Quanto aos atos administrativos é correto afirmar?
Perguntado por: Igor Ribeiro | Última atualização: 9. März 2022Pontuação: 4.3/5 (9 avaliações)
Quanto aos atos administrativos, é CORRETO afirmar que: ... O Poder Judiciário, no exercício da função jurisdicional, não pode anular ato administrativo, apenas revogar.
Quanto aos atos administrativos?
Atos administrativos são toda manifestação unilateral de vontade da administração pública que, agindo nesta qualidade, tenha por fim imediato resguardar, adquirir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigações aos administrados.
Quanto ao objeto os atos administrativos são classificados como?
Quanto ao objeto
Atos de gestão: a Administração Pública atua como se fosse uma pessoa privada, não se valendo da citada supremacia. ... Atos de expediente: são aqueles atos internos da administração pública, relacionados às rotinas de andamento dos variados serviços executados por seus órgãos e entidades administrativos.
Quanto aos serviços públicos é correto afirmar?
É correto afirmar sobre os Serviços Públicos. ... D A concessão de serviço público, precedida ou não da execução de obra pública, será formalizada mediante contrato de adesão, observando-se a precariedade e a possibilidade de revogação unilateral do contrato pelo poder concedente.
Quanto aos destinatários os atos podem ser classificados como vinculados e discricionários?
quanto à vontade, os atos podem ser classificados como vinculados ou discricionários. quanto ao destinatário, os atos podem ser classificados como internos ou externos. quanto aos efeitos, os atos podem ser classificados como concretos ou abstratos.
ATOS ADMINISTRATIVOS | QUER ENTENDER DIREITO? | MAPA MENTAL
O que é ato discricionário é vinculado?
Atos discricionários são aqueles em que a lei prevê mais de um comportamento possível a ser adotado pelo administrador em um caso concreto. ... Para as hipóteses em que o elemento é vinculado, o administrador não tem liberdade. Terá que preencher o ato, segundo os ditames da lei, sem análise de conveniência e oportunidade.
Quais são os atos administrativos discricionários?
Os atos discricionários seriam aqueles nos quais a lei confere ao agente público a possibilidade de escolher a solução que melhor satisfaça o interesse público em questão, ou seja, são aqueles cuja lei deixa a critério do administrador a escolha, entre diversas opções, da mais adequada à realização da finalidade ...
Quanto à responsabilidade do servidor público é correto afirmar que?
Sobre a responsabilidade do servidor público é correto afirmar que: ... a existência de dolo constitui condição necessária à imputação de responsabilidade civil por ato que resulte prejuízo ao erário ou a terceiros.
Quanto ao regime constitucional dos servidores públicos é correto afirmar?
Em relação ao regime constitucional dos servidores públicos, é correto afirmar: a) os cargos de provimento em comissão são privativos dos servidores de carreira. b) é vedado o direito de greve aos servidores públicos. ... e) é permitida a vinculação para o efeito de remuneração no serviço público.
É correto afirmar que todo agente público ocupa um cargo público?
Não possuem cargo, nem emprego público, apenas exercem uma função pública remunerada temporária e o seu vínculo com administração pública é contratual.
Como se classificam os fatos administrativos?
Os fatos administrativos são as transações que provocam alterações nos elementos do patrimônio ou do resultado, portanto, interessam à contabilidade. Conforme seu impacto no patrimônio são classificados em três grupos: permutativos, modificativos e mistos.
Qual a diferença entre conteúdo e objeto do ato administrativo?
OBJETO: é o conteúdo do ato; é a própria alteração na ordem jurídica; é aquilo que o ato dispõe. Pode ser VINCULADO ou DISCRICIONÁRIO. ato vinculado - o objeto já está predeterminado na lei (Ex.: aposentadoria do servidor).
Quanto ao regramento?
1) Quanto ao regramento:
Possui todos os elementos necessários na lei. O administrador é mero executor da lei.
Quanto aos poderes da administração pública?
Portanto, os poderes da Administração são prerrogativas que ela possui para atingir a finalidade pública. ... A doutrina, geralmente destaca os seguintes poderes: poder vinculado; poder discricionário; poder normativo; poder hierárquico; poder disciplinar e poder de polícia.
O que são atos administrativos exemplos?
Ato administrativo é, portanto, uma declaração do Estado capaz de produzir efeitos jurídicos imediatos, conferindo, transferindo, impondo ou modificando direitos e obrigações. Um exemplo clássico de ato administrativo é a nomeação de aprovados num concurso público.
Quanto à responsabilização do servidor público Assinale a alternativa correta?
Com relação às responsabilidades do servidores públicos, assinale a alternativa correta. Sempre que houver responsabilidade penal do servidor, haverá, necessariamente, a responsabilidade civil e a administrativa. A responsabilidade penal não abrange as contravenções imputadas ao servidor, nessa qualidade.
Qual a sistemática constitucional para os concursos públicos?
O concurso público é um instrumento voltado para a efetivação dos princípios da impessoalidade e da isonomia no acesso aos cargos públicos (art. 37, da Constituição da República Federativa do Brasil). ... Esta é a máxima tida como princípio da acessibilidade à função pública, preconizada pela Constituição da República.
Qual a principal função do direito constitucional?
A função do Direito Constitucional
O Direito Constitucional é um ramo do Direito Público responsável por analisar, interpretar e garantir o cumprimento da Constituição de um país, ou seja, as normas que regulam e delimitam o poder do Estado e garantem o cumprimento dos direitos considerados fundamentais.
O que são os servidores públicos?
Servidores públicos são espécies de agentes administrativos ocupantes de cargo de provimento efetivo ou cargo em comissão, regidos pela Lei nº 8.112/1990 e são passíveis de responsabilização administrativa, apurada mediante processo administrativo disciplinar ou sindicância de rito punitivo.
O que o servidor?
Como definição rudimentar, podemos considerar um servidor como qualquer solução tecnológica com capacidade para executar programas de forma centralizada, além de armazenar e compartilhar arquivos, administrar filas de impressão e prestar algum tipo de serviço para vários computadores, através de uma rede local ou ...
Quem são considerados agentes públicos?
Em síntese, como termo genérico, são considerados agentes públicos no Brasil todos os indivíduos que desempenham funções de natureza pública, ainda que de forma temporária ou sem remuneração.
O que é a discricionariedade administrativa?
Discricionariedade é a liberdade de ação administrativa, dentro dos limites permitidos em lei, ou seja, a lei deixa certa margem de liberdade de decisão diante do caso concreto, de tal modo que a autoridade poderá optar por uma dentre várias soluções possíveis, todas, porém, válidas perante o direito.
É característica do ato discricionário?
Ato discricionário é aquele praticado com liberdade de escolha de seu conteúdo, do seu destinatário, tendo em vista a conveniência e a oportunidade de sua realização.
São atos administrativos expedidos no exercício do poder discricionário?
Ato administrativo expedido no exercício de competência discricionária é insusceptível de controle judicial, pois esse controle implicaria exame do mérito do ato, o que é vedado ao Judiciário fazer sob pena de ofensa ao princípio da independência entre os Poderes.
Qual a diferença entre discricionariedade e vinculação?
Uma observação se impõe de logo: todo ato é vinculado; e o que realmente importa para efeito de vinculação e discricionariedade é a competência para sua prática; se vinculada a competência, o ato decorrente será necessariamente vinculado; se discricionária a competência, o ato será discricionário.
Qual é a causa da virose?
Quanto ganha um juiz de futebol na Copa do Mundo?