Quanto ao conceito de educação tecnicista é correto afirmar que?

Perguntado por: Bernardo Mateus Marques  |  Última atualização: 22. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (25 avaliações)

Resposta verificada por especialistas. A pedagogia tecnicista apresenta como característica a produção, eficiência e a racionalidade. Neste método, a escola tem que ser produtiva, os alunos têm que mostrar resultados para rapidamente chegar ao mercado de trabalho.

O que é a educação tecnicista?

A Pedagogia Tecnicista se preocupa exclusivamente em preparar um futuro trabalhador, não torna o estudante um sujeito crítico. Trata-se de uma aprendizagem controladora, que impede o crescimento pessoal do aluno. A Pedagogia Tecnicista mostra-se como um modelo educacional inovador quando lançado no país.

O que é correto afirmar sobre a pedagogia tecnicista?

A Pedagogia Tecnicista é caracterizada por dar ênfase ao ensino humanístico, de cultura geral, no qual o estudante é preparado para atingir sua plenitude por meio de seu próprio esforço. D A Pedagogia Tecnicista surgiu no Brasil na década de 1960, com interesse nas mudanças sociais do país.

O que diz a tendência tecnicista?

A Tendência Liberal Tecnicista é modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. Os procedimentos e técnicas preparam para a transmissão e recepção de informações. A aprendizagem é baseada no desempenho (aprender-fazendo). O Professor é o técnico e responsável pela eficiência do ensino.

Qual é a função da escola de acordo com a tendência tecnicista?

O PAPEL DA ESCOLA DE ACORDO COM A TENDÊNCIA TECNICISTA

Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente informações precisas, objetivas e rápidas.

Pedagogia Tecnicista na Visão de Saviani

29 questões relacionadas encontradas

Qual o elemento principal da pedagogia tecnicista?

Na pedagogia tecnicista, o elemento principal passa a ser a organização racional dos meios, ocupando o professor e o aluno posição secundária, relegados que são à condição de executores de um processo cuja concepção, planejamento, coordenação e controle ficam a cargo de especialistas supostamente habilitados, neutros, ...

O que é o método tradicional ou tecnicismo?

A metodologia tradicional, ou tecnicista, se baseia em treinamentos analíticos, fazendo com que o aluno/atleta reproduza padrões de movimento para que possa realizar a ação técnica da forma considerada a mais perfeita possível.

Quais as principais características da tendência tecnicista?

Articula-se com o sistema produtivo para aperfeiçoamento do sistema capitalista, preocupando-se com a formação de indivíduos para o mercado de trabalho, de acordo com as exigências da sociedade industrial e tecnológica. Valoriza aspectos mensuráveis e observáveis.

Qual o papel da didática tecnicista na formação docente no Brasil?

A Didática é de suma importância para a formação do professor, pois deve proporcionar o desenvolvimento de sua capacidade crítica e reflexiva, possibilitando que o professor faça uma análise de forma clara sobre a realidade do ensino, proporcionando situações em que o aluno construa seu próprio saber.

É correto afirmar que a tendência pedagógica liberal tecnicista?

É correto afirmar que, para a pedagogia liberal tecnicista,a ) o papel da escola é ser modeladora do comportamento humano, por meio de técnicas e manuais que apregoam a neutralidade no fazer pedagógico.

Em que princípio se inspira a concepção tecnicista de ensino?

A pedagogia tecnicista, de certa forma, se inspira nos ideias produtivos associados à concepção fabril taylorista/fordista, como foi visto no texto da aula passada (extraído do livro Escola e democracia, de Saviani).

Qual o período da pedagogia tecnicista?

A Pedagogia Tecnicista, foi implementada no sistema educacional brasileiro a partir de 1964, na época em que o Brasil sofria com o golpe militar.

Como era feita a avaliação na tendência tecnicista?

Resposta: Na tendência tecnicista, a avaliação era realizada no final do processo de ensino e de aprendizagem, com foco na aplicação de técnicas e instrumentos. II – A tendência histórico-crítica concebe a avaliação dentro do processo de ensino e de aprendizagem, desde o planejamento até o encerramento do conteúdo.

Como surgiu a tendência tecnicista?

Esta corrente de pensamento iniciou-se nas grandes indústrias, que priorizavam a técnica, eficácia e a produtividade, linha de pensamento que foi passada ao Estado, partidos, educação e à sociedade como um todo.

Quando surgiu a educação tecnicista?

Resumo: A tendência tecnicista surge com a crescente industrialização que ocorre a partir do século XVIII. O modo de produção capitalista necessita de um modelo educacional para qualificar o proletariado, gerando mão de obra qualificada.

Quais são as tendências pedagógicas?

Tradicional; Renovada Progressivista; Renovada Não-Diretiva; Tecnicista.

Quais são os três elementos que fundamentam a Didática?

Nesse contexto, a Didática enquanto campo de estudo visa propor princípios, formas e diretrizes que são comuns ao ensino de todas as áreas de conhecimento. Não se restringe a uma prática de ensino, mas se propõe a compreender a relação que se estabelece entre três elementos: professor, aluno e a matéria a ser ensinada.

Qual é o principal objetivo da Didática?

Didática consiste na análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. A didática faz parte da ciência pedagógica, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino.

Qual é o conceito de Didática e o seu objetivo?

Os objetivos da Didática são: refletir sobre o papel sóciopolítico da educação, da escola e do ensino; compreender o processo de ensino e suas múltiplas determinações; instrumentalizar teórica e praticamente, o futuro professor para captar e resolver os problemas postos pela prática pedagógica; redimensionar a prática ...

Como se chama a tendência pedagógica em que o papel da escola?

Resposta: A Tendência Progressista Libertadora dá ênfase ao não-formal. É crítica, questiona as relações do homem no seu meio, visa levar professores e alunos a atingirem um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social.

Quais são as três tendências que compõem a pedagogia progressista?

Segundo Libâneo (1990) a pedagogia progressista manifesta-se em três tendências: a libertadora, conhecida como pedagogia de Paulo Freire, a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica, e a crítico-social dos conteúdos, que prioriza os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.

Quantos tipos de pedagogia existem?

Aqui selecionamos as sete principais.
  1. Tradicional. Como o nome sugere, o tipo de pedagogia tradicional é o mais comum dentro das escolas. ...
  2. Construtivista. ...
  3. Waldorf. ...
  4. Comportamentalista. ...
  5. Democrática. ...
  6. Freiriana. ...
  7. Montessoriana.

Qual a diferença da pedagogia tradicional e tecnicista?

Se na pedagogia tradicional a iniciativa cabia ao professor e se na pedagogia nova a iniciativa deslocou-se para o aluno, na pedagogia tecnicista o elemento principal passou a ser a organização racional dos meios, ocupando o professor e o aluno posição secundária.

Qual a característica fundamental dos métodos e técnicas tradicionais de ensino?

Método de ensino tradicional

O objetivo da metodologia tradicional é preparar o aluno para a vida em sociedade, através de uma relação hierárquica que coloca o professor como detentor do saber e o aluno como “tábula rasa” – que deve receber o conhecimento.

Qual é o método de ensino?

Métodos de ensino são as acções desenvolvidas pelo professor, apresentadas pelo educador pedagogo ou pedagogista, pelas quais se organizam as atividades de ensino e dos alunos para atingir objetivos do trabalho docente em relação a um conteúdo específico relacionado com a educação.

Artigo anterior
Quanto ganha um veterinário por plantão?
Artigo seguinte
Como saber se a carteira de trabalho está atualizada?