Quanto aos mecanismos de mutação e padrões de herança é correto afirmar que?

Perguntado por: Dinis Ivo de Vicente  |  Última atualização: 3. September 2024
Pontuação: 4.9/5 (55 avaliações)

Quanto aos mecanismos de mutação e padrões de herança, é correto afirmar que: A herança dominante ligada ao X ocorre quando duas cópias de um gene mutante provocam o fenótipo da doença.

Quanto aos mecanismos de mutação e padrão de herança é correto afirmar que?

Resposta: B. As mutações podem ser caracterizadas pela perda completa da função, perda parcial da função, ganho da função, ou aquisição de uma nova propriedade.

Quando dizemos que uma herança é autossômica recessiva significa que?

Herança autossômica recessiva

Com a doença recessiva, cada pai tem uma cópia mutada e uma cópia normal do gene em causa. Como cada um dos pais tem tem apenas uma cópia mutante do gene, eles são portadores do gene e não desenvolvem a doença, eles não têm problemas de visão.

O que caracteriza uma herança autossômica?

Autossómico significa a presença do par de genes num par de cromossomas que não aquele que determina o sexo, portanto quer os indivíduos do sexo feminino quer do sexo masculino poderão ser afectados. Numa transmissão dominante, uma criança afectada normalmente tem um dos progenitores com o mesmo problema.

É possível afirmar que as mutações são sempre benéficas?

As mutações podem ser benéficas, neutras ou prejudiciais e, portanto, não são direcionadas, ocorrendo de forma aleatória. Isso quer dizer que uma mudança no DNA pode proporcionar uma melhoria no organismo, não causar nenhuma vantagem ou prejuízo ou ainda desencadear problemas, como no caso das doenças genéticas.

HEREDOGRAMA | Árvore genealógica - Como saber se é dominante ou recessivo? GENÉTICA

30 questões relacionadas encontradas

O que é uma herança recessiva?

Já na herança autossômica recessiva, a pessoa deve ter as duas cópias do gene alteradas para apresentar a característica ou doença. Nesse caso, os pais não necessariamente têm a doença: caso eles tenham uma cópia “saudável” do gene e uma cópia alterada, a cópia saudável é suficiente para que eles não tenham a doença.

Quando um gene é considerado recessivo?

Dizemos que um alelo é recessivo quando ele só expressa seu fenótipo aos pares. Desse modo, indivíduos heterozigotos não expressam o fenótipo determinado pelo alelo recessivo. Alelo recessivo é expresso no fenótipo apenas em dose dupla.

Como identificar o padrão de herança?

Os heredogramas são usados para analisar o padrão de herança de uma característica particular em uma família. Os heredogramas mostram a presença ou a ausência de uma característica no que se refere à relação entre pais, filhos e irmãos.

Quais são os 4 tipos de herança genética?

Os padrões clássicos de herança para distúrbios monogênicos são: autossômico dominante, autossômico recessivo, dominante ligado ao X, recessivo ligado ao X e ligada ao cromossomo Y.

O que a mutação garante?

As mutações garantem um aumento da variabilidade genética, permitindo, assim, que características adaptativas surjam. Vale lembrar que as mutações nem sempre são benéficas e que elas ocorrem de maneira aleatória.

Quais são as mutações benéficas?

Das mutações benéficas, existem aquelas que conferem ao seres algum tipo de adaptação. Um exemplo interessante é o das pessoas que têm uma mutação específica no gene CCR5 que confere resistência a infecção do vírus HIV.

O que é uma mutação genética e como ela pode ocorrer?

As mutações gênicas são mudanças ocasionais que ocorrem nos genes, ou seja, é o procedimento pelo qual um gene sofre uma mudança estrutural. As mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA.

Como podem ser definidas as mutações?

A mutação pode ser definida como qualquer alteração no material genético de um organismo. Essa alteração poderá promover mudanças nas características físicas, ou seja, no fenótipo. Elas podem ocorrer de forma espontânea ou de forma induzida.

Quais os tipos de mutações que podem ocorrer?

As mutações são divididas em: germinativas, quando acontecem no material genético de todas as células do corpo, incluindo os gametas; somáticas, quando acontecem somente em um tecido do corpo. As mutações do tipo germinativas são aquelas que podem ser passadas para os descendentes, enquanto as somáticas, não.

Qual o tipo de mutação mais frequente?

Mutação missense

Uma das mais frequentes ocorre a alteração de uma base ou trinca do DNA, que resulta na alteração de um único aminoácido.

São exemplos de causa de mutação?

Como dito, as mutações surgem de forma natural ou podem ser induzidas por agentes mutagênicos, isto é, substâncias químicas ou de natureza física que podem induzir as mutações, como os raios ultravioleta e raios X, bebidas alcoólicas, substâncias derivadas do tabaco, bem como alguns medicamentos.

São exemplos de mutações gênicas?

Em geral, são mutações que não são transmitidas aos seus descendentes. Um exemplo desse tipo de doença genética é a Heterocromia de Íris, que consiste em duas íris de cores distintas ou somente uma parte dela é de cor diferente do restante.

Quais os fatores que causam mutação?

As causas das Mutações
  • DNA não se replica corretamente. A maioria das mutações que pensamos ser importantes para a evolução ocorrem naturalmente. ...
  • Influências externas podem criar mutações. Mutações podem também ser causadas por exposição a produtos químicos específicos ou a radiação.

Qual é a célula que pode sofrer mutação e transmitir essa mudança aos seus descendentes?

As mutações germinativas são aquelas que ocorrem nos gametas e, portanto, podem ser transmitidas aos seus descendentes.

O que pode resultar das mutações nos seres vivos?

As mutações nos seres vivos podem resultar em diferentes alterações genéticas que podem ser benéficas, prejudiciais ou neutras. Essas mutações podem levar a mudanças nas características físicas, fisiológicas ou no comportamento dos organismos.

Quais são os tipos de herança?

Herança: Saiba Como Funciona e Quais os Tipos
  • Herança jacente.
  • Herança vacante.
  • Herança social.
  • Herança genética.

O que é padrão de herança genética?

Em genética médica, falamos muito sobre os padrões de herança, que é o modo como as características e doenças são passadas dentro das famílias.

Artigo anterior
Porque a Austrália tem a bandeira do Reino Unido?
Artigo seguinte
Qual tamanho da caixa do correio?