Quanto à classificação das complicações de Terapia de Nutrição Enteral?

Perguntado por: Ivan Gil de Pinheiro  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (39 avaliações)

As complicações relacionadas à Terapia Nutricional enteral são divididas em complicações gastrointestinais, mecânicas, metabólicas e infecciosas.

Quais as principais complicações da terapia nutricional enteral?

Entre as complicações gastrointestinais mais frequentes no uso da Nutrição Enteral estão diarreia, vômitos, náuseas e constipação. Ainda pode ocorrer a gastroparesia, uma dificuldade no esvaziamento gástrico, tornando-o mais lento.

Qual o tipo de complicação na nutrição enteral considerada de maior gravidade?

A complicação por aspiração é considerada a complicação de maior gravidade na nutrição enteral. Causas: - Velocidade excessiva na administração da dieta - Estase gástrica - detectada pela presença de distensão epigástrica e pelo grande volume de resíduo gástrico.

Como são classificadas as dietas enterais?

As dietas enterais são classificadas:

osmolaridade, menor custo, hiperprotéicas, hipercalóricas suplementadas com fibra, etc. aminoácidos cristalinos, osmolaridade mais alta, digestão facilitada, absorção intestinal alta.

Como são classificadas as fórmulas enterais?

Tabela 1 – Classificação das formulações enterais. Apresentação (fórmulas industrializadas) Pó para reconstituição (sistema aberto) Necessitam de água ou outro diluente para serem reconstituídas. Líquidas semiprontas (sistema aberto) Reconstituídas industrialmente, mas exigem manipulação prévia à administração.

Nutrição Enteral : Parte 1| Curso Preparatório Residências

34 questões relacionadas encontradas

O que é dieta Normocalórica e Normoproteica?

Uma dieta normoproteica consiste na quantidade padrão de proteínas recomendadas. Essa quantidade é maior ou igual a 10% e menor que 20% do valor energético total. Em combinação com uma dieta normocalórica, que representa quantidades normais de calorias para manutenção do estado nutricional.

Qual a complicação gastrointestinal mais frequente durante a terapia nutricional enteral?

Dos pacientes analisados, 77,3% tiveram algum tipo de complicação gastrointestinal; a mais frequente foi vômito (36,3%), seguida de diarreia (31,8%) e constipação intestinal (31,8%). CONCLUSÃO: Foi observada elevada frequência de complicações gastrointestinais.

Quais as possíveis complicações com a SNE?

A inserção da sonda é de responsabilidade do enfermeiro e o seu manuseio incorreto pode acarretar complicações, como infecções nas vias aéreas, náuseas, distensão abdominal, obstrução da sonda e perfurações do sistema digestivo.

Qual o maior risco do paciente fazendo uso de sondas para alimentação?

Resumindo, as principais complicações encontradas na literatura e também baseadas na experiência clínica são: deslocamento da sonda internamente ou externamente e obstrução da via jejunal destinada à administração da nutrição enteral devido ao menor calibre da sonda.

Quais são as complicações decorrentes da utilização da terapia nutricional enteral e da nutrição parenteral?

As complicações relacionadas à Terapia Nutricional enteral são divididas em complicações gastrointestinais, mecânicas, metabólicas e infecciosas. Dentre as complicações gastrintestinais destacam-se: distensão abdominal, náuseas e vômitos, diarreia, constipação e isquemia intestinal.

Quais são as principais intercorrências encontradas com uso da nutrição parenteral?

As complicações relacionadas ao cateter incluem infecção, oclusão, trombose da veia central, embolia pulmonar e sepse.

É uma complicação mecânica relacionada ao uso de nutrição parenteral?

É uma complicação mecânica relacionada ao uso de nutrição parenteral: estase gástrica.

Quais são as complicações mais comuns decorrente da sondagem gástrica?

O erro pode resultar em complicações como pneumonia, pneumotórax e até morte do paciente. É possível ainda que ocorra a tunelização da sonda pela mucosa esofágica e consequentemente a perfuração, além de estenose do esôfago, facilitando o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago.

Quais são as situações que impedem o início da terapia nutricional enteral?

As contra-indicações as mais frequentes são: disfunção do TGI ou condições que requerem repouso intestinal, obstrução mecânica do TGI, refluxo gastroesofágico intenso, íleo paralítico, hemorragia gastrintestinal severa, vômitos e diarreia severa, fístula do TGI de alto débito (>500 mL/dia), enterocolite severa, ...

Quais os cuidados de enfermagem com paciente em uso de SNE é dieta enteral?

Limpe diariamente a parte externa da sonda com gaze, água e álcool a 70% ou sabonete suave. Seque bem. Cuidado para não puxar a sonda acidentalmente. Caso haja saída ou entupimento, ela deverá ser trocada pelo médico.

Quanto tempo uma pessoa vive se alimentando por sonda?

Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.

Quais as possíveis complicações da gastrostomia?

As principais complicações associadas à gastrostomia são: extravasamento de suco gástrico e/ou dieta pelo óstio da gastrostomia; inflamação do óstio da gastrostomia por irritação química (suco gástrico) e infecção do óstio com drenagem de secreção purulenta.

Quais os cuidados de enfermagem ao administrar uma dieta enteral?

CUIDADOS DE ENFERMAGEM
  1. Lavagem das mãos antes e após o procedimento;
  2. Limpeza com álcool e gaze nas junções da sonda e equipo antes de instalar a dieta;
  3. Manter a sonda fixa na pele, com esparadrapo anti-alérgico;
  4. Não tracionar a sonda enteral;

Quanto é uma dieta Normocalorica?

A DIETA NORMOCALÓRICA oferece cerca de 2000 calorias/dia e é indicada para pessoas adultas eutróficas.

Como calcular uma dieta Normocalorica?

Na dieta normocalórica as calorias ingeridas serão iguais às calorias que o corpo necessita e vai queimar. Portanto, se durante o dia forem necessárias umas 1500 kcal, para o desempenho das atividades diárias, a dieta deve conter também 1500 kcal, com uma partição de macronutrientes o mais equilibrado possível.

Como calcular dieta Normocalorica?

Como exemplo, podemos citar um paciente que necessita de 1800Kcal por dia.
  1. Se ele for utilizar a dieta com 1.2Kcal/ml, será necessário o volume diário de 1500ml da dieta.
  2. Se ele for utilizar a dieta com 1.5Kcal/ml, será necessário o volume diário de 1200ml da dieta.

O que são fórmulas enterais?

O que são fórmulas para nutrição enteral? Fórmulas para nutrição enteral são alimentos para fins especiais industrializados, aptos para uso por tubos (por exemplo, sondas enterais), que podem também ser utilizados por via oral.

Quais são os tipos de classificações das fórmulas para preparar os nutrientes?

Algumas fórmulas também são classificadas de acordo com a complexidade dos seus nutrientes (poliméricas, oligoméricas e hidrolisadas) e sua osmolalidade, ou seja, sua tolerância digestiva (hipotônicas, isotônicas e hipertônicas).

Como escolher uma fórmula enteral?

A escolha do acesso enteral deve ser baseada na condição clínica do paciente, estado da patologia, anatomia do trato gastrointestinal, motilidade gástrica e intestinal, estimativa do tempo de uso da terapia nutricional e também nos riscos pertinentes a terapia (Algoritmo ASPEN 2010).

Artigo anterior
O que é a cultura de um país?
Artigo seguinte
Tem que pagar para dar baixa no MEI?