Quantas cepas de Covid existem?

Perguntado por: Liliana Batista de Maia  |  Última atualização: 18. Januar 2022
Pontuação: 4.1/5 (8 avaliações)

Dados da Fiocruz indicam a circulação de 92 cepas do coronavírus no Brasil.

Qual o tempo de incubação da COVID-19?

A transmissão ocorre, principalmente, de pessoa para pessoa e seu período de incubação, que é o tempo para que os primeiros sintomas apareçam, pode ser de 2 a 14 dias.

Como é o nome oficial da doença causada pelo COVID-19?

A doença de coronavírus 2019 (COVID-19, do inglês coronavirus disease) nome oficial da doença de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) resulta em doença respiratória grave como pneumonia e insuficiência pulmonar, além de manifestações digestivas e sistêmicas.

Quanto tempo o coronavírus (COVID-19) sobrevive nas superfícies?

Não se sabe. Já existem alguns estudos preliminares sobre quanto tempo o vírus que causa a COVID-19 sobrevive na superfície - ele parece se comportar como outros coronavírus. Esses estudos sugerem que os coronavírus (incluindo informações preliminares sobre o vírus que causa a COVID-19) podem persistir nas superfícies por algumas horas. Isso pode variar sob diferentes condições, como o tipo de superfície, temperatura ou umidade do ambiente.

Caso você suspeite que uma superfície pode estar contaminada, limpe-a com um desinfetante simples para matar o vírus e proteger a si e aos outros. Higienize as mãos com álcool gel a 70% ou água e sabonete. Evite tocar nos olhos, boca ou nariz.

Quantos casos de Omicron tem no Brasil?

Brasil tem 11 casos confirmados da cepa ômicron, diz Ministério da Saúde. O Ministério da Saúde informou que foram identificados 11 casos de infecção pela variante ômicron do coronavírus no Brasil. Os dados são de domingo (12.dez.2021). O Estado com mais casos da cepa ômicron é São Paulo, com 5 diagnósticos positivos.

Brasileiro que descobriu cepa mais transmissível alerta para risco de coronavírus ficar mais forte

28 questões relacionadas encontradas

São Paulo já tem transmissão comunitária de variante Ômicron do coronavírus?

SÃO PAULO - A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo afirmou neste sábado (11) que identificou um quarto caso de Covid-19 pela variante Ômicron do coronavírus, ocorrido em um idoso que não tinha viajado para o exterior.

Cómo se propaga principalmente COVID-19?

O vírus pode se propagar de pessoa para pessoa por meio de gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando alguém doente tosse ou espirra. A maioria dessas gotículas cai em superfícies e objetos próximos, como mesas ou telefones.As pessoas também podem se contaminar ao respirarem gotículas provenientes da tosse ou espirro de uma pessoa doente.

O que devo fazer se uma pessoa tossir ou espirrar do meu lado para prevenir o COVID-19?

Não há nada para ser feito neste momento, a não ser observação. O tempo de incubação de COVID-19 (ou seja, o tempo entre o contato e adoecer de fato) varia entre 2-14 dias. Durante esse período você deve observar o surgimento de febre, tosse seca, dores no corpo, coriza e outros sintomas gripais, bem como falta de ar. Porém a chance de contagio em um evento como esse é baixíssima.

Tive COVID-19 (confirmada por exames): ainda preciso usar máscaras, passar álcool gel etc.?

De acordo com as evidências científicas atuais, existe a possibilidade de uma nova contaminação pelo vírus causador da COVID-19. Já houve relatos de casos no mundo de pacientes que adquiriram 2 vezes o vírus. Portanto, todas as medidas de prevenção deverão ser mantidas, mesmo que você já tenha sido diagnosticado(a) previamente, sempre seguindo as recomendações dos órgãos sanitários.

Que máscara uma pessoa que suspeita ter COVID-19 deve usar?

Pessoas em isolamento domiciliar devido à COVID-19 e seu cuidador devem preferir a máscara cirúrgica.

Quais são algumas sintomas mais comuns de COVID-19?

– coriza;
– tosse;
– dor de garganta;
– dificuldade para respirar.

Como deve ser feita a limpeza de superfícies para evitar o coronavírus (COVID-19)?

A limpeza de superfícies pode ser feita com água e sabão (qualquer sabão de uso comum, como detergentes), álcool a 70% ou hipoclorito (água sanitária) a 0,1%. Deve-se tomar cuidado com aspersão de água sanitária, que é tóxica para mucosas inclusive do trato respiratório. O ideal é que a limpeza seja feita com a máxima frequência possível, no mínimo uma vez ao dia, em qualquer período.

Quais são os principais cuidados para evitar a contaminação familiar de COVID-19?

A pessoa com COVID-19 confirmado deve permanecer em quarto preferencialmente com banheiro separado. Quando conviver com as demais pessoas da casa, deve usar máscara protetora (do tipo cirúrgica, simples), manter as mãos bem limpas e de preferência com álcool gel e praticar a etiqueta respiratória.

  • Minimizar o contato com os outros moradores da residência
  • Não dividir utensílios e aparelhos eletrônicos de uso pessoal
  • Higiene constante do ambiente e das mãos
  • Respeitar as recomendações médicas de isolamento e não sair de casa

Preciso fazer exames até darem negativo se eu ja tive a COVID-19?

Caso você apresente a COVID-19 não é necessário refazer os exames até que se obtenha um resultado negativo. Existe a indicação de necessidade de exames negativos em algumas situações específicas, como pacientes durante internação nos hospitais para a realização de cirurgias ou em algumas situações clínicas relacionadas a pacientes imunodeprimidos.

Posso não apresentar sintomas da COVID-19, mas transmiti-la?

Sim, você pode ter o vírus, não apresentar sintomas e transmitir o vírus para outras pessoas.

A internação é necessária para todo caso positivo para o teste do COVID-19?

Há critérios bem definidos e embasados pela literatura científica que determinam os sinais e sintomas que indicam necessidade de internação conhecido como Síndrome Respiratória Aguda Grave. A internação deve ser definida pela sua equipe médica, mas é indicada para pacientes com febre e sinais/sintomas respiratórios que apresentem agravamento dos sintomas, como insuficiência respiratória aguda ou sepse, ou que tenham exame de imagem radiológica sugestiva de pneumonia.

Quando devo utilizar uma máscara caseira?

Sempre que precisar entrar em contato próximo (menos de um metro) de outras pessoas, deslocar-se ou permanecer em um espaço onde há maior circulação de pessoas, como mercados, farmácias e hospitais.

Além do uso de máscara, o que posso fazer para me proteger e evitar a propagação da COVID-19?

• Higienize regularmente as mãos com álcool gel 70% ou água e sabonete.
• Mantenha, pelo menos, 2 metros de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Quando alguém tosse ou espirra, elimina pequenas gotas do nariz ou da boca, que podem conter o vírus.
• Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem pegar carregar o vírus.
• Cubra a boca e o nariz quando tossir ou espirrar, preferencialmente com lenço descartável. Em seguida, descarte-o imediatamente e higienize as mãos.
• Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e ligue para o seu médico. Siga as instruções da sua autoridade sanitária local.

Como lavar a roupa de uma pessoa com a doença do coronavírus?

Em máquina de lavar comum. A lavagem no tanque também permanece sem alterações. Deve-se evitar sacudir as roupas em ambientes fechados, evitando assim a disseminação de partículas.

Como limpar objetos e utensílios em casa para prevenir COVID-19?

Produtos de limpeza a base de cloro ou álcool são eficazes para a limpeza da casa. Detergente comum é adequado também para a lavagem de louças.

Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Deve-se evitar compartilhar objetos como pratos, copos e talheres.

Os antibióticos são eficazes na prevenção ou tratamento da COVID-19?

Não. Os antibióticos não funcionam contra vírus. Eles funcionam apenas em infecções bacterianas. O COVID-19 é causado por um vírus, portanto os antibióticos não funcionam. Antibióticos não devem ser usados ​​como um meio de prevenção ou tratamento de COVID-19. Eles devem ser usados ​​apenas quando indicados por um médico para tratar uma infecção bacteriana.

Como posso acessar o chat online para obter informações do COVID-19?

O chat online deve ser acessado pelo site https://coronavirus.saude.gov.br/. Lá você inicia a conversa e digita todos os seus sintomas. Dessa forma, fica sabendo se deve ficar em isolamento domiciliar, se deve procurar um posto de saúde ou serviço de emergência.

Posso consumir carne de porco se estiver com COVID-19?

Não há restrições alimentares relacionadas a Covid-19.

Como limpar celulares para evitar contaminação do COVID-19?

Celulares podem ser fonte de contaminação pelo tempo de manuseio e uso próximo ao rosto. A limpeza dos aparelhos em geral vem descrita em seu manual de usuário, porém existem produtos desinfetantes específicos por marca que podem ser utilizados. A utilização de desinfetantes comuns, álcool comum e similares não é indicada pois podem danificar o aparelho.

Como higienizar o cachorro após os passeios para evitar a contaminação do COVID-19?

A transmissão do novo coronavírus ocorre através de secreções de vias áereas da pessoa doente. Para que haja a contaminação é preciso que a secreção entre em contato com a mucosa dos olhos, boca e nariz de uma pessoa suscetível.

Portanto, é importante que sejam aplicadas as medidas de higiene básicas como higienização das mãos, uso de máscaras pela população.

Para os animais de estimação, é importante manter as medidas de higiene usuais.

Artigo anterior
Como saber se o livro está no Kindle Unlimited?
Artigo seguinte
Como é feita a formação continuada de professores?