Quantas espécies de esponjas são conhecidas?
Perguntado por: Ema Teixeira Oliveira | Última atualização: 31. Januar 2025Pontuação: 4.6/5 (5 avaliações)
Normalmente são assimétricos, mas podem ser observadas espécies com simetria radial. Ocorrem tanto em água doce quanto em água salgada; porém, há mais espécies marinhas. Existem mais de 8000 espécies diferentes de esponjas descritas atualmente, as quais variam em cores e formatos.
Quantas espécies de esponjas?
Atualmente são descritas mais de 8.500 espécies de esponjas, distribuídas em três classes: Hexactinellida, Calcarea e Demospongiae, sendo que a última representa 95% de todas as esponjas e é a única classe com representantes na água doce.
Quais os tipos de esponjas do mar?
Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras. São exclusivamente marinhas e apresentam espécies asconóides, siconóides e leuconóides.
Quais são os tipos de poríferos?
Podemos classificar os poríferos em três classes principiais: Calcarea, Desmospongiae e Hexactinellidae.
Qual é o grupo das esponjas?
Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.
ZOOLOGIA - PORÍFEROS (ESPONJAS)
Quais são os principais tipos celulares das esponjas?
PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas. ESPONGIOBLASTOS - originam as fibras de espongina (formada por colágeno). MIÓCITOS – formam esfincteres ao redor dos poros e do ósculo (movimento não visível, extremamente lento).
Quais são as características das esponjas?
Esponjas são animais aquáticos multicelulares que fazem parte do filo dos poríferos (Porifera). Há mais de 8 mil espécies descritas que vivem nos mares e na água doce. Esses animais não possuem sistema nervoso e musculatura e também não se movimentam.
Qual a ordem da esponja do mar?
Tais animais pertencem à Ordem Haplosclerida, sendo divididos em seis Famílias: a Spongillidae, Potamolepidae, Lubomirskiidae, Malawispongiidae, Metaniidae e Metschnikowiidae; contendo 44 gêneros.
Por que os poríferos tem esse nome?
O nome porífero está relacionado com a presença de poros que garantem a absorção de água e nutrientes pelo organismo. Esses poros, também chamados de óstios, são formados por células específicas chamadas de porócitos - que formam um canal entre o meio externo e interno do porífero.
Onde vivem as esponjas?
Os espongiários – ou poríferos – são animais encontrados em quase todos os ambientes aquáticos, desde regiões polares a regiões tropicais. Não possuem tecidos diferenciados e suas cores, tamanhos e formas são variáveis, de acordo com a espécie e ambiente que ocupam.
Por que a esponja tem dois lados?
A maioria das esponjas encontradas no mercado possuem dois lados diferentes: o lado verde e o lado amarelo. E esses dois lados não existem por acaso: cada um deles possui uma finalidade específica para tornar a sua limpeza mais eficiente. O lado verde, por exemplo, é uma fibra abrasiva.
Para que serve a esponja azul?
Para uma remoção de sujeiras fácil e sem arranhões. Com esta esponja azul, você pode utilizar a parte mais escura do produto que mesmo assim não riscará as peças, inclusive as peças de acrílico e cristal.
Como a esponja do mar respira?
Entretanto, há, no interior das esponjas, camadas de células exclusivas do filo Porifera: os coanócitos, células flageladas, utilizadas pelas esponjas marinhas para bombear água pelo seu corpo e, assim, obter alimento, realizar trocas gasosas, excretar, além de serem fundamentais para a reprodução.
Qual o tempo de vida de uma esponja do mar?
Esses poríferos podem viver por centenas de anos. Para algumas espécies, 600 anos é um número comum. Mas já foi encontrada uma esponja marinha com cerca de 2 mil anos de existência. A maioria das esponjas mede apenas alguns centímetros.
Como nasceu a esponja do mar?
Esponjas foram os primeiros animais na terra
Um novo estudo sugere que os poríferos existem há pelo menos 640 milhões de anos. Ou seja, 400 anos milhões de anos antes dos dinossauros e 100 milhões de anos antes de qualquer outro animal! Nesse tempo, elas viram de tudo, incluindo extinções em massa.
Como nascem as esponjas do mar?
Reprodução assexuada
Brotamento: o broto formado por amebócitos aparece no corpo da esponja, podendo sair e originar outro indivíduo ou permanecer preso, originando colônias. Fragmentação: fragmentos de uma esponja, por menores que sejam, podem originar novas esponjas, devido ao seu alto poder de regeneração.
Para que servem as esponjas do mar?
Na hora do banho, na pia da cozinha, como matéria-prima de bolsas e peças de artesanato ou até para criar texturas em paredes.
Como se dá a reprodução das esponjas?
Os poríferos reproduzem-se tanto assexuadamente como sexuadamente. A reprodução assexuada pode ocorrer de diferentes formas, podendo ser observada, por exemplo, quando pequenos fragmentos das esponjas são quebrados e dão origem a um novo indivíduo por regeneração.
Como é o ciclo de vida das esponjas?
Os poríferos podem formar brotos, que se desprendem do corpo genitor, se fixam ao território e originam novas esponjas – essa é a reprodução assexuada por brotamento. Em outros casos, esses seres formam gêmulas, que são estruturas indiferenciadas e protegidas contra condições desfavoráveis do ambiente.
Qual a importância das esponjas?
Os poríferos possuem grande importância ecológica – fazem simbiose com organismo fotossintéticos (zooxantelas – matriz amarelada ou cianobactérias – matriz verde, violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. Abriga grande comunidade de organismos aquáticos.
Porque as esponjas são capazes de se regenerar?
- regeneração: as esponjas são capazes de sofrer regeneração, a partir de fragmentos que se desprendem de seus corpos. Quando uma esponja se desintegra, por ação mecânica ou casual, "brotos", ou massas de amebócitos são capazes de originar uma nova esponja.
Porque as esponjas são chamadas de?
As esponjas são chamadas de poríferos por apresentarem grande número de poros na superfície de seus corpos, que comunicam o ambiente externo com a cavidade interna (átrio).
Como é feita a excreção dos poríferos?
Filo Porífera – as esponjas, organismos que pertencem a esse grupo, não possuem sistema excretor.
Qual seu diferencial exemplos?
Quantos quilos perde com enzimas?