Quanto à ou a?

Perguntado por: Francisca Pinho de Matos  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (40 avaliações)

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Quanto à ele tem crase?

2ª Dúvida: Existe crase antes de pronomes pessoais? Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.

Que se refere à ou a?

Referente à é o correto. Se a palavra seguinte for masculina ficará referente AO, isso comprova que ocorre crase se a palavra for feminina. Se o caso for "referente a valores e prazos" (no que se refere a valores e prazos), não se usa crase.

Quanto às outras tem crase?

Sim, Monique. A expressão “umas às outras”, que indica uma ação recíproca, tem crase, ou seja, existe nela a contração da preposição a com o artigo definido feminino as. Equivale a “uma a + as outras”. Exemplo: “As colegas elogiavam-se umas às outras em público, mas pelas costas eram pura maledência”.

Quando se usa a?

á: é usado para acentuar a sílaba tónica de uma palavra (nunca é usado isoladamente). Ex.: água; árvore; mágica; vácuo; página. à: implica uma direção, sentido ou ação (é sempre usado isoladamente exceto aquando da fusão com artigos ou pronomes como em: às, àquelas, àqueles).

Quando usar “a”, “à” ou “há”? - Com Prof. Noslen

38 questões relacionadas encontradas

Quando usar a reticências?

Reticências são um sinal de pontuação que indica a interrupção de um pensamento e tem grande poder de sugestão. Elas também são usadas, por exemplo, na interrupção da fala de um personagem. Além disso, podem indicar hesitação, sugerir o prolongamento de uma ideia ou apontar a supressão de palavra(s).

Quando usa a crase?

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Tem crase antes de as outras?

Os vocábulos “outra” e “demais” são pronomes indefinidos. A crase ocorre porque alguns pronomes indefinidos, como os do exemplo, admitem artigo definido antes. Logo, referir-se A + A outra = À outra; referir-se A + AS demais = ÀS demais.

Pode haver crase antes da palavra outras?

Muitos julgaram inadequado o uso do acento indicador de crase, pois não o há diante de pronomes indefinidos. Ocorre, porém, que “outro” é um pronome indefinido que varia em gênero e número – outro, outra, outros, outras – e que pode ser determinado por artigo – o outro, a outra, os outros, as outras.

Tem crase antes da palavra qualquer?

NÃO USAMOS A CRASE:

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

O que se refere a?

No que diz respeito a: 1 no que diz respeito a, no que respeita a, no que concerne a, quanto a, relativamente a, em relação a, com relação a, em referência a, com respeito a, a respeito do, no que toca a, no que está relacionado com, no tocante a, no que tange a, sobre, acerca, no que corresponde a.

Está a tem crase?

A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes demonstrativos. Os pronomes demonstrativos não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.

Está associado a ou a?

O verbo associar tem como regência a preposição a. Exemplo: «Associo sempre o João ao Ricardo, por serem tão amigos.» Se o verbo for reflexivo (associar-se), então a regência pode ser feita com as preposições a, em ou com.

Quanto a minha crase?

O uso da crase antes de pronomes possessivos é facultativo. Isso acontece porque os pronomes possessivos podem ser ou não precedidos de um artigo definido. Haverá crase se o pronome possessivo for precedido de um artigo: Eu chamei a minha mãe. Eu disse à minha mãe que você viria.

É correto usar crase entre números?

A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

Quanto a data ou quanto a data?

A forma correta de escrita é até à data de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a contração à. Até à data advém do uso da preposição até + a [com o sentido de um tempo limite em que alguma coisa, evento etc. termina ou deve terminar] em relação a a data [data presente ou limite final temporal].

Onde não colocar crase?

Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos:
  • Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ...
  • Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quais palavras tem crase?

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

O que significa reticências em uma frase?

A palavra tem origem no latim e significa algo implícito. De uma forma geral, as reticências indicam um pensamento que ainda não terminou ou a omissão de alguma coisa que não foi escrita. Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase.

O que significa esses três pontos?

Os três pontinhos se chamam reticências e são usados, num texto, para indicar interrupção do pensamento (por ficar, em regra, facilmente subentendido o que não foi dito), ou omissão intencional de coisa que se devia ou podia dizer, mas apenas se sugere, ou que, em certos casos, indica insinuação, segunda intenção, ...

Quanto a esta ou a está?

Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.

Quanto a moça tem crase?

Nessa frase, “a tarde” e “a moça” exercem a função de sujeito; e “as roupas”, a de objeto direto. Só se usa crase diante da palavra “casa” se estiver especificada ou se “casa” significar “prédio, construção”. A moça voltou a casa. – sem crase, pois “casa” não está especificada mesmo havendo a preposição “a”.

Deve a tem crase?

No sentido de em razão de, por causa de, DEVIDO sempre será acompanhado da preposição a. Essa relação entre um verbo e um termo que o complementa, estabelecida através de uma preposição, é chamada de regência verbal. Se após essa expressão surgir um substantivo feminino, ocorrerá a crase.

Como usar esta ou essa?

O pronome esta indica que a casa está perto da pessoa que fala. "Compro essa casa em sua cidade (aí)". O pronome essa indica que a casa está perto da pessoa com quem falo, ou distante da pessoa que fala. O pronome este/esta também se refere ao tempo presente ou futuro muito próximo.

Artigo anterior
Qual a diferença do XS para o XS Max?
Artigo seguinte
Como faço para saber a localização de outro celular?