Quantas folgas o trabalhador rural tem direito no mês?

Perguntado por: Alícia Cláudia Marques  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (72 avaliações)

A cada 12 meses de trabalho para o mesmo empregador o empregado rural tem direito a férias remuneradas de 30 dias, acrescidas de 1/3 do salário. Quem define o período das férias do trabalhador rural é o empregador.

Quais são os direitos do trabalhador rural tem?

O trabalhador rural tem vários direitos trabalhistas, como o salário em dia, décimo terceiro, adicional noturno, horas extras, descanso semanal, FGTS, aviso-prévio, seguro-desemprego, benefícios do INSS e outros. Atualmente, existem cerca de 18 milhões de trabalhadores rurais.

Qual é a jornada de trabalho de um trabalhador rural?

Empregado rural é toda a pessoa física que, em propriedade rural ou prédio rústico, presta serviços de natureza não eventual a empregador rural, sob a dependência deste e mediante salário. A jornada de trabalho é de 44 horas semanais e 220 horas mensais.

Pode descontar moradia do trabalhador rural?

Sim. A atual legislação do trabalho rural permite que o empregador rural desconte de seu empregado até 20% (vinte por cento) pela ocupação da moradia, desde que previamente autorizado por este, sob pena de ser considerada nula de pleno direito.

Como funciona o aviso-prévio do trabalhador rural?

Como nos demais ramos, o período do aviso-prévio do trabalhador rural é proporcional ao número de anos de serviço prestado, de no mínimo 30 e no máximo 90 dias, nos termos da Lei 12.506/2011.

Como funciona o direito à folga? O empregado é obrigado a trabalhar domingo ou feriado?

33 questões relacionadas encontradas

O que mudou para o trabalhador rural com a reforma trabalhista?

Nova regra: O trabalhador poderá ser pago por período trabalhado, recebendo pelas horas ou diária. Ele terá direito a férias, FGTS, previdência e 13º salário proporcionais.

Quais são os tipos de contrato para o trabalhador rural?

O contrato de trabalho do trabalhador rural poderá ser por prazo determinado ou indeterminado, conforme estabelece o art. 443 da CLT. O contrato por prazo indeterminado não possui período de vigência prefixado, ou seja, que não são realizados por prazo determinado.

O que pode ser descontado do trabalhador rural?

O empregador pode descontar até 6% do salário do empregado rural pelo fornecimento do benefício. O vale-transporte não deve ser pago em dinheiro. No caso de o empregado rural não desejar o recebimento do vale-tranporte, o empregador deve manter documento escrito em que o trabalhador manifeste esta vontade.

Pode haver desconto a título de moradia e alimentos para o trabalhador rural?

Quando se trata de trabalho em zona rural é muito comum o produtor rural poderá fornecer moradia e alimentação para seus empregados, devido a distância das cidades. Em virtude disso, o empregador rural poderá descontar do colaborador tanto a alimentação quanto a moradia fornecida.

O que diz o artigo 458 da CLT?

458 - Além do pagamento em dinheiro, compreendem-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações [in natura], que o empregador, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado.

Qual o salário de um trabalhador rural?

Hoje quem trabalha como Trabalhador Rural ganha em média um salário de R$ 1.170,00.

Quais são as jornadas de trabalho?

Jornada de trabalho é o período diário durante o qual o trabalhador está à disposição da empresa e faz parte do Direito do Trabalho. A jornada estabelecida em lei pela Constituição Federal, em seu art. 7.º, é de 8 horas diárias e 44 horas semanais.

Qual o valor da hora extra para trabalhador rural?

Em caso de horas extras diurnas e em dias úteis, a hora extra corresponderá a 50% do valor da hora do trabalhador....

Qual a idade certa para o trabalhador rural se aposentar?

O trabalhador que deseja se aposentar por idade, apenas computando tempo rural, deve preencher dois requisitos: O exercício das atividades pelo período de 15 anos, comprovado por prova documental e testemunhal; Idade mínima de 60 anos de idade para homens, e 55 anos para mulheres.

É permitido descontar vale alimentação?

É direito do empregador descontar 20% do salário de seu colaborador para arcar com os custos do vale-alimentação.

O que diz a CLT sobre alimentação?

Art. 458 da CLT: "Além do pagamento em dinheiro, compreendem-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações in natura que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado.

O que diz a CLT sobre vale alimentação?

O vale alimentação e refeição é o direito garantido por lei? Não. O texto da legislação geral da CLT não prevê ambos os benefícios como um direito obrigatório para todos os empregados. Isso significa dizer que sua concessão se dá mediante a vontade do empregador, incentivando os seus funcionários.

Quais os vínculos que o empregado rural possui?

RECONHECIDO VÍNCULO EMPREGATÍCIO ENTRE FAZENDEIRO E TRABALHADOR RURAL. Se o empregado presta serviço em pequena propriedade rural, chácara ou sítio familiar, desenvolvendo atividade vinculada à produção de forma habitual, subordinada, onerosa e pessoal, fica caracterizado o trabalho rural comum.

Qual a diferença entre caseiro e trabalhador rural?

A diferença existe, basicamente, na finalidade das atividades — se houver fins lucrativos, não será vínculo doméstico. No caso do trabalhador rural, aplica-se a Lei n.º 5.889/1973, que regulamenta as relações de emprego da categoria e, no que couber, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Qual o tipo de contrato deve fazer com o trabalhador rural?

1. Contratação CLT. Todo empregado rural, deve ter a atividade registrada na Carteira de Trabalho, seja pelo empregador ou pela empresa intermediária. Devem constar data de admissão, salário e respectivas atualizações, férias e dispensa.

Como fazer um contrato de parceria rural?

Pelo presente instrumento particular de parceria pecuária, de um lado,…………………………. (nome completo e por extenso), nacionalidade…………, estado civil……….., profissão…………., CIC n.º……., Cédula de Identidade RG n.º…………, residente e domiciliado à …………………………………….

Quais são os tipos de trabalho no campo?

Quando se fala à respeito de trabalho rural, logo se imagina os trabalhadores com enxada na mão.
...
As novas profissões do campo para ficar de olho
  1. Piloto de drones. ...
  2. Engenheiro de biossistema. ...
  3. Big Data no Agronegócio. ...
  4. Biotecnólogo. ...
  5. Agricultor Urbano. ...
  6. Agroecólogo. ...
  7. Agrometeorologista.

Qual a situação do trabalhador rural no Brasil hoje?

21% da população brasileira são trabalhadores rurais. No Brasil, aproximadamente 17,8 milhões de pessoas são trabalhadores rurais, o que corresponde a 21,1% da população economicamente ativa do país.

Qual é a diferença entre trabalhadores urbanos e trabalhadores rurais?

A diferença entre o empregado urbano e rural é que este trabalha no campo e o primeiro, no perímetro da cidade considerado urbano.

O que foi o Estatuto do trabalhador rural que impactos ele trouxe ao homem do campo?

O estatuto significou a extensão da legislação social ao trabalhador rural, fornecendo as bases para a organização sindical do campo brasileiro. ... Em 1944, o Ministério do Trabalho, através do Decreto-Lei nº 7.038, estabeleceu a sindicalização rural no Brasil.

Artigo anterior
É normal bebê de 8 meses dormir muito?
Artigo seguinte
Como fazer cabeçalho com logotipo?