Quanto ao aceite na letra de câmbio?

Perguntado por: Wilson Mário Matos Araújo Freitas  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (28 avaliações)

Aceite é a declaração pela qual o sacado se compromete a realizar o pagamento da soma indicada na letra de câmbio, dentro do prazo especificado, tornando-se, assim, responsável direto pela execução de obrigação incondicional.

O que é o aceite em uma letra de câmbio?

É o ato cambial pelo qual o sacado concorda em acolher a ordem incorporada pelo título de crédito. Note-se que nada obriga o sacado a aceitar a letra de câmbio, sendo que nenhuma obrigação lhe é imputada pelo fato do sacador ter-lhe endereçado a ordem de pagamento.

O que contém na letra de câmbio?

Além daqueles requisitos essenciais aos títulos de crédito em geral , a letra de câmbio deve conter: a denominação letra de câmbio; a ordem incondicionada referente ao pagamento de valor determinado; o nome da pessoa contra quem a ordem é emitida; o nome do tomador ou beneficiário da ordem contida no título; e a ...

Qual a consequência da ausência do aceite na letra de câmbio?

Na letra de câmbio sem aceite, tanto o protesto por falta ou recusa de aceite quando o por falta ou recusa de pagamento devem ser tirados contra o sacador, que emitiu a ordem de pagamento não honrada, e não contra o sacado, que não pode ser compelido, sequer pelo protesto, a aceitar a obrigação inserida na cártula.

Como cobrar uma letra de câmbio?

Letra de câmbio

Diferentemente do cheque, o dinheiro desse documento não precisa ser sacado em banco: a quitação é feita diretamente pelas partes.

Aceite na Letra de Câmbio | Sobre a aula

25 questões relacionadas encontradas

Quem pode emitir letras de câmbio?

Na letra de câmbio os intervenientes possuem, no título, funções diversas: SACADOR, SUBSCRITOR ou EMITENTE - é aquele que dá a ordem, aquele que cria e emite a letra, dando a ordem de pagamento - é também denominado credor. SACADO ou DEVEDOR - é aquele a quem a ordem é dada, contra quem a ordem é dirigida.

Quanto a letra de câmbio já protestada por falta de pagamento?

Se protesto por falta de pagamento, a letra de câmbio deverá ser apresentada para protesto nos dois dias seguintes àquele em que o título for pagável, ou seja, de seu vencimento. Se o vencimento for em dia não útil, o vencimento se dará no 1º dia útil seguinte.

Qual a consequência da recusa ou do aceite parcial do sacado na letra de câmbio?

A recusa total ou parcial do aceite acarreta como consequência o vencimento antecipado da letra, provado pelo protesto. A apresentação do aceite A apresentação pode determinar o vencimento da letra: a letra sacada à vista se vence no ato em que o portador a apresenta ao sacado.

Qual a consequência da inclusão da cláusula não aceitável na letra de câmbio?

Cláusula não aceitável

Significa que ele não poderá apresentar a letra de câmbio ao sacado para que este apresente o aceite, e que só se poderá apresentá-la no dia 17/4, que é o dia do vencimento.

É válido o protesto de letra de câmbio sem aceite que foi emitida tendo como tomador O próprio sacador?

A lógica agora declarada expressamente na Lei é, portanto, a de que o protesto de letra de câmbio sem aceite deve ser tirado contra o sacador, que é quem vai sofrer os efeitos da recusa ou falta de protesto ou do pagamento, não produzindo, nessa específica hipótese, efeitos contra o sacado.

Como é classificada a letra de câmbio?

As Letras de Câmbio são classificadas em três modalidades diferentes, definidas de acordo com a sua rentabilidade: Prefixada: possui rentabilidade fixa, definida no momento da aplicação. Pós-Fixada: possui rentabilidade variável, atrelada a uma porcentagem do CDI.

Quantas partes envolvidas pode ter uma letra de câmbio?

Letra de câmbio: requisitos

Há três partes envolvidas em uma letra de câmbio: credor, devedor, e tomador. Credor: é a pessoa que faz e saca a conta. Tem direito a receber dinheiro do devedor.

Como preencher a letra de câmbio?

A letra de câmbio, como um documento, possui alguns requisitos para sua validade como:
  1. As palavras “letra de câmbio”, inseridas no próprio texto, não apenas no alto do título;
  2. O valor monetário a ser pago;
  3. O nome do sacado;
  4. O nome do tomador;
  5. Data e local onde a letra é sacada;

O que é data do aceite?

O momento do aceite será qualquer data anterior à do vencimento do título. O aceitante é o devedor principal do título; caso haja recusa ao aceite, ocorre o vencimento antecipado do título, podendo o beneficiário cobrar diretamente do sacador.

Quem dá o aceite?

Nenhum devedor é obrigado a dar o aceite, no entanto, a partir do momento que o aceite é dado, ele se torna devedor principal, podendo ser acionado judicialmente caso a obrigação de pagamento não seja cumprida. No caso da duplicata sem aceite, significa que aceite não foi dado ou obtido.

Como elaborar um termo de aceite?

O que deve conter no seu Termo de Aceite para o advogado contratado?
...
  1. Regras de Compliance. ...
  2. Considerar cláusulas que se encaixem nas expectativas dentro da prestação de serviço. ...
  3. Resumo prático e de fácil entendimento. ...
  4. Fique tranquilo, ele vai assinar. ...
  5. Previna-se.

Qual a função da cláusula não aceitável?

A cláusula “não aceitável” faz com que o título não possa ser apresentado ao sacado antes do seu vencimento (para aceite, portanto). Como o vencimento é definido em razão da data do aceite nos títulos a certo termo da vista, eles são incompatíveis com a cláusula não aceitável.

Quais são algumas das consequências que ocorrerão se o sacado não aceitar a ordem de pagamento dada pelo sacador?

A recusa do aceite, total ou parcial, provoca o vencimento antecipado do título. Se o sacado não se comprometeu a satisfazer a obrigação documentada no título de crédito, ou comprometeu-se apenas parcialmente, o tomador ficará sem a satisfação de seu crédito ou com o mesmo satisfeito parcialmente.

Pode ser inserida na letra de câmbio uma cláusula não a ordem?

A cláusula “à ordem” pode ser expressa ou tácita. Ou seja, basta que não tenha sido inserida a cláusula “não à ordem” na letra de câmbio para que ela seja transferível por endosso (LU, art. 11).

Quais são hipóteses de aceite parcial?

Espécies de aceite

Aceite limitado ou parcial –aceitante se vincula ao pagamento a ordem de pagamento mas por um valor menor do mencionado no saque. Ex: “pela metade”. As obrigações são autônomas.

É possível o endosso parcial em uma letra de câmbio?

É possível o endosso parcial da letra de câmbio, especificando a parcela. II. Para a validade do endosso, é suficiente a simples assinatura do próprio punho do endossador ou do mandatário especial, no verso da letra.

Em que hipóteses o aceite pode ser negado?

a) Avaria ou não - recebimento de mercadorias, quando não-expedidas ou não-entregues por conta e risco do comprador; b) Vícios na qualidade ou quantidade das mercadorias; c) Divergência nos prazos ou nos preços ajustados.

Quais os deveres do Cartório de protesto de Títulos quando da apresentação da letra de câmbio para protesto?

3º Compete privativamente ao Tabelião de Protesto de Títulos, na tutela dos interesses públicos e privados, a protocolização, a intimação, o acolhimento da devolução ou do aceite, o recebimento do pagamento, do título e de outros documentos de dívida, bem como lavrar e registrar o protesto ou acatar a desistência do ...

Qual o prazo de prescrição da letra de câmbio?

19/22) O artigo 70 da Lei Uniforme de Genebra prevê o prazo de prescrição para Notas Promissórias e Letras de Câmbio: 1) Do portador contra o aceitante: O prazo será de 03 anos contados do vencimento.

Em que condições o saque de uma letra de câmbio pode ser feito por procurador?

Se o sacador-como, de resto, qualquer outro obrigado cambial-não souber ou não puder assinar, somente poderá praticar o ato cambial por procurador nomeado por instrumento público e com poderes especiais. Por outro lado, não se admite, em relação à letra de câmbio, a utilização de chancela mecânica.

Artigo anterior
Qual a fruta que previne o infarto?
Artigo seguinte
Qual linha da Samsung é melhor A ou M?