Quantas espécies estão ameaçadas de extinção no Brasil?

Perguntado por: Nuno Lucas Morais Henriques  |  Última atualização: 22. April 2025
Pontuação: 4.8/5 (9 avaliações)

São, no total, 448 espécies Vulneráveis (VU), 406 Em Perigo (EN), 318 Criticamente em Perigo (CR) e 1 Extinta na Natureza (EW). As duas portarias trazem ainda, em seu Anexo II, as espécies consideradas extintas. Cinco espécies estão consideradas extintas e outras cinco extintas no território brasileiro.

Quais as espécies ameaçadas de extinção no Brasil?

Lista organiza os 10 animais em extinção no Brasil
  • Ararajuba.
  • Ariranha.
  • Baleia-franca austral.
  • Boto cor-de-rosa.
  • Cervo do Pantanal.
  • Cuxiú-preto.
  • Macaco-aranha-de-cara-preta.
  • Lobo-guará

Quantas espécies de animais entraram em extinção?

** Entre 1,4 e 1,8 milhão de espécies já foram identificadas pela Ciência. Os cientistas sabem que, em toda a história do planeta, houve cinco grandes ondas de extinção, como a que exterminou os dinossauros, por exemplo.

Quantas espécies de animais existem no Brasil?

São mais de 120 mil espécies de invertebrados, além de aproximadamente 8.930 espécies vertebrados, divididos conforme o gráfico a seguir.

O que é a Lista Vermelha das espécies ameaçadas?

A Lista Vermelha, ao informar os dados de conservação, serve como um alerta sobre a constante perda de biodiversidade verificada na Terra. Com esses dados, é possível embasar a luta por políticas de conservação e tentar impedir a extinção de várias espécies.

Os 26 animais brasileiros mais ameaçados de extinção.

31 questões relacionadas encontradas

Quais são as espécies mais ameaçadas de extinção no mundo?

Os 10 animais com maior risco de extinção
  1. 1 – Urso-polar. O Urso-polar pode ser extinto devido a consequências das mudanças climáticas- Foto: Reprodução/Pexels. ...
  2. 2 – Coala. ...
  3. 3 – Onça-pintada. ...
  4. 4 – Baleia-azul. ...
  5. 5 – Gorila-da-montanha. ...
  6. 6 – Lobo-guará ...
  7. 7 – Pinguim-africano. ...
  8. 8 – Ariranha.

O que são espécies ameaçadas de extinção?

As espécies ameaçadas de extinção, animais ou vegetais, são aquelas em risco de desaparecer em um futuro próximo. Incontáveis espécies já se extinguiram nos últimos milhões de anos devido a causas naturais, como mudanças climáticas e incapacidade de adaptação a novas condições dos habitats que ocupam.

Qual é o animal que mais tem no Brasil?

Os dados são do Censo Pet do IPB (Instituto Pet Brasil). Os cães lideram o ranking, com 58,1 milhões de indivíduos, seguidos das aves canoras (41 milhões) e dos gatos (27,1 milhões). Depois estão os peixes (20,8 milhões) e os pequenos répteis e mamíferos (2,5 milhões).

Qual é a porcentagem de espécies de animais ameaçadas de extinção no Brasil?

Mas, também segundo o IBGE, cerca de 3% do total de espécies estão ameaçadas de extinção no Brasil. A constatação é do relatório “Contas de ecossistemas: espécies ameaçadas de extinção no Brasil”, divulgado em maio de 2023 e que considera dados até o fim de 2022.

Qual animal está em extinção atualmente?

Coala, baleia-azul e panda são espécies consideradas ameaçadas. No Brasil, o tamanduá-bandeira, o mico-leão-dourado e a ararajuba são espécies consideradas ameaçadas.

Qual foi o último animal a ser extinto?

Tartaruga-gigante-pinta (Chelonoidis abingdonii)

A espécie foi considerada extinta com a morte do último indivíduo conhecido, o qual recebia o nome de George Solitário, em 24 de junho de 2012. Apesar de existirem tartarugas com até 50% dos genes da espécie, não há mais indivíduos puros.

Quantos animais já foram extintos aqui no Brasil?

O fato de haver animais extintos no Brasil afeta diretamente a biodiversidade e o controle da fauna. Pesquisas indicam que 627 espécies correm risco de extinção e comprovam 10 espécies estão extintas. Atualmente essas aniquilações acontecem até mil vezes mais rápidas do que a taxa natural de mortes no reino animal.

Qual é a causa da extinção?

As principais causas são a caça e a pesca, destruição de habitats naturais, poluição e mudanças climáticas. A poluição é um dos principais pilares da destruição de habitats naturais, devido ao descarte inadequado de lixos em matas, rios, lagoas e mares.

Porque os animais estão em extinção no Brasil?

Desmatamento, mudanças climáticas, caça ilegal e tráfico de animais são alguns dos motivos que têm colocado muitos animais em extinção. Apesar de ser relativamente comum na natureza, o processo de extinção está sendo intensificado pela ação humana.

O que pode ser feito para evitar a extinção dos animais?

Para evitar a extinção dos animais é muito importante preservar a natureza, que é o habitat dos animais e de outros seres vivos. Para isso, é necessário barrar devastação, queimadas, poluição dos ambientes, seja por meio de sons ou de gases poluentes, além de abolir a exploração desordenada dos recursos naturais.

Quais são as principais causas de extinção de seres vivos no Brasil?

Em linhas gerais, as espécies se extinguem pelas seguintes causas:
  • Fenômenos demográficos e genéticos. Por um lado, as espécies com populações pequenas correm maior risco de extinção. ...
  • Destruição de habitats silvestres. ...
  • Introdução de espécies invasoras. ...
  • Mudanças climáticas. ...
  • Caça e tráfico ilegal.

Qual o animal que só existe no Brasil?

Animais que só existem no Brasil

Tatu-bola. Peixe-boi-da-amazônia. Arara azul. Muriqui-do-sul ou mono-carvoeiro.

Qual animal que só existe no Brasil?

Arara Azul

Trata-se de uma ave de penas azuis, com pequenas manchas amarelas, que tem por peculiaridade imitar os sons humanos e de outros animais. Alimenta-se de castanha de coco da palmeira, frutas, verduras e legumes.

Qual é o animal que menos tem no Brasil?

O sapinho-pulga brasileiro, espécie nativa da Bahia, é o menor animal vertebrado do mundo.

O que pode provocar a extinção dos animais?

A extinção pode ocorrer por vários motivos, dentre eles, destacam-se a destruição do habitat, competição, doenças, caça e matanças deliberadas, mudanças ambientais drásticas e catástrofes ambientais.

O que aconteceria se todos os animais fossem extintos?

Consequências da extinção animal

Existem vários impactos associados ao decréscimo da biodiversidade, nomeadamente: Proliferação de doenças nos humanos, algumas espécies animais agem como “barreira” para determinadas doenças e infeções.

Como os animais entram em extinção?

Animais em extinção é uma expressão utilizada, geralmente, para se referir às espécies ameaçadas de extinção. Destruição do habitat, caça e pesca predatórias, introdução de espécies, mudanças climáticas e catástrofes ambientais são fatores que podem levar espécies à extinção.

Artigo anterior
Quanto ganha um escritor por cada livro vendido?
Artigo seguinte
Como usar a borracha do Canva?