Quantas pessoas no mundo não têm acesso a água potável?

Perguntado por: Mónica Alves  |  Última atualização: 21. April 2025
Pontuação: 4.4/5 (28 avaliações)

Um bilhão e 200 milhões de pessoas (35% da população mundial) não têm acesso a água tratada. Um bilhão e 800 milhões de pessoas (43% da população mundial) não contam com serviços adequados de saneamento básico.

Quantos por cento da população não tem acesso à água?

Mais de 33 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e quase 100 milhões ainda não usufruem dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, conforme informações do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), de 2021.

Quais países não têm acesso a água potável?

De acordo com o mapa, Barein, Chipre, Kuwait, Líbano e Omã são os cinco países mais afetados pela escassez de água. Por enquanto, o Brasil se encontra entre os países de baixo a médio estresse hídrico.

Qual a quantidade de água potável no mundo?

Isso porque apesar de mais de 70% da superfície da Terra ser coberta por água, menos de 1% é própria para consumo. Do total de água disponível no planeta, 97% estão nos mares e oceanos (água salgada) e apenas 3% são água doce.

Por que nem todo mundo tem acesso à água potável?

Nem toda água potável é mineral, assim como nem toda água mineral é própria para o consumo direto. A distribuição de água acontece de forma desigual no planeta. Geleiras e calotas polares concentram a maior parte da água doce. A escassez é maior nos países do norte da África e no Oriente Médio.

33 milhões vivem sem acesso a água potável no Brasil | LIVE CNN

28 questões relacionadas encontradas

Porque as pessoas não têm acesso a água potável no Brasil?

Entre eles estão a ampliação da concorrência, a melhoria nos valores de tarifas praticados e a crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus. Segundo o engenheiro, o setor público não possui condições de investir fortemente nessa área, necessitando, para isso, de auxílio privado.

Quantas pessoas não tem água potável no Brasil?

35 milhões de brasileiros não tem acesso à água potável. E 100 milhões não possuem coleta de esgoto em suas residências.

Qual a situação da água no mundo de hoje?

Estima-se que 97,5% da água existente no mundo é salgada e não é adequada ao nosso consumo direto nem à irrigação da plantação. Dos 2,5% de água doce, a maior parte (69%) é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% encontra-se nos rios.

Qual é o motivo da falta de água?

Principais causas: crescimento populacional, poluição das águas, desperdício na distribuição e no uso, e mudanças climáticas. Menos de 1% da água de todo planeta é doce e está disponível para o consumo humano.

Qual o país que tem mais água potável no mundo?

1°) Brasil – 5,661 bilhões de metros cúbicos

O Brasil é a maior reserva hidrológica do planeta e a divisão da água doce encontra-se da seguinte forma: 70% na região norte, 15% na região centro-oeste, 6% no sudeste, 6% no sul e 3% no nordeste.

Qual o país com menos água potável?

No Kuwait, país com a menor disponibilidade de água do mundo, a luta por esse recurso é sempre uma prioridade do Estado, que precisa importar uma grande quantidade– ao passo em que o país é um dos maiores exportadores de petróleo – e também recorrer a técnicas de dessalinização da água do mar.

Pode faltar água no mundo?

Um panorama sobre a situação atual da água

Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a previsão é de que a falta de água afetará cerca de 5 bilhões de pessoas no mundo até o ano de 2050. Esse número representa metade da população mundial estimada para o período.

Onde falta água potável no Brasil?

“Na Amazônia está a maior parte da água doce do país e, ao mesmo tempo, os menores percentuais de acesso a serviços de água potável e esgoto. O crescente desmatamento coloca em risco o regime de chuvas que abastece lençóis freáticos no centro sul do país.

Qual é a situação da água potável no Brasil?

O levantamento mais recente do Instituto Trata Brasil apontou que quase 35 milhões de pessoas não tem acesso à água potável no Brasil. Além disso, cerca de 100 milhões não possuem coleta de esgoto, resultando em doenças que podem levar até à morte.

Quais são as consequências da falta de água?

A falta de água potável leva também a uma higiene e saneamento deficientes, o que aumenta ainda mais o risco de doenças. Impacto no meio ambiente: a escassez de água potável conduz ao esgotamento dos recursos hídricos disponíveis, à perda de biodiversidade e a danos nos ecossistemas.

Quais são os países que sofrem com a escassez de água?

Segundo os dados, os países com maior problema de falta de água no mundo estão concentrados principalmente no Oriente Médio:
  1. Catar.
  2. Israel.
  3. Líbano.
  4. Irã
  5. Jordânia.

Como podemos resolver o problema da falta de água?

Dentre as estratégias para enfrentar a crise de água, destacam-se a dessalinização da água do mar, a transposição de rios, a água de reúso e a conscientização da população. É cada vez maior o numero de países ao redor do mundo que sofrem com a escassez de água potável.

O que fazer para solucionar a falta de água?

Conheça quais são elas:
  1. evitar o desperdício de água ao tomar banho, lavar louça e escovar os dentes;
  2. ficar atento quanto aos vazamentos internos;
  3. trocar a mangueira pela vassoura para a limpeza de áreas externas;
  4. não jogar lixo em rios, lagos e praias;
  5. praticar e incentivar o consumo sustentável;

Como resolver o problema de falta de água?

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder
  1. Instale um sistema de monitoramento de caixa de água.
  2. Nunca economize água para beber e guarde o líquido para cozinhar e consumir.
  3. Diminua a frequência de banhos.
  4. Colete água cinza de todas as maneiras possíveis.
  5. Monte um chuveiro econômico.
  6. Colete água da chuva em cisternas.

Qual é a região que mais sofre com a falta de água?

A crise da água no Brasil ocorre em maior grau na região Sudeste e é motivada por fatores naturais e também relacionados com a gestão pública.

O que seria do mundo sem água?

Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela, não poderíamos conceber como seriam a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. 3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados.

Qual é a porcentagem de água no planeta Terra?

O nosso planeta também tem alguns, mas os mais famosos deles são o “Planeta Água” e o “Planeta Azul”. Os motivos disso? Para saber quais são eles, primeiramente devemos nos lembrar de que 75% do nosso planeta é coberto por água, e somente 25% dele é coberto por terra.

Como garantir que a água é potável?

São diversos os métodos para desinfetar a água e torná-la potável. Alguns mais tradicionais, como cloração, decantação e filtragem, e outros mais específicos, como desinfecção por ultravioleta e dupla filtração.

Quantas pessoas morrem no mundo por falta de saneamento básico?

Dados da ONU mostram que 15 mil pessoas morrem por doenças ligadas à falta de saneamento. A Organização Mundial da Saúde estima que anualmente 15 mil pessoas morram e 350 mil sejam internadas no Brasil devido a doenças ligadas à precariedade do saneamento básico.

O que dificulta o acesso à água potável?

Todos esses fatores somados aos demais problemas crônicos dos países, como a poluição, a falta de educação de qualidade, transporte público ineficiente, desigualdade social e políticas públicas inadequadas, dificultam a universalização da água potável.

Artigo anterior
O que é tensão limite de escoamento convencional?
Artigo seguinte
Como fazer um grupo fechado no facebook?