Quantas vezes se pode recorrer de uma multa?

Perguntado por: Henrique José Amorim de Loureiro  |  Última atualização: 6. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (46 avaliações)

O motorista que recebe uma notificação de infração, seja qual for a situação, tem o direito de recorrer contra a multa de trânsito por até três vezes. As fases são: Defesa Prévia, 1ª instância Junta Administrativa de Recursos de Infrações - JARI e 2ª instância Conselho de Trânsito - CETRAN.

Qual a chance de recorrer uma multa e ganhar?

Um dos maiores sinais de que podemos ajudar você a ganhar o seu recurso de multa é a nossa taxa de deferimento, que não nos deixa mentir! Como eu informei acima, o nosso índice de sucesso é de, aproximadamente, 71%.

É possível recorrer multa após o prazo?

Isso significa que o condutor que perdeu o prazo para a apresentação da Defesa Prévia ou deseja recorrer diretamente em 1ª estância pode fazê-lo sem nenhum problema. Sendo assim, perder o prazo da Defesa Prévia não interfere em seu processo. Você apenas estará deixando passar uma das suas chances de se defender.

Como recorrer a multa pela segunda vez?

Recurso ao CETRAN – 2ª instância

Da mesma forma como ocorre em 1ª instância, o prazo para recurso em 2ª instância não será inferior a 30 dias, contados a partir do recebimento de aviso de indeferimento do recurso à JARI. Essa é a última instância para recorrer sua infração e cancelar suas penalidades.

O que fazer quando o recurso de multa e indeferido?

No caso indeferimento (não aceita) o proprietário ou condutor pode enviar recurso de multa de trânsito a JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações). No caso deferimento (aceita) a multa não é nem gerada, será cancelada a autuação, não receberá nem os pontos nem a aplicação de penalidade.

COMO RECORRER MULTA DE TRÂNSITO 2021 - Rápido e Fácil

29 questões relacionadas encontradas

O que quer dizer indeferido com recurso?

Indeferido é o pedido ou solicitação não foi aceito, que não teve despacho, ou não aconteceu o que a pessoa solicitou. Indeferido representa algo não foi atendido, independente do motivo, então recebe o status de indeferido.

Como saber se a defesa da multa foi aceita?

1º Passo — Acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito do seu estado ou do órgão responsável em sua cidade e abrir a página referente a INFRAÇÕES e depois em ACOMPANHAMENTO DE RECURSO DE PENALIDADES.

Qual o prazo para recurso em segunda instância?

O prazo para apresentação do Recurso em 2ª instância é de 30 dias, contado da publicação ou da notificação da decisão da Jari (resultado do recurso em 1ª instância).

Quanto tempo tem que ser julgado o recurso de uma multa?

Nos termos do artigo 285 e 288 do CTB, a autoridade de trânsito terá o prazo de 30 (trinta) dias, sem prorrogações, para julgar os recursos administrativos remetidos à JARI ou CETRAN.

Como recorrer de multa de Trânsito pela internet?

Para recorrer da multa aplicada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran. SP) o interessado deve entrar no site do Detran de São Paulo e clicar em “Solicitar e acompanhar recurso de penalidade”.

Como recorrer a multa de trânsito após 30 dias?

A resposta para essa pergunta é simples: sim, a notificação de autuação expedida depois do prazo de 30 dias leva ao arquivamento do auto de infração . Ou seja, retomando o exemplo da infração registrada em 10 de julho, se o órgão enviar a notificação dia 11 de agosto, as penalidades não devem ser aplicadas.

O que é uma multa vencida?

Somente após esse prazo vencer e se não houver defesa deferida, é que a infração é lançada como multa em débito. Estando a multa vencida, o proprietário do veículo passa a ser obrigado a pagar o débito para conseguir licenciar o veículo ou transferir a propriedade do mesmo.

Qual a melhor empresa para recorrer multas?

Doutor Multas, a Empresa de Recurso de Multa de Trânsito Ideal Para Você Com experiência e uma equipe de especialistas em Direito de Trânsito, o Doutor Multas é a empresa ideal para o seu recurso.

O que acontece quando recorrer uma multa de trânsito?

Nesse momento, a multa ainda não foi aplicada, pois a infração ainda não foi confirmada. Será enviado um aviso ao proprietário do veículo notificando a infração constatada. ... A defesa deve ser direcionada à autoridade de trânsito responsável pela aplicação da penalidade, dentro do prazo estipulado na notificação.

Quanto um advogado cobra para recorrer de multa de trânsito?

Sobre os valores, uma multa gravíssima hoje, custa R$ 293,47 e para ter seu recurso elaborado por um profissional do LIMPA MULTAS, é cobrado a taxa de 15% do valor da multa, ou seja, R$ 44,00 é o valor que você investirá para ter seu recurso feito por um profissional.

Quanto tempo demora para defesa de multa?

281-A que determina o prazo de 30 dias para o condutor apresentar a Defesa Prévia. Esse prazo deverá ser expresso na notificação de autuação e no auto de infração, quando o auto valer como uma notificação. Também é importante falar sobre o art.

Qual prazo para julgamento da defesa prévia?

Conforme emendaaprovada, os Detrans terão prazo de 180 dias para analisar a defesa prévia apresentada pelo motorista. Se esse prazo for descumprido, poderá ocorrer o cancelamento imediato da autuação. O projeto original estabelece prazo de 60 dias para essa análise.

Quanto tempo a JARI tem para julgar recurso de multa?

É de conhecimento de todos que a JARI tem 30 dias para julgar o recurso a ela remetido. Isso é fato e é a previsão do artigo 285 do CTB: Art.

Quanto tempo leva para um processo ser julgado em segunda instância?

Em geral o processo fica na segunda instância aproximadamente de 2 ( dois ) a 3 ( três ) anos, aguardando julgamento. Importante: O encaminhamento do processo para a segunda instância é feito pelos funcionários da primeira instância.

O que acontece quando um processo vai para segunda instância?

A partir daí, o processo não será avaliado pelo mesmo juiz. Ele irá para um tribunal, e lá será julgado por desembargadores, que são os juízes de segunda instância. Essa decisão não se chama sentença, e sim acórdão (palavra pouco utilizada nos veículos de imprensa). Depois dessa decisão, não tem mais como recorrer.

Quanto tempo demora para o desembargador julga o processo?

Juízes têm 120 dias para julgar casos pendentes.

Como saber se a multa foi transferida para o condutor?

Para começar, veja quais são os cinco passos básicos para isso:
  1. Tenha em mãos os documentos do carro e a CNH;
  2. Tenha um computador conectado à internet;
  3. Acesse o site do Detran do seu estado;
  4. Acesse a área do site reservada para consulta de multas;
  5. Digite as informações solicitadas, como placa e Renavam.

O que fazer quando pedido foi indeferido?

O recurso administrativo pode ser feito sem a presença de advogado, bastando você explicar porque não concorda com a decisão. Você deve juntar documentos se for o caso, como por exemplo, cópia de Carteira de Trabalho. Você deve usar o formulário para a junta de recurso da previdência social.

O que fazer quando o benefício é indeferido?

A primeira é entrar com um pedido de reconsideração (PR) solicitando uma nova perícia médica para reavaliar seu caso. O pedido deve ser feito em até 30 dias após o indeferimento, e novos exames e laudos devem ser apresentados para reforçar a comprovação da incapacidade.

Como recorrer ao pedido indeferido do INSS?

Como entrar com o recurso
  1. Todo segurado do INSS, ou dependente de segurado que faleceu, e teve seu benefício indeferido (negado) poderá fazer um recurso administrativo para reverter a decisão.
  2. O segurado pode fazer o recurso diretamente pelo site do INSS.

Artigo anterior
O que é dangai no judô?
Artigo seguinte
O que é um operador de máquina?