Quanto a minha tem crase?

Perguntado por: Mário Lucas de Batista  |  Última atualização: 21. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (69 avaliações)

É facultativo o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes. Observe: Minha avó tem setenta anos. // A minha avó tem setenta anos.

Tem crase antes de meu?

2ª Dúvida: Existe crase antes de pronomes pessoais? Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.

Quanto à ela tem crase?

Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.

Quanto a sua ou quanto a sua?

A expressão “quanto a”, que significa “no que se refere a” ou “relativamente a” é composta de dois vocábulos, sendo o último uma preposição “a”, o que a torna uma locução prepositiva. Como é acompanhada da preposição a, quando a expressão quanto se ligar a um substantivo feminino determinado, o “a” será craseado.

Quanto a mim ou quanto eu?

3) A regra fundamental nesse campo diz que o pronome eu é do caso reto, o que significa que serve para funcionar como sujeito. Enquanto isso, o pronome mim é do caso oblíquo, o que quer dizer que ele desempenha uma função sintática própria de um complemento (jamais de um sujeito).

COMO SABER SE TEM CRASE? - Profa. Pamba

43 questões relacionadas encontradas

É correto falar a mim?

4) Nas palavras de Laudelino Freire, "é de boa linguagem reforçar o pronome objeto com o pronome oblíquo correspondente, ou com o pronome ele, precedidos um e outro da preposição a. Exs.: Mato-me a mim; Sirva-lhes a eles de castigo"3.

É errado falar pra mim?

Ela só pode ser exercida pelos pronomes pessoais retos, nunca pelos oblíquos, como é o caso do pronome mim. Errado: Há vários exercícios para mim fazer. Correto: Há vários exercícios para eu fazer. Nada de errado nessa construção.

Tem crase em a sua?

06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase.

Quanto a isso ou quanto a isto?

Geralmente, isso emprega-se, quando este pronome se refere a um ser que está perto da pessoa, para quem se fala; e emprega-se isto, quando este pronome se refere a um ser que se encontra perto de quem fala: ... O pronome isso refere-se ainda ao seguinte: 1. – Refere-se a alguma coisa já mencionada: Olha, isso não sabia eu.

Quando se usa os dois pontos?

Dois Pontos
  1. Os dois pontos (:) fazem parte dos sinais de pontuação usados na língua portuguesa. ...
  2. Começar uma enumeração.
  3. Antes de uma citação ou fala de alguém.
  4. Introduzir uma explicação, esclarecimento ou resumo.
  5. Nos discursos diretos.
  6. Anteceder um exemplo, observação ou nota.
  7. Antes de orações apositivas.
  8. Depois de vocativos.

Quanto às outras tem crase?

A expressão “umas às outras”, que indica uma ação recíproca, tem crase, ou seja, existe nela a contração da preposição a com o artigo definido feminino as. Equivale a “uma a + as outras”. Exemplo: “As colegas elogiavam-se umas às outras em público, mas pelas costas eram pura maledência”.

Como usar o tanto quanto?

As expressões tanto quanto e tanto como são sinônimas na expressão de comparações:
  1. Ela é inteligente tanto quanto ele.
  2. Ela é inteligente tanto como ele.

Como se escreve a ela?

pronome Pessoa ou coisa feminina de quem se fala ou se escreve. [Gramática] Pode funcionar como sujeito (ela precisa estudar), como complemento preposicionado (fui embora com ela) ou como predicativo (o autor da música é ela). [Gramática] Forma feminina do pronome ele.

Tem crase antes de alguém?

NÃO USAMOS A CRASE:

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Pode usar crase antes de pronome indefinido?

A crase é, via de regra, o encontro entre o artigo definido 'a' e preposição 'a'. Dessa forma, antes de pronomes indefinidos (algum, muitos, pouco, pouca, nenhum etc) NÃO há crase.

Quando não pode usar crase?

Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: 1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ... 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Como usar a expressão isto é?

expressão Ou seja; quer dizer que; expressão usada para explicar alguma coisa já mencionada anteriormente: ele não disse a verdade, isto é, mentiu. Etimologia (origem de isto é). Pronome isto + conj.

Como se escreve isso ou isto?

Esse, essa e isso: indicam um tempo passado ou futuro próximo no discurso; Este, esta e isto: indicam um período relacionado ao tempo presente ou que ainda não findou-se; Aquele, aquela e aquilo: indicam um afastamento, um passado distante.

Foi solicitado A ou A?

Assim: “pedido a ele” / “pedido a ela” (sem crase), mas “ir ao quarto” / “ir à sala”; “menção ao autor” / “menção à autora”; “referente ao rapaz” / “referente à moça”; “quanto aoproblema” / “quanto à questão”.

Qual o correto sua mãe ou tua mãe?

Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os pronomes “seu, sua, seus e suas” referem-se à terceira pessoa do singular, portanto “ele/ela”.

Como usar para mim?

Para mim: quando exerce a função de objeto indireto na oração, sendo sempre precedido de uma preposição que, nesse caso, é o “para”: comprou para mim; escreveu para mim; etc. Para eu: exerce a função de sujeito da oração, sendo sempre acompanhado de um verbo no infinitivo: para eu comprar; para eu escrever; etc.

Quando usar o Mim exemplos?

Mim: pronome oblíquo tônico que exerce a função de objeto direto. Sempre vem acompanhado de preposição.
...
Veja os exemplos:
  1. Deixou o trabalho para eu fazer. CORRETO.
  2. Deixou o trabalho para mim fazer. ...
  3. Nuno guardou o presente para eu ver. ...
  4. Nuno guardou o presente para mim ver.

Qual a diferença entre mim e você?

Está correto o uso do pronome pessoal oblíquo tônico mim porque os pronomes pessoais do caso oblíquo assumem a função de objeto indireto. O uso de você está correto porque é um pronome pessoal de tratamento, bem como o senhor e a senhora.

Qual é o certo mim ou me?

Diferença entre me e mim

Esses pronomes exercem na oração a função de objeto ou complemento. O que os diferencia é o uso de preposição: me pode ser objeto direto ou indireto, dependendo da transitividade do verbo. Mim sempre vem regido de preposição.

O que é nela?

Significado de Nela

contração Expressão contraída equivalente a em ela; retoma a ideia, através do pronome, do que foi mencionado anteriormente: comprou uma casa e colocou nela o que tinha ganhado. [Gramática] Contração da preposição em e do pronome pessoal ela. Etimologia (origem da palavra nela).

Artigo anterior
Quem ama não tem ciúmes versículo?
Artigo seguinte
Qual objetivo da preservação do meio ambiente?