Quanto anos guardar receitas de medicamentos controlados?

Perguntado por: Alice Gomes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (58 avaliações)

Art. 9o Toda a documentação relativa à movimentação de entradas, saídas ou perdas de antimicrobianos deverão permanecer arquivadas no estabelecimento e à disposição das autoridades sanitárias por um período mínimo de 5 (cinco) anos após sua dispensação ou aviamento.

Quanto tempo tem que guardar receitas de medicamentos controlados?

Antibióticos, por exemplo, valem por 10 dias, segundo RDC nº 20/2011, Receitas contendo o medicamento Talidomida tem validade de 20 dias, conforme RDC nº 11/2011 e receitas de medicamentos controlados ficam válidas por 30 dias, segundo a Portaria nº344 de 12 de maio de 1998.

Qual a validade de uma receita de controle especial?

A Receita de Controle Especial deverá estar escrita de forma legível, a quantidade em algarismos arábicos por extenso, sem emenda ou rasura e terá validade de 30 dias, contados a partir da data de sua emissão contendo medicamentos a base de substâncias constantes das listas C1 e C5.

O que a farmácia faz com as receitas retidas?

A Anvisa determina que as receitas de antibióticos, por exemplo, valem por 10 dias, a contar da sua data de emissão. Leve as duas vias da receita à farmácia. Uma fica retida pelo estabelecimento e a outra é devolvida ao paciente, atestada, como comprovante do atendimento.

Como funciona as receitas controladas?

Cada receita tem numeração controlada, é padronizada e deve estar sempre acompanhada por uma receita branca – a via azul fica retida na farmácia e a via branca fica com o paciente, para acompanhamento do tratamento.

Receita de Controle Especial: Regras para dispensação | Portaria 344/98 | Parte 1

23 questões relacionadas encontradas

Qual via da receita fica retida na farmácia?

10. A dispensação em farmácias e drogarias públicas e privadas dar-se-á mediante a retenção da 2ª (segunda) via da receita, devendo a 1ª (primeira) via ser devolvida ao paciente. § 1º O farmacêutico não poderá aceitar receitas posteriores ao prazo de validade estabelecido nos termos desta Resolução.

Qual a validade das receitas das novas regras dos medicamentos de controle especial?

A Anvisa adverte que não procede a informação de que está prorrogada, por tempo indeterminado, a validade de receitas de medicamentos de uso controlado, que é estabelecida em regras do Ministério da Saúde (MS) e da Anvisa. Atualmente, essa validade é de 20 ou 30 dias, dependendo do tipo de receituário.

Qual o prazo de validade da receita na farmácia popular?

Estes manterão as exigências atuais (receita em duas vias e prazo de validade de 30 dias). A nova lei beneficia, principalmente, os pacientes de doenças crônicas atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo Programa Farmácia Popular do Brasil, onde as receitas costumam ter prazo para validade.

Qual a validade da receita?

A “Notificação de Receita A” tem validade por 30 (trinta) dias, a partir da data de sua emissão e é válida em todo território nacional, sendo necessário que seja acompanhada da receita com justificativa do uso, quando para aquisição em outra unidade federativa.

Como funciona o Programa de farmácia Popular?

Para ter acesso gratuito aos medicamentos, basta que o usuário apresente o CPF, um documento com foto e a receita médica válida (validade de 120 dias) em qualquer um dos 15.069 estabelecimentos credenciados da rede de farmácias e drogarias conveniadas à rede Aqui Tem Farmácia Popular.

Pode comprar remédio com receita antiga?

Assim, a receita obtida em uma consulta antiga provavelmente não será aceita na farmácia, caso você tente comprar novamente aquele remédio que curou o problema da última vez.

Qual a validade dos talonários de Notificação de Receita e de receita de controle especial?

A NRA tem validade de 30 dias em todo o território nacional. Para aquisição em Unidade Federativa diversa da Unidade de prescrição é necessário que seja acompanhada da Receita Médica com justificativa de uso. A NRB ou NBR2 é válida somente dentro da Unidade Federativa que concedeu a numeração.

Quais as atualizações da Portaria 344 98 nos anos de 2020 e 2021?

O Diário Oficial da União publicou, nesta terça-feira (12/12), a atualização do Anexo I da Portaria 344/98. A norma descreve a lista de substâncias sujeitas a controle especial no Brasil, como entorpecentes e psicotrópicas. Com a atualização, a Lenalidomida passou a ser incluída na lista C3 do anexo da Portaria.

Qual o prazo de validade da receita azul?

Receituário médico azul

Cada receituário pode conter a prescrição de apenas uma substância, com quantidade necessária para tratamento durante 30 dias - que é, também, o período de validade da receita.

Qual via da conta de antibiótico fica retida na farmácia?

- Os antibióticos só poderão ser vendidos em farmácias e drogarias do país mediante apresentação da receita de controle especial em duas vias pelo consumidor. - A primeira via da receita ficará retida na farmácia, e a segunda deverá ser devolvida ao paciente carimbada para comprovar o atendimento.

Quais são os tipos de receitas?

Os 4 tipos de receituário médico em bloco por cores
  • 1- Receituário médico branco simples. É a forma mais comum do documento, utilizado para medicamentos que não necessitam de receita médica na hora da compra. ...
  • 2 – Receituário médico branco especial. ...
  • 3 – Receituário médico azul. ...
  • 4 – Receituário médico amarelo.

O que é receita C1 branca?

A receita C1 branca é um receituário de controle especial. Afinal, ela é usada para prescrever e dispensar medicamentos que são classificados pela Anvisa como “outras substâncias sujeitas a controle especial em 02 vias”.

O que mudou na Portaria 344 98?

A substância metanfetamina foi remanejada da Lista "A3" (Lista das Substâncias Psicotrópicas) para a Lista "F2" (Lista de Substâncias Psicotrópicas de Uso Proscrito no Brasil). Remanejamento da substância metanfetamina da Lista "A3" para a Lista "F2".

Qual a importância da Portaria 344 98?

A Portaria 344/98 aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. ... Dessa forma, a Portaria 344/98 define todos os parâmetros para qualquer fim relacionado aos medicamentos e substâncias especiais. Por isso, essa portaria é tão importante e tão cobrada nos certames.

Qual é o prazo máximo que pode ser prescrito antimicrobianos de uso contínuo?

No caso de tratamentos prolongados, ela poderá ser utilizada por até 90 dias. Para isto deverá constar na receita a expressão “uso contínuo” e a quantidade para 30 dias de tratamento.

Qual a cor do documento notificação de receita especial?

A Receita de controle especial é de cor branca e deve ser preenchida em 2 vias. A primeira via é de posse da farmácia ou drogaria e a segunda é do paciente.

O que diz a Portaria 344?

PORTARIA Nº 344, DE 12 DE MAIO DE 1998(*) Aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial.

Quem tem direito a comprar na farmácia popular?

O programa Farmácia Popular é liberado à toda a população, em especial aos indivíduos que apresentam dificuldades em seguir o tratamento medicamentoso por causa da falta de renda. Ainda que você tenha um plano de saúde e não seja paciente do SUS, você pode usufruir dos benefícios da Farmácia Popular.

O que é preciso para pegar remédio na farmácia popular?

O programa Farmácia Popular foi criado com o objetivo de garantir a continuidade do tratamento de doenças através de medicamentos gratuitos ou com descontos. Para ter acesso ao desconto/gratuidade, o paciente precisa da receita médica (do SUS ou particular), documento de identidade e comprovante de endereço.

Artigo anterior
Como limpar e consagrar baralho cigano?
Artigo seguinte
Qual SUV que mais desvaloriza?