Quanto a mim tem crase?

Perguntado por: Kelly Mónica Nascimento de Cardoso  |  Última atualização: 14. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (66 avaliações)

Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.

Quanto à ela tem crase?

Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.

Quanto a mim ou quanto eu?

3) A regra fundamental nesse campo diz que o pronome eu é do caso reto, o que significa que serve para funcionar como sujeito. Enquanto isso, o pronome mim é do caso oblíquo, o que quer dizer que ele desempenha uma função sintática própria de um complemento (jamais de um sujeito).

Quanto a minha crase?

É facultativo o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes. Observe: Minha avó tem setenta anos. // A minha avó tem setenta anos.

Tem crase antes de você?

A forma correta de escrita é a você, sem acento indicador de crase. A construção à você, com acento indicador de crase, está errada. Não ocorre crase antes do pronome de tratamento você.

CRASE: USO E REGRAS | GRAMÁTICA | QUER QUE DESENHE?

41 questões relacionadas encontradas

É correto usar crase antes de pronome possessivo?

* O uso da crase antes de pronomes possessivos no singular, desde que antecedam um substantivo (pronome adjetivo), é facultativo.

Quais pronomes aceita crase?

OBS.: Os únicos pronomes de tratamento que admitem crase antes de si são senhora e senhorita .

Quanto às outras tem crase?

A expressão “umas às outras”, que indica uma ação recíproca, tem crase, ou seja, existe nela a contração da preposição a com o artigo definido feminino as. Equivale a “uma a + as outras”. Exemplo: “As colegas elogiavam-se umas às outras em público, mas pelas costas eram pura maledência”.

É correto falar a mim?

4) Nas palavras de Laudelino Freire, "é de boa linguagem reforçar o pronome objeto com o pronome oblíquo correspondente, ou com o pronome ele, precedidos um e outro da preposição a. Exs.: Mato-me a mim; Sirva-lhes a eles de castigo"3.

É errado falar pra mim?

Ela só pode ser exercida pelos pronomes pessoais retos, nunca pelos oblíquos, como é o caso do pronome mim. Errado: Há vários exercícios para mim fazer. Correto: Há vários exercícios para eu fazer. Nada de errado nessa construção.

É errado falar sobre mim?

É incorreto dizer essas coisas porque o “Eu” é um pronome pessoal. Isso significa que ele só desempenha uma função de sujeito, nunca de objeto como os pronomes oblíquos. Portanto, você precisa estar com a Sintaxe em dia e se lembrar que “mim” não conjuga verbo, só o “eu”.

Quando usar o Mim exemplos?

Mim: pronome oblíquo tônico que exerce a função de objeto direto. Sempre vem acompanhado de preposição.
...
Veja os exemplos:
  1. Deixou o trabalho para eu fazer. CORRETO.
  2. Deixou o trabalho para mim fazer. ...
  3. Nuno guardou o presente para eu ver. ...
  4. Nuno guardou o presente para mim ver.

Quanto a isso ou quanto a isto?

Geralmente, isso emprega-se, quando este pronome se refere a um ser que está perto da pessoa, para quem se fala; e emprega-se isto, quando este pronome se refere a um ser que se encontra perto de quem fala: ... O pronome isso refere-se ainda ao seguinte: 1. – Refere-se a alguma coisa já mencionada: Olha, isso não sabia eu.

Como usar o tanto quanto?

As expressões tanto quanto e tanto como são sinônimas na expressão de comparações:
  1. Ela é inteligente tanto quanto ele.
  2. Ela é inteligente tanto como ele.

Como se escreve a ela?

pronome Pessoa ou coisa feminina de quem se fala ou se escreve. [Gramática] Pode funcionar como sujeito (ela precisa estudar), como complemento preposicionado (fui embora com ela) ou como predicativo (o autor da música é ela). [Gramática] Forma feminina do pronome ele.

Qual é o certo mim ou me?

Diferença entre me e mim

Esses pronomes exercem na oração a função de objeto ou complemento. O que os diferencia é o uso de preposição: me pode ser objeto direto ou indireto, dependendo da transitividade do verbo. Mim sempre vem regido de preposição.

Que nem a mim ou igual a mim?

Eu é usado com verbo. "Tem louça para mim?" >>> Mim não há verbo. Nesse contexto somente "nem eu" é correto, mas "nem a mim" também pode ser usado quando o sujeito não é você, ou seja, quando uma ação está sendo feita em relação a você, para você, em você, e não o contrário.

Qual a diferença entre mim e você?

Está correto o uso do pronome pessoal oblíquo tônico mim porque os pronomes pessoais do caso oblíquo assumem a função de objeto indireto. O uso de você está correto porque é um pronome pessoal de tratamento, bem como o senhor e a senhora.

Tem crase antes de outros?

Os vocábulos “outra” e “demais” são pronomes indefinidos. A crase ocorre porque alguns pronomes indefinidos, como os do exemplo, admitem artigo definido antes. Logo, referir-se A + A outra = À outra; referir-se A + AS demais = ÀS demais.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Quando se deve usar crase?

Uso obrigatório da crase
  1. Quando o verbo exigir preposição a e a seguir houver um artigo a e um substantivo feminino. Exemplos: ...
  2. Em expressões que indiquem hora. Antes de locuções indicativas de horas, o acento grave deve ser utilizado. ...
  3. Em locuções femininas que indicam modo, tempo e lugar. ...
  4. Antes das palavras casa e terra.

Onde não se usa crase?

Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos:
  • Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ...
  • Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Quando usar crase ou não?

Quando usar crase? Ocorre crase: Antes de palavras femininas em construções frásicas com substantivos e adjetivos que pedem a preposição a e com verbos cuja regência é feita com a preposição a, indicando a quem algo se refere, como: agradecer a, pedir a, dedicar a,… Aquele aluno nunca está atento à aula.

Tem crase antes de pronome possessivo masculino?

Crase proibida

Já antes dos pronomes possessivos masculinos (seu, nossos, meu, vossos, etc.) , não existe crase.

Pode usar crase antes de pronome demonstrativo?

A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes demonstrativos. Os pronomes demonstrativos não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.

Artigo anterior
Qual a composição de um tecido feito de viscolycra?
Artigo seguinte
O que é um gateway de exemplos?