decisão.

Quais as características essenciais a qualidade do laudo pericial?

46), para um laudo ser classificado como de boa qualidade deve atender às seguintes condições: “objetividade; rigor técnico; concisão; argumentação; exatidão; e clareza”.

Quais os quatro tipos de provas periciais?

Gabarito: As provas periciais podem ser de quatro tipos: (a) exame; (b) vistoria; (c) arbitramento; (d) avaliação.

Como ocorre a necessidade da perícia?

O Árbitro, juntamente com as partes, verificam a necessidade da produção de prova pericial no desenvolvimento do procedimento arbitral. Neste caso, as partes podem indicar, cada um, um perito ou o Árbitro pode designar o perito que atuará no procedimento. qualquer relação com o judiciário e/ou juízo arbitral.

Como executar uma perícia?

3) Competência para executar perícia:

A perícia extrajudicial é exercida no âmbito arbitral, estatal ou voluntária. A perícia arbitral é exercida sob o controle da lei de arbitragem e pelos regulamentos das Câmaras de Arbitragem. Perícias oficial e estatal são executadas sob o controle de órgãos de Estado.

O que é o laudo pericial contábil?

Laudo pericial contábil é uma peça escrita, na qual o perito-contador deve visualizar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e minudências que envolvam a demanda.

Quando o perito é impedido?

O Perito Judicial deve se declarar impedido quando não puder exercer suas atividades com imparcialidade e sem qualquer interferência de terceiros, ou ocorrendo uma das seguintes situações: I. for parte do processo; II. tiver atuado como Assistente Técnico ou prestado depoimento como testemunha no processo; III.

Quem admite a perícia contábil?

13.1.2 – A perícia contábil, tanto a judicial, como a extrajudicial e a arbitral, é de competência exclusiva de Contador registrado em Conselho Regional de Contabilidade.

Qual a diferença entre perícia e arbitragem?

As diferenças entre a perícia realizada no procedimento arbitral e a perícia judicial são de ordem prática. Os árbitros de comum acordo escolhem o perito e solicitam a manifestação das partes. Caso não seja argüido nenhum empecilho, as partes indicam seus assistentes técnicos e formulam seus quesitos.

Quais os três tipos de perito?

Existem três tipos de perícia extrajudicial: a arbitral, a estatal e a voluntária. A primeira é requerida por um árbitro em um processo que segue as leis de arbitragem na resolução de conflitos.

O que é arbitragem na perícia contábil?

A arbitragem é um método alternativo ao Judiciário para resolução de conflitos. As partes elegem uma entidade privada como local de discussão da controvérsia, sem a participação do poder público.

Como funciona uma perícia contábil?

O que é e como funciona a perícia contábil? A perícia contábil é o grupo de procedimentos técnicos e científicos que, com base em exames e investigações diversas, faz o levantamento e avalia provas que subsidiarão laudos ou pareceres apresentados para a solução de um litígio, em vias judiciais ou extrajudiciais.

Quais são as principais características de um perito?

A pesquisa revelou que o perito contábil deve ser ético, eficiente na comunicação escrita e possuir a habilidade de analisar e interpretar as demonstrações financeiras.

Quais são os requisitos de um laudo?

REQUISITOS MÍNIMOS DE UM LAUDO PERICIAL
  • Objetividade.
  • Rigor tecnológico.
  • Concisão.
  • Argumentação.
  • Exatidão.
  • Clareza.

Artigo anterior
Onde está o princípio da proporcionalidade na CF?
Artigo seguinte
Quem quebrou as escrituras que Deus fez?