Quantas e quais são as excludentes de ilicitude no Brasil?

Perguntado por: Raúl Benjamim Morais Esteves Silva  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (74 avaliações)

As excludentes de ilicitude estão previstas no artigo 23 do Código Penal brasileiro. São elas: o estado de necessidade, a legítima defesa, o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito.

Quais são as excludentes de ilicitude?

Então o que são excludentes de ilicitude?
  • Estado de necessidade. Art. ...
  • Legítima defesa. Art. ...
  • Estrito cumprimento legal de dever e exercício regular de direito. ...
  • O que estava proposto na Lei Anticrime? ...
  • Nova proposta do governo.

Quais são as causas de exclusão de ilicitude?

Causas de exclusão da ilicitude
  • Estado de necessidade.
  • Legítima defesa.
  • Estrito cumprimento de dever legal.
  • Exercício regular de direito.
  • Excesso.

Quais excludente de ilicitude os ofendículos excluem?

Ofendículos são causas excludentes de ilicitude. ... Ao exercer esse direito e instalar ofendículos em sua propriedade é necessário a moderação, deve haver aviso nas cercas e o pulso de corrente elétrica deve estar de acordo com o permitido, também o aviso da existência de cão feroz é fundamental.

Qual a natureza jurídica dos ofendículos?

Discute-se na doutrina e na jurisprudência a natureza jurídica dos ofendículos, alguns doutrinadores às defendem como forma de legítima defesa preordenada ou predisposta que é o tipo de defesa que atua no momento da agressão do agente ao bem jurídico tutelado, sendo que outros às defendem na forma de exercício regular ...

Excludentes de Ilicitude - Direito Penal (Parte Geral)

36 questões relacionadas encontradas

O que são os ofendículos?

São aparatos visíveis que se destinam à defesa da propriedade ou de qualquer outro bem jurídico, como, por exemplo, anças ou cacos de vidros afixados em portões e muros, e cercas elétricas acompanhadas do respectivo aviso. O uso de ofendículos é lícito, desde que não coloque em risco pessoas não agressoras.

São causas excludentes de ilicitude exceto?

São excludentes de ilicitude, previstas no Código Penal Brasileiro, EXCETO. O estado de necessidade e a legítima defesa. ... O estado de necessidade, a legítima defesa, o consentimento do ofendido e o estrito cumprimento de dever legal ou o exercício regular de direito.

Qual é o artigo 23?

23. Não há crime quando o agente pratica o fato: I - em estado de necessidade; II - em legítima defesa; III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito. Art.

Qual é o artigo 22?

Art. 22 - É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o carater criminoso do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

O que é o artigo 22 para professores?

Artigo 22 é quando você opta por ficar emprestado à outra unidade escolar. Cuidado, uma vez feita a opção, você não pode ampliar jornada e nem pegar carga suplementar, fica só com as aulas da jornada escolhida, mesmo que não consiga ser emprestado.

O que quer dizer o artigo 22 dos Direitos Humanos?

“Toda a pessoa, como membro da sociedade, tem direito à segurança social e pode legitimamente exigir a satisfação dos direitos econômicos, sociais e culturais indispensáveis, graças ao esforço nacional e à cooperação internacional, em harmonia com a organização e os recursos de cada país”.

O que diz o artigo 22 da CLT?

22 - Os emolumentos a que se refere o artigo anterior serão recolhidos ao Tesouro Nacional, mediante a expedição de guias pelo órgão competente, creditada a respectiva receita à conta do Ministério do Trabalho e Previdência Social.]

O que é o artigo 29 do Código Penal?

- Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade. § 1º - Se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de um sexto a um terço.

Como funciona a lei de legítima defesa?

25 do Código Penal: 'Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem'. ... Destarte, o fato típico praticado em legítima defesa é lícito. Não configura crime.

O que é artigo 28 Código Penal?

28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes pena.” (grifos não constantes no original).

São hipóteses de exclusão da culpabilidade exceto?

São hipóteses de exclusão da culpabilidade, EXCETO: a) inexigibilidade de conduta diversa na coação moral irresistível. b) erro inevitável sobre a ilicitude do fato. c) estado de necessidade.

O que são causas de Exculpação?

Causas de exculpação: a) Inexigibilidade como cláusula legal de exculpação; c) Coação moral irresistível; e) O crime cometido em estado de embriaguez; f) Excesso não punível nas causas de justificação: 4.

O que é a inexigibilidade de conduta diversa?

O que é a inexigibilidade de conduta diversa? Pelo próprio nome, já podemos inferir que é circunstância na qual não se poderia exigir do indivíduo que agisse de uma maneira diferente daquela.

O que é a legítima defesa Pré-ordenada?

Isso significa que preordenou uma defesa legítima para essa casa. Essa definição se aplica a qualquer forma legal de proteção que você jogar previamente sobre um determinado local sem que exista realmente uma ameaça declarada.

Quem tem direito ao benefício do artigo 29?

Segurados que receberam benefícios por incapacidade de 2002 a 2009 foram prejudicados e têm direito à correção. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai pagar a revisão do artigo 29, também chamada de revisão dos auxílios, entre os dias 1º e 7 de maio deste ano, segundo informou o órgão previdenciário.

O que é a participação de menor importância?

A participação de menor importância é aquela de pouca relevância causal, aferida exclusivamente no caso concreto, com base no critério da equivalência dos antecedentes (conditio sine qua non).

O que é um fato atípico?

Diferença entre fato típico e fato atípico

O fato típico, como vimos, é uma conduta que a lei define como crime. Já o fato atípico é o oposto: não é um crime, pois não é definido pela lei.

O que diz o artigo 21 dos direitos humanos?

O artigo 21° da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) diz que toda a pessoa tem o direito de tomar parte na direção dos negócios públicos do seu país, quer diretamente, quer por intermédio de representantes livremente escolhidos.

O que prevê no artigo 26 quanto à instrução educação elementar do homem é obrigatória justifique?

A educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental. O ensino elementar é obrigatório. O ensino técnico e profissional dever ser generalizado; o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em função do seu mérito”.

Quem tem direito ao trabalho?

Toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego. ... Toda pessoa, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.

Artigo anterior
Qual é o Tinder dos famosos?
Artigo seguinte
Quanto tempo durou a construção do Templo de Salomão na Bíblia?