Quanto ao rito comum ordinário é correto afirmar?

Perguntado por: Henrique Marcos Freitas  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (62 avaliações)

5a Questão (Ref.: 201604110676) Pontos: 0,1 / 0,1 Quanto ao procedimento comum ordinário disciplinado no Código de Processo Penal, é CORRETO afirmar que: na instrução deverão ser inquiridas, no mínimo, oito testemunhas arroladas pela acusação e oito pela defesa.

Quanto ao procedimento ordinário é correto afirmar?

A respeito dos procedimentos ordinário e sumário, de acordo com o texto legal previsto no Código de Processo Penal, é correto afirmar que: ... no procedimento ordinário, admitem-se alegações finais por escrito, no prazo de 05 (cinco) dias e, no sumário, no prazo de 03 dias.

O que é procedimento comum ordinário?

Classificação do procedimento comum (artigo 394 §1º do CPP) : Procedimento ordinário: quando o crime tiver por sanção máxima pena privativa de liberdade igual ou superior a 04 (quatro) anos. Suas disposições são aplicáveis subsidiariamente aos procedimentos especial, sumário e sumaríssimo (CPP, art. 394, §5º).

Quando se aplica o procedimento ordinário?

Procedimento ordinário

Procedimento será ordinário quando a pena máxima em abstrato do crime cometido for maior ou igual a 4 anos. Este procedimento se inicia com a denúncia do réu (ação penal pública), ou com a queixa-crime (ação penal privada). Neste procedimento as partes poderão arrolar até 8 testemunhas.

É correto afirmar que no procedimento penal ordinário ou comum acusação e defesa podem cada uma arrolar no máximo?

É correto afirmar que, no procedimento penal ordinário ou comum, acusação e defesa podem, cada uma, arrolar, no máximo: a) três testemunhas.

Procedimento Comum: Ordinário, Sumário e Sumaríssimo

41 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais diferenças entre o procedimento comum ordinário e o sumário?

As diferenças do procedimento comum sumário com o procedimento comum ordinário são: - A audiência deve ser realizada no prazo máximo de 30 dias. (No rito ordinário o prazo é de 60 dias). - O número máximo de testemunhas é de cinco (art.

Quanto ao procedimento comum ordinário disciplinado no Código de Processo Penal é correto afirmar que?

5a Questão (Ref.: 201604110676) Pontos: 0,1 / 0,1 Quanto ao procedimento comum ordinário disciplinado no Código de Processo Penal, é CORRETO afirmar que: na instrução deverão ser inquiridas, no mínimo, oito testemunhas arroladas pela acusação e oito pela defesa.

Quais crimes seguem o procedimento ordinário?

394, § 1º, CPP): – Ordinário – aplicável para os crimes com pena máxima igual ou superior a 04 anos. – Sumário – aplicável para os crimes com pena máxima inferior a 04 anos. – Sumaríssimo – aplicável para os crimes de menor potencial ofensivo da Lei 9.099/95 (pena máxima não superior a 02 anos) ou contravenções penais.

Quais os principais atos do procedimento comum ordinário?

Esboço em vídeo!
  • 1 - PETIÇÃO INICIAL. O procedimento comum sempre se inicia com a petição inicial. ...
  • 2 - PROVIDÊNCIAS INICIAIS DO JUIZ. ...
  • 3 - AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO OU DE MEDIAÇÃO.
  • 4 - DEFESA DO RÉU. ...
  • 5 - PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES. ...
  • 6 - JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO. ...
  • 7 - SANEAMENTO. ...
  • 8 - PROVAS/INSTRUÇÃO.

Quais as principais fases do procedimento ordinário?

AS FASES DO PROCEDIMENTO COMUM (ORDINÁRIO/SUMÁRIO)
  • 1 – Recebimento da denúncia ou queixa. ...
  • 2 – Absolvição Sumária (julgamento antecipado da lide) ...
  • 3 – Citação e Interrogatório. ...
  • 4 – Audiência de Instrução e Julgamento. ...
  • 5 – Relatório. ...
  • 6 – Ação Civil. ...
  • 1 – OFERECIMENTO DA DENÚNCIA. ...
  • 2 – CITAÇÃO DO RÉU.

Qual é a diferença entre o procedimento comum e o procedimento especial?

Pode ser comum ou especial. Procedimento especial: é aquele disciplinado pela lei. Ex: mandado de injunção, habeas data, ação civil pública. Procedimento comum: é aquele que não há procedimento especial previsto em lei para que seja solucionado o conflito.

Como se classifica o procedimento comum?

O procedimento comum classifica-se em ordinário, sumário e sumaríssimo.

Será aplicado rito ordinário aos crimes que tenham pena máxima em abstrato igual ou superior a 4 anos de pena privativa de liberdade?

O rito Ordinário é destinado aos crimes punidos com reclusão, com pena igual ou superior a 8 anos. Será aplicado rito Sumário quando a pena máxima do delito imputado ao réu em abstrato for igual ou superior a 4 anos. Será aplicado rito Sumaríssimo quando a pena máxima for inferior a 4 anos e superior a 2 anos.

É cabível a absolvição sumária?

2.1.

Na hipótese de absolvição sumária, o recurso cabível é o de apelação, caso contrário, o juiz designará audiência de instrução e julgamento, providenciando a intimação do acusado, de seu defensor, do Ministério Público, se for o caso, do querelante e do assistente.

Será sumário quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja igual ou inferior a quatro anos de pena privativa de liberdade?

será sumário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja igual ou inferior a quatro anos de pena privativa de liberdade. aplicam-se a todos os processos o procedimento comum, salvo as disposições em contrário estabelecidas unicamente em lei especial.

Quais são as 4 fases do processo?

Um processo tem as seguintes fases: postulatória, instrutória, decisória, recursal e executória, que hoje o pessoal gosta de chamar de “fase de cumprimento de sentença.”

Qual a sequência de atos em ordem da audiência de instrução e julgamento do procedimento ordinário?

Neste momento será analisado de forma separada cada ato do procedimento/rito comum ordinário, iniciando-se pela: denúncia/queixa, rejeição liminar, resposta à acusação, absolvição sumária e, finalmente a Audiência de Instrução e Julgamento.

Quais os atos processuais?

Ato processual - Novo CPC - (Lei nº 13.105/15)

As partes basicamente realizam três tipos de atos processuais: os postulatórios, os dispositivos e os instrutórios. Os atos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos.

Quais crimes seguem o procedimento sumário?

Conforme estabelece o artigo 394, §1º, inciso II, do CPP, o procedimento sumário será adotado quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada for inferior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade.

Quais são os momentos possíveis de requisição de produção de prova no procedimento ordinário?

São divididas em três momentos: momento do requerimento, pelo autor é realizado na petição inicial, e pelo réu é realizado na contestação; momento do deferimento, realizado na fase saneadora; e por fim, o momento da produção, em regra realizado na audiência de instrução e julgamento, exceto quando for prova de fora ...

Qual a diferença entre rito ordinário e Sumarissimo trabalhista?

O rito sumaríssimo e do rito ordinário são tipos de procedimentos adotados no processo para julgar processos. O primeiro caso, rito sumaríssimo, é utilizado quando o valor da causa não exceda 40 vezes o salário mínimo vigente, caso contrário será utilizado o rito ordinário.

Pode-se afirmar que pelo Código de Processo Penal a definição da categoria do rito comum não terá como parâmetro a pena máxima cominada abstratamente ao crime?

Pode-se afirmar que, pelo Código de Processo Penal, a definição da categoria do rito comum não terá como parâmetro a pena máxima cominada abstratamente ao crime. O Art. 61 da Lei 9.099/95 não considera as contravenções penais delito de menor potencial ofensivo.

Quanto às provas no Processo Penal é correto afirmar que?

Quanto às provas no processo penal, é correto afirmar que

(C) são inadmissíveis, devendo ser desentranhadas do processo as provas ilícitas e as derivadas delas, mesmo que não evidenciado o nexo de causalidade entre umas e outras, ou quando as derivadas puderem ser obtidas por uma fonte independente das primeiras.

O que é a lei processual penal no tempo?

É princípio geral do direito que as normas jurídicas limitam-se no tempo e no espaço, isto é, aplicam-se em um determinado território e em um determinado lapso de tempo. Aplica-se, portanto, o princípio do tempus regit actum, ou seja, o tempo rege a ação. ...

Qual a diferença entre procedimento ordinário e sumário?

O procedimento comum será ordinário, sumário ou sumaríssimo: I – ordinário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada for igual ou superior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade; II – sumário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja inferior a 4 (quatro) anos de pena ...

Artigo anterior
Quantos comprimidos de Rivotril 0 25 Posso tomar por dia?
Artigo seguinte
Qual o maior avião do mundo atualmente?