Quantas e quais são as fases da história grega?
Perguntado por: Fabiana Constança Branco Sá | Última atualização: 21. April 2022Pontuação: 4.7/5 (60 avaliações)
Quais são os 4 períodos que a Grécia Antiga está dividida?
A história da Grécia Antiga está dividida em quatro períodos: Pré-Homérico (séculos XX - XII a.C.) • Homérico (séculos XII - VIII a.C.) • Arcaico (séculos VIII - VI a.C.) • Clássico (séculos V - IV a.C.) Período Pré-Homérico (séculos XX - XII a.C.) O primeiro período de formação da Grécia é chamado de pré-homérico.
Quantos períodos tem a Grécia Antiga?
Essa civilização começou a desenvolver-se a partir de 1100 a.C., e sua história deu-se até 146 a.C., quando foi dominada pelos romanos. Tradicionalmente, os historiadores dividiram a história grega em cinco períodos, sendo que o arcaico e o clássico correspondem ao auge dessa civilização.
Quais são os 5 períodos da Grécia Antiga?
A história da Grécia Antiga é dividida em 5 períodos principais: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico. Cada período foi marcado por grandes transformações sociais, políticas e econômicas que foram decisivas para a formação, divisão e desenvolvimento do território grego.
São períodos gregos?
A história da Grécia Antiga é dividida em quatro períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico.
Fases Da História da Grécia
O que foi o período pré-homérico?
O Período Pré-Homérico da história da Grécia Antiga, compreendido entre 2000 a.C. e 1200 a.C., destaca-se pela existência de civilizações como a cretense e a micênica.
O que significa o termo Oikos?
O nome Oikós é uma homenagem tanto à civilização grega (a palavra oikos significa casa) quanto à indígena brasileira, que pronuncia de maneira mais forte a última sílaba das palavras, passando-as de paroxítonas para oxítonas.
Qual dos períodos não corresponde a História da Grécia Antiga *?
O Período Republicano não corresponde à história grega, mas sim à história romana, estendendo-se de 509 a.C. a 27 a.C. O período grego não mencionado nas alternativas foi o Arcaico (800-500 a.C.).
Como foi o período homérico?
O Período Homérico é uma fase da história da Grécia Antiga iniciada por volta de 1150 a.C., logo após o fim da Civilização Micênica, até aproximadamente 800 a.C., momento em que começaram a surgir as cidades-Estado gregas. O nome desse período histórico é uma referência ao poeta Homero.
O que significa oikos de Deus?
O que é Oikos:
O oikos da Grécia Antiga era similar aos feudos medievais, grandes propriedades rurais ou casas dominadas por um senhor, que abrigavam súditos e uma população local livre que obedecia as ordens do senhor do oikos, mas que tinham a liberdade para abandonar o local quando quisessem.
O que significa oikos e cidade-estado?
O oikos era a unidade básica da sociedade na maioria das cidades-Estados do mundo grego. Equivale a uma organização social, hierarquizada, na qual o pai, autoridade suprema dentro da casa, chefiava todas as esferas da vida particular, e representava os interesses do oikos (privado) perante a pólis (público).
O que é oikos e pólis?
Enquanto a polis é o âmbito do político e do público, oikos é o âmbito do privado, o espaço em que o indivíduo age como membro de uma família e, como tal, defende seus interesses particulares, tendo deveres a cumprir em relação aos membros de sua família, às suas tradições e também em relação aos seus bens.
Quais as principais características do período clássico?
Além do desenvolvimento da democracia, nesse período também houve o auge da filosofia e das artes, o que incluía a pintura, a escultura e o teatro gregos, que se tornariam referência para o mundo ocidental. No campo político e militar, o período Clássico foi marcado por diversas guerras envolvendo os gregos.
Quais foram as principais características do período arcaico?
Principais características do período arcaico:
- Construção dos primeiros templos. - Gestação do sistema político democrático. Muitas pólis gregas eram governadas por reis (chamados de basileus) neste período. - Surgimento do alfabeto fonético grego.
Quais são as principais características da Antiguidade Clássica grega?
Suas principais características econômicas eram o comércio e a agricultura. A antiguidade na Grécia foi conhecida como antiguidade clássica. Foi lá que nasceram grandes poetas, como Homero, e grandes pensadores, como Platão.
Quais são as principais características do período Helenistico?
Características do Helenismo
Uma das principais características da cultura helenística foi a fusão entre a tradição grega e a cultura oriental que se expandiu e dominou várias regiões ao redor do mundo, sendo bastante influente na arte, na filosofia, nas ciências e na astronomia.
Como foi o Período Clássico na Grécia?
O Período Clássico Grego, que se desenvolveu entre os séculos V e IV a.C., é visivelmente marcado por uma série de invasões e conflitos que transformaram a Hélade em um cenário de guerra acalorado. Entretanto, mesmo com tais confrontos, muitos compreendem esse como sendo o apogeu da própria civilização grega.
O que foi o oikos?
Unidade económica produtiva que, na Grécia Antiga, representava o ambiente próprio de um indivíduo, composto pelos seus trabalhadores (escravos ou não), família e pertences (como a própria habitação, os rebanhos, o tesouro e os terrenos).
Qual é a estrutura do oikos?
A OIKOS é estruturada através de um Conselho de Administração, uma Diretoria Geral e de Negócios, uma Diretoria de Operações e Tecnologia, uma Gerência Administrativa e Financeira, uma Gerência de Negócios, duas Gerências de Gestão, por Coordenação de Projetos, por Técnicos Especialistas e pelo Pessoal Administrativo, ...
Como era a produção do oikos?
Sua fonte de sobrevivência provinha da agricultura e da pecuária. Quanto a tal questão, cada família do oikos tinha uma determinada responsabilidade com o cultivo da terra e com a criação de animais. Além disso, também havia uma pequena produção artesanal interna, e um relativo comércio local.
O que significa ser uma Cidade-estado?
O que é uma cidade-estado:
A cidade-estado é uma cidade dentro de outra cidade, onde ela sobrevive independente do local onde está inserida, com suas próprias leis. As cidades-estado existem desde a Antiguidade, como na Grécia Antiga, onde as mais famosas eram Atenas, Esparta e Tróia.
Quais são as cidades Estados?
As cidades-Estado são organizações independentes e autônomas, que possuem um governo e leis próprias, constituindo um Estado. As mais conhecidas foram aquelas que fizeram parte da Grécia antiga, como Tebas, Atenas (cidade-Estado conhecida como pólis), Esparta e Tróia.
Como era a Cidade-estado grega?
A pólis grega era formada, basicamente, por uma Acrópole, uma Ágora, uma Khora e uma Ástey. A acrópole corresponde à parte mais elevada, alta da pólis, onde existiam templos dedicados aos deuses. Ficava acima da Ágora, que era a parte mais pública da comunidade. Lá existia o mercado e as assembleias do povo.
Em que os membros do oikos acreditavam?
A base da organização social passou a ser o oikos: uma grande família (pais, primos, avós), seus dependentes e seus bens, como casas, terras e animais. Os membros do oikos acreditavam pertencer a um ancestral comum, fosse ele um ser humano ou um deus. Aristocracia: palavra que em grego significa “governo dos melhores”.
O que significa pólis grego?
A pólis grega ou cidade-Estado é um dos elementos fundamentais da civilização grega, resultante da conjugação de um conjunto variado de fatores.
O que significa documento sigiloso juntado em um processo?
Qual é a diferença entre ME e EPP?