Quantas pessoas morreram por causa do césio 137?

Perguntado por: Martim Denis Vieira Neves  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (49 avaliações)

Acidente com Césio-137 foi um acidente radiológico e radiativo que aconteceu em Goiânia, em setembro de 1987, resultando na morte de quatro pessoas.

Quem foram as vítimas fatais do césio 137?

Entre elas, a de dois funcionários do ferro-velho de Devair; a de sua esposa Maria Gabriela Ferreira; e de Leide das Neves Ferreira, sua sobrinha, que na época tinha 6 anos e foi a primeira vítima, tornando-se símbolo da tragédia.

De quem foi a culpa do acidente césio 137?

Criseide Castro Dourado – médica responsável pelo IGR. Orlando Alves Teixeira – médico responsável pelo IGR. Amaurillo Monteiro de Oliveira – dono do prédio.

Como estão hoje as vítimas do Césio 137?

Covid: Goiânia chega a 500 mil pessoas totalmente imunizadas

O cimento é o mesmo que segue até hoje no terreno, que foi adquirido pelo estado para evitar qualquer perfuração ou construção. Desde que o acidente foi identificado, o espaço é monitorado por técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

O que o césio 137 causa nas pessoas?

Os primeiros sintomas da contaminação – náuseas, vômitos, tonturas, diarreia – apareceram algumas horas após o contato com o material. As pessoas procuravam farmácias e hospitais e eram medicadas como vítimas de alguma doença infecto-contagiosa.

Césio 137: maior acidente radioativo do Brasil completa 32 anos

25 questões relacionadas encontradas

Quais as consequências do contato do césio 137 no corpo e na vida dessas pessoas?

As entrevistas evidenciaram que as pessoas que tiveram alguma forma de contato com o elemento químico césio-137 ainda sofrem problemas de saúde, entre eles: radiodermite, queimaduras em várias partes do corpo, imunidade baixa, perda de cabelo, e a dificuldade para receber atendimento hospitalar.

Quais doenças o césio pode provocar?

Doença aguda por radiação
  • Síndrome hematopoiética: Afeta tecidos que produzem células sanguíneas.
  • Síndrome gastrointestinal: Afeta o trato digestivo.
  • Síndrome vascular cerebral: Afeta o cérebro e o sistema nervoso.

Onde estão os rejeitos do césio-137?

São mais de 6 mil toneladas de lixo contaminado com o césio-137, como roupas, móveis e até casas. Todo o material está em um imenso depósito, em Abadia de Goiás, a 20 km da capital.

Como ficou Leide das Neves?

Símbolo da tragédia com o césio-137, ocorrido há 30 anos, em Goiânia, a menina Leide das Neves Ferreira, de 6 anos, foi uma das quatro pessoas que morreram por causa da contaminação com o material radioativo.

Onde está enterrada Leide das Neves?

Leide das Neves foi enterrada no dia 26 de outubro de 1987, no Cemitério Parque, no Setor Urias Magalhães. Os gritos e ofensas dos que não queria que fosse enterrada lá ainda ecoam no cérebro de Lourdes das Neves.

Qual foi o fim de Devair?

As vítimas fatais do “brilho da morte” - como foi apelidado o cloreto de césio - foram enterradas em túmulos revestidos de chumbo e concreto. ... Devair Ferreira, dono do ferro-velho, apesar de ter sido a vítima mais exposta à radiação, morreu sete anos após a tragédia, em 1994.

Porque Leide das Neves foi considerada a maior fonte humana de radiação?

O acidente com Césio-137 resultou em quatro vítimas fatais diretas. A primeira e mais conhecida delas foi a menina Leide das Neves Ferreira, sobrinha de Devair Ferreira. Ela chegou a ingerir alimentos com as mãos sujas de Césio-137, e faleceu no Rio de Janeiro, onde esteve em tratamento, no dia 23 de outubro de 1987.

Qual é o símbolo do césio-137?

Assim, a denominação “césio-137” vem do seu número de massa (A), que corresponde à soma do número atômico com os nêutrons (55 + 82 = 137). Desse modo, sua representação é dada por: 55137Cs.

Onde o césio é encontrado na natureza?

O césio existe na lepidolita, polucita ( silicato de alumínio e césio hidratado ) e em outras fontes. Uma das fontes mundiais mais significativas deste metal são encontradas no Lago Bernic em Manitoba ( Canadá ). São estimados nesta região depósitos de 300 mil toneladas de polucita com uma média de 20% de césio.

Qual o segundo maior acidente radioativo do mundo?

O acidente com o Césio 137 foi o maior da história, por ter ocorrido fora de uma usina nuclear e, o segundo maior acidente radioativo de modo geral. Não pare agora...

Quantos anos ainda deve permanecer a contaminação no local onde foi depositado o césio-137?

Os técnicos responsáveis pela segurança do depósito garantem que nada vazou nesses quase 24 anos e até o que se planta no terreno pode ser consumido.

Quais os efeitos da radiação no corpo?

Exposição a níveis moderados de radiação - acima de um gray (a medida padrão da dose absorvida pelo corpo) - podem resultar em náusea e vômitos, seguidos de diarreia, dores de cabeça e febre.

O que a radiação pode causar no ser humano?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células.

O que fazer para tirar a radiação do corpo?

A descontaminação de pessoas que entram em contato com material radioativo é feita de acordo com o nível da contaminação. Se a contaminação não for alta, é realizado um processo de lavagem do corpo da pessoa com a utilização de água, sabão e vinagre.

Quais foram as principais consequências da contaminação pelo césio no ambiente?

No quesito ambiente, houve uma contaminação em cadeia, o solo, a vegetação que extraía nutrientes deste solo, o gado que se alimentava desta vegetação e, por fim, as pessoas que tomaram o leite de vacas contaminadas.

Quais foram os impactos na saúde físico psicológico social e sistema de saúde e no meio ambiente do acidente radiológico?

São relatados, principalmente, problemas de saúde, problemas psicológicos, insuperabilidade do trauma, e, também, muitas suspeitas das pessoas de que os filhos, nascidos após o acidente, tiveram doenças genéticas a ele relacionadas.

Quais as principais consequências geradas pelo acidente de Chernobyl?

Na ocasião foram avaliadas as áreas contaminadas na Bielorrússia, Rússia e Ucrânia. O trabalho de controle identificou ao menos quatro mil casos de câncer de tireoide. Além disso, foram registrados casos de leucemia e outras formas de câncer agressivas em longo prazo, problemas de circulação e catarata.

O que significa o Césio 137?

O césio-137 é um dos 40 isótopos do metal alcalino césio. É radioativo e possui tempo de meia-vida de cerca de 30 anos. Sua radiação gama emitida é de grande energia, podendo causar riscos à saúde humana. É obtido por fissão nuclear de outros radioisótopos de urânio ou plutônio.

Qual é o elemento 133 da tabela periódica?

Césio 133: utilizado na construção de relógios atômicos. É o único isótopo natural do Césio. Césio 134 e 135: utilizados para determinar a quantidade de Césio produzida em uma indústria nuclear.

Porque o Césio 137 brilha no escuro?

Porque o núcleo dos átomos de césio radioativo, chamado césio 137, se parte com muita facilidade. Partindo-se, libera partículas subatômicas que escapam do núcleo e vão se chocar com os elétrons localizados na periferia do átomo. ... Daí o brilho do césio 137.

Artigo anterior
Quando um átomo emite uma partícula α o seu número atômico diminui de 2 unidades e o seu número de massa diminui de 4 unidades Essa lei pertence ao?
Artigo seguinte
Quantos livros o brasileiro lê em média?