Quanto aos regimes contábeis adotados em função da Lei 4.32 64 Pode-se afirmar que pertencem ao exercício?

Perguntado por: André Marcos Amaral Borges Leal  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (29 avaliações)

35 da Lei 4.320/64: Pertencem ao exercício financeiro: I – as receitas nele arrecadadas; e II – as despesas nele legalmente empenhadas. Denominava-se regime misto, pois eram considerados aplicados os dois regimes, regime de caixa para as receitas e de competência para as despesas.

Quanto à classificação pela Lei nº 4320 Lei do orçamento sobre os tipos de receitas e despesas assinale a alternativa incorreta?

Quanto à classificação pela Lei Nº 4.320 (Lei do Orçamento) sobre os tipos de receitas e despesas, assinale a alternativa INCORRETA. ... Amortização de empréstimos e alienação de bens são receitas de capital. Despesas de custeio e transferências correntes são despesas correntes.

Que Lei posterior à Lei nº 4320 1964 é considerada marco orientador do equilíbrio das finanças públicas no Brasil e que regramentos principais estabeleceu?

A Lei nº 6.404/76 das S/A.

Qual o regime contábil para a escrituração e reconhecimento das receitas e das despesas pertencentes ao exercício financeiro?

O regime contábil adotado para a contabilidade pública é o Regime Misto, ou seja, Regime de Caixa para as Receitas e Regime de Competência para as Despesas.

Qual o regime contábil aplicado ao setor público no Brasil?

No setor público brasileiro, o registro dos eventos contábeis é feito atualmente pelo regime misto, aplicável à contabilidade orçamentária por força da Lei Federal n° 4.320/1964.

Contabilidade Básica - Regimes Contábeis (Caixa X Competência)

37 questões relacionadas encontradas

O que é contabilidade aplicada ao setor público?

Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público.

Qual é o regime de orçamento adotado no Brasil?

A LOA é o que chamamos, de fato, de orçamento anual. A lei por si só também é grande e complexa, por isso é estruturada em três documentos: orçamento fiscal, orçamento da seguridade social e orçamento de investimento das estatais.

Qual o regime utilizado para contabilização das receitas e despesas públicas?

O regime misto é um regime contábil que mescla o regime de caixa e o regime de competência. No Brasil é definido na Lei nº 4.320, que estatui normas de finanças e contabilidade pública. Esse regime adota a competência para a despesa e o regime de caixa para as receitas.

Qual é o regime contábil da empresa?

A Contabilidade utiliza o Regime de Competência, ou seja, as Receitas ou Despesas tem os valores contabilizados dentro do mês onde ocorreu o fato Gerador, isto é, na data da realização do serviço, compra do material, da venda, do desconto, não importando para a Contabilidade quando vou pagar ou receber, mas sim quando ...

Qual o regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu efetivo recebimento ou pagamento independentemente do momento em que foram realizadas?

Regime de caixa é o regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu efetivo recebimento ou pagamento, independentemente do momento em que foram realizadas.

Que lei é considerada o marco histórico da contabilidade no Setor Público no Brasil até a edição do Mcasp?

Chamada de Lei da Transparência. Lei 12.527/2011 (de Acesso à Informação): criou mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades. MCASP (Secretaria do Tesouro Nacional) – 8ª edição- 2018-2020.

É correto afirmar que a Lei de Responsabilidade Fiscal?

Sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, é correto afirmar: A. se a despesa total com pessoal, do Poder ou Órgão de cada ente da Federação, ultrapassar os percentuais intralimites definidos no art.

Quais são os métodos de demonstração do fluxo de caixa?

A Demonstração de Fluxo de Caixa pode ser feita usando o fluxo de caixa direto e indireto. Ambos os métodos tomam como ponto de partida a análise da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e do Balanço Patrimonial, com a inclusão de algumas informações adicionais.

Como são classificadas as receitas públicas na Lei n 4320 64?

A Lei nº 4.320/64, em seu artigo 11, classifica a receita pública orçamentária em duas categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital.

Quais as classificações da receita orçamentária?

As receitas orçamentárias podem ser classificadas segundo os seguintes critérios: (a) Quanto à procedência; (b) Quanto à fonte e destinação dos recursos; (c) Quanto à apuração do Resultado Primário; (d) Quanto à natureza econômica.

Como são classificadas as receitas públicas?

A doutrina classifica as receitas públicas, quanto à procedência, em originárias e derivadas. Essa classificação possui uso acadêmico e não é normatizada; portanto, não é utilizada como classificador oficial da receita pelo poder público.

O que é regime contábil?

Regimes Contábeis são os diferentes métodos utilizados para realizar os registros contábeis das transações financeiras de uma empresa. Os métodos possíveis são dois: o regime de competência e o regime de caixa.

O que é um regime contábil?

Regimes contábeis são os tipos de métodos utilizados para registrar as transações financeiras de uma organização. Há dois tipos de regimes que são utilizados para isso: regime de caixa e regime de competência.

Como saber se a empresa e Regime de Caixa ou competência?

No Regime de Competência, a empresa oferece à tributação o faturamento do período independente de ter recebido do cliente. No Regime Caixa, a empresa tributa apenas o valor recebido. Exemplo: Se efetuou uma venda em 30, 60 e 90 dias, ela oferecerá à tributação em cada mês o valor recebido.

Quais são os dois regimes contábeis explique?

Regime de competência: uma despesa ocorre ou uma receita é realizada na data da situação que gerou o evento contábil, independentemente de pagamento; regime de caixa: uma despesa ocorre ou uma receita é realizada apenas na data do seu pagamento.

Qual é a regra básica para contabilizar pelo regime de caixa?

Respondendo diretamente o que é regime de caixa, trata-se de um regime contábil em que as receitas e despesas da empresa só são contabilizadas quando entram ou saem de fato do caixa da empresa e não quando quando são negociadas, compradas ou vendidas.

Qual o tipo de orçamento aplicado no Brasil?

Iniciando pelo modelo tradicional ou clássico.
  • Orçamento Tradicional (Clássico) Apesar de o nome ser orçamento tradicional, este não é o que se utiliza no Governo. ...
  • Orçamento de Desempenho. Certamente que o orçamento tradicional não vingou. ...
  • Orçamento de Base Zero (Orçamento por Estratégia) ...
  • Orçamento-Programa.

Como é feito o orçamento público no Brasil?

O orçamento público é elaborado cíclica e seguindo uma periodicidade prevista em lei e na Constituição Federal de 1988, assim ela é obrigatória a todos os níveis de governo.

O que é regime orçamentário?

O regime orçamentário, conhecida como regime misto, reconhece a despesa orçamentária no exercício financeiro da emissão do empenho e a receita orçamentária pela arrecadação. Porém, a CASP pertence a ciência contábil, devendo assim, obedecer aos princípios de contabilidade.

Qual é a importância da contabilidade pública?

O principal objetivo da contabilidade pública é o de proporcionar à administração informações atualizadas e exatas que possam ser expressas em termos monetários, sendo possível informar os reflexos das transações realizadas de modo a possibilitar as tomadas de decisões, para o cumprimento da legislação vigente, e ainda ...

Artigo anterior
O que é um contrato de NDA?
Artigo seguinte
Qual o patrono do Cedrico Diggory?