Quantas aposentadoria pode ter?

Perguntado por: Kelly Pacheco  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (34 avaliações)

O artigo 37 da Constituição permite a cumulação de duas aposentadorias de regimes diferentes.

Quantas vezes uma pessoa pode se aposentar?

Já respondendo a pergunta: é possível sim se aposentar duas vezes, contudo, apenas com um benefício. A chamada reaposentação é um recurso para as pessoas que se aposentam e continuam trabalhando de carteira assinada, sendo assim, conseguem os requisitos para aposentar novamente, no caso, agora por idade.

É possível ter duas aposentadorias?

Só é permitido acumular duas pensões por morte ou duas aposentadorias se forem de regimes previdenciários diferentes. Ou seja, você pode receber duas aposentadorias ou duas pensões por morte, caso um dos benefícios seja concedido pelo Regime Geral da Previdência e o outro por um regime diferente.

Pode receber 3 benefícios?

Pela nova regra, aquele que tiver direito ao acúmulo de benefícios poderá receber o valor integral do benefício que for mais vantajoso e uma parte do que for menor.

Pode receber 2 benefício?

O acúmulo de aposentadorias funciona assim: só é possível acumular dois benefícios se você for segurado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e, também, contribuinte de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

É POSSÍVEL RECEBER MAIS DE UMA APOSENTADORIA?

19 questões relacionadas encontradas

É possível se aposentar pelo Estado e pelo INSS?

Aposentar-se como servidor público e também pelo INSS é possível, mas há exceções. Sim, é possível. Um servidor público amparado por RPPS* também exerce outra atividade, pode ser também filiado ao RGPS* (deverá contribuir nos dois e gozará dos benefícios de ambos – ex.: duas aposentadorias).

Quem já é aposentado pode se aposentar novamente?

O aposentado que continua trabalhando pode pedir revisão do benefício? Não. Desde 2020, não é mais permitido solicitar a revisão da aposentadoria. O Supremo Tribunal Federal (STF) considera que a desaponsentação é ilegal.

Pode recolher 2 INSS?

Significa que, em regra, o segurado que possui mais de um vínculo obrigatório não pode optar por contribuir apenas em um dos vínculos. Então se você exerce, ao mesmo tempo, atividade como MEI e como empregado (CLT) deverá efetuar recolhimentos/contribuições em ambas as categorias.

É possível ter três aposentadorias?

40, § 6º: “Ressalvadas as aposentadorias decorrentes dos cargos acumuláveis na forma desta Constituição, é vedada a percepção de mais de uma aposentadoria à conta do regime de previdência.”

Tem como se aposentar duas vezes?

mas não, não é possível conseguir duas aposentadorias dentro do Regime Geral de Previdência Social. Isso porque estamos falando somente de um regime de Previdência. Como eu expliquei antes, duas aposentadorias só podem ser concedidas caso a pessoa esteja vinculada a dois regimes diferentes (RGPS e RPPS, por exemplo).

O que fazer se houver múltiplas contribuições no mesmo mês?

Na pergunta O que fazer se houver múltiplas contribuições num mesmo mês? você possui diversas possibilidades, e escolher a ideal é muito importante pro resultado do seus cálculos. Por padrão, o CJ mantém a opção Somar os salários marcada, pois ela será a mais utilizada na maioria dos cálculos.

Quem trabalho de carteira assinada pode pagar o INSS por fora?

Como o trabalhador que tem a carteira assinada é um segurado obrigatório, por lei, ele precisa contribuir com a Previdência.

O que é contribuição concomitante?

Em geral, sempre que o trabalhador contribui para o INSS em mais de uma situação, configura-se uma atividade concomitante. Assim, se você tem um emprego com carteira assinada e, também, contribui para contribuinte individual ou mesmo possui dois empregos formais, é provável que esteja nessa situação.

Sou aposentado e continuei trabalhando?

Atualmente, posso pedir essa revisão da aposentadoria para o aposentado que continua trabalhando? Infelizmente, não é mais possível pedir a reaposentação. Isso porque o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a reaposentação também é contra a nossa Constituição Federal (ou inconstitucional).

O que acontece com o aposentado que continua a trabalhar?

Sim, mesmo aposentado, você deve continuar pagando INSS se continuar trabalhando. No Brasil, a partir do momento que uma pessoa exerce atividade remunerada, estará automaticamente vinculada ao INSS. Esse vínculo é obrigatório.

Quem já se aposentou e continua trabalhando tem direito a revisão?

Ou seja, não tem como revisar o valor do seu benefício, mesmo se você continuou trabalhando depois de se aposentar. Isso porque em fevereiro de 2020, o STF – Supremo Tribunal Federal decidiu que essa revisão não é possível, porque não existe lei falando sobre essas regras.

Pode ter duas matrículas no Estado?

ATENÇÃO: Somente pessoas que ocupem os cargos permitidos acima é que podem ter mais de uma matrícula no serviço público. Todos os demais cargos são proibidos de haver cumulação.

Pode ser concursado em dois municípios diferentes?

Como regra geral, não é permitida a acumulação de cargos ou empregos públicos, exceto nas seguintes situações: dois cargos de professor; um cargo de professor com outro técnico ou científico; dois cargos privativos de profissionais da saúde, com profissões regulamentadas.

Sou aposentado pelo INSS pode prestar concurso público?

Aposentados podem prestar concurso? Se for aposentado pelo setor privado, sim.

Pode receber 2 BPC na mesma família?

Dessa forma, mais de uma pessoa da mesma casa poderá receber o BPC, sem medo de ter a renda ultrapassada. Também é possível receber uma aposentadoria e um BPC na mesma família. Contudo, para que a aposentadoria do familiar não entre para o cálculo do BPC, o valor do benefício também precisa ser de um salário-mínimo.

Como declarar dois benefícios do INSS?

Isenção da declaração dos benefícios previdenciários

Entre os benefícios previdenciários isentos estão: o Auxílio-Acidente, Auxílio-Doença e Auxílio-Reclusão e o Salário-Família. Se o segurado receber algum destes, deve declarar na seção “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

Como pagar o INSS por fora?

Como pagar o INSS como autônomo
  1. Faça a sua inscrição no PIS ou NIT. Para fazer a sua inscrição no INSS é necessário que você já tenha um cadastro no PIS ou NIT. ...
  2. Escolha o tipo de contribuição mais adequado a você ...
  3. Preencha corretamente o GPS. ...
  4. Pague a GPS mensalmente antes do dia 15.

Como pagar o INSS por conta própria valor?

Como pagar o INSS por conta própria? Para pagar o INSS por conta própria é preciso gerar uma Guia da Previdência Social (GPS), que funciona como um carnê mensal. A guia pode ser paga em algum banco que a pessoa tem convênio, casa lotérica e até pela internet, por meio dos aplicativos de bancos.

Como pagar meu INSS por fora?

4 passos para pagar o INSS como autônomo
  1. Fazer a inscrição no Programa de Integração Social (PIS);
  2. O trabalhador autônomo é inscrito como “contribuinte individual”.
  3. Escolher o tipo de contribuição;
  4. Efetuar o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS).

Artigo anterior
Quais as melhores séries da Netflix em 2021?
Artigo seguinte
Quanto custa investir em bitcoin?