Quando utilizar concreto protendido?

Perguntado por: Beatriz Pinto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (24 avaliações)

O concreto protendido pode ser utilizado em:
  1. construção de lajes;
  2. vigas;
  3. placas de fundação;
  4. peças pré-moldadas;
  5. cortinas atirantadas;
  6. pontos;
  7. viadutos;
  8. barragens;

Quais as vantagens e indicações de uso do sistema estrutural em concreto protendido?

O concreto protendido é aplicado com o objetivo de elevar a resistência da estrutura, oferecendo, ainda, as seguintes vantagens à obra:
  • estruturas mais esbeltas;
  • redução de vigas;
  • redução de pilares;
  • redução do consumo de aço;
  • redução do consumo de fôrma;

Qual a vantagem de utilizar concreto protendido em vigas?

Concreto protendido apresenta as seguintes vantagens:

- Ausência de fissuras resulta em uma maior capacidade da estrutura para suportar as cargas móveis, o choque, a vibração e choque. - Em vigas de concreto protendido, as cargas permanentes são praticamente neutralizados.

Por que é importante utilizar concretos com resistências mais elevadas no concreto protendido?

A utilização de aços de elevada resistência, como armaduras de concreto armado, fica limitada pela fissuração do concreto. ... Sob ação de cargas mais elevadas, as tensões de tração ultrapassam as tensões prévias, de modo que o concreto fica tracionado e com fissuras.

Porque o concreto protendido apresenta melhor controle de flechas?

Concreto Protendido apresenta melhor controle de flechas; Concreto Protendido tem melhor resistência às forças cortantes (devido à inclinação dos cabos próximos aos apoios e a pré-compressão que reduz as tensões de tração diagonais); O aço é pré-testado durante o estiramento.

Concreto protendido: Você sabe o que é?

31 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características do concreto protendido?

A principal característica do concreto protendido para com o concreto armado seria sua armadura ativa (cordoalha), que sofre uma pré-tensão para ser alongada antes da aderência do concreto com o aço, ou seja, a cordoalha começa a agir desde o início da protensão.

Quais características técnicas do concreto protendido apresentadas abaixo estão corretas?

As características técnicas do concreto protendido apresentadas abaixo estão corretas, EXCETO: a) Reduz a incidência de fissuras em relação ao concreto armado convencional. b) Permite vencer vãos maiores que o concreto armado convencional.

Qual a importância do concreto protendido?

O concreto protendido é amplamente utilizado na construção civil, pois tem a capacidade de aumentar a resistência à tração do concreto. Isso significa dizer que o material passa a ter menos deformidade e melhor desempenho. Dessa forma, é possível fazer uso de toda a capacidade do concreto.

Qual é a relação do FCK do concreto e seu desempenho no concreto protendido?

O Fck indica, portanto, a qual tensão o concreto tem capacidade de resistir. Essa tensão é a resultante da divisão entre a força e a área em que ela atuará. Dessa forma, os testes de resistência no concreto possibilitam confirmar a tensão máxima a que ele resistirá antes de sofrer ruptura.

Quais as vantagens do uso do concreto protendido em relação ao uso do concreto armado convencional e as estruturas metálicas?

As vantagens do concreto protendido são: Possibilidade de grandes vãos, pois a laje de concreto protendido consegue vencer vãos que o concreto armado usual não venceria. Maior variedade de layout no projeto arquitetônico, já que há maior distância entre os pilares.

Quais as vantagens e desvantagens do uso do concreto?

  • O concreto armado tem uma elevada resistência à compressão em comparação aos outros materiais de construção.
  • Devido à armação, esse material estrutural também pode suportar uma boa quantidade de esforços de tração.
  • O custo de manutenção do concreto armado é muito baixo.

Quais as vantagens do concreto?

Vantagens da utilização do concreto nas estruturas.
  • Economia. A economia é de fato uma das notórias vantagens do uso concreto em relação a outros sistemas construtivos. ...
  • Boa resistência. ...
  • Uso de aditivos para impermeabilidade. ...
  • Flexibilidade do concreto. ...
  • Custo de manutenção baixo.
  • Elevada durabilidade.

Quais as diferenças entre concreto armado e concreto protendido?

Qual a diferença entre concreto armado e protendido? Como o próprio nome já sugere, o concreto armado é aquele que possui uma estrutura de aço por dentro. Enquanto o concreto protendido, além de possuir aço no interior, também possui cabos de aços tracionados e ancorados no próprio concreto, aumentando a resistência.

Como funciona o concreto protendido nas estruturas?

O concreto protendido é uma técnica de execução que tem como objetivo inserir em uma estrutura de concreto tensões capazes de melhorar a sua resistência. Dessa forma, a armadura de aço sendo cordoalha ou fio sofre um pré-alongamento, aplicando um esforço de compressão inicial no concreto.

Qual é o elemento mais importante do concreto protendido?

A composição varia de acordo com a resistência necessária, mas os concretos usam:
  • água: responsável pela hidratação do concreto, a resistência é muito influenciada pela relação água/cimento na dosagem utilizada;
  • cimento ou aglomerante: é o material empregado para unir os demais elementos constituintes do concreto;

O que é uma estrutura protendida?

O que é a estrutura de concreto protendido? A protensão é um sistema que comprime os elementos estruturais, vigas e lajes, diminuindo os esforços de tração na estrutura, através de cordoalhas de aço. As cordoalhas são posicionadas horizontalmente ao longo dos elementos estruturais e travadas em uma das extremidades.

O que é o FCK do concreto?

Trata-se de um teste bastante importante que faz parte do processo de fabricação de artefatos de concreto. A sigla FCK se refere ao termo Feature Compression Know, que traduzido para o português significa “Resistência Característica do Concreto à Compressão”.

Qual é o papel do FCK?

A sigla FCK (do inglês, Feature Compression Know) foi traduzida para o português como Resistência Característica do Concreto à Compressão, um conceito imprescindível para calcular com exatidão a medida de material com relação à estrutura que será utilizada.

Qual a resistência do concreto?

O FCK (Resistência Característica do Concreto à compressão), é medido em Mega Pascal (Mpa), e demonstra a capacidade de resistência do concreto. Um Mpa equivale a 10,1972 KgF/Cm2. A sua comercialização é baseada neste índice.

Como surgiu o concreto protendido?

O concreto protendido começou a ser desenvolvido ainda no século XVIII, mas apenas 1928 sofreu uma evolução significativa. Foi Eugène Freyssinet, um engenheiro civil francês especialista em estruturas que desenvolveu um método que permitia ultrapassar as limitações da fraca resistência do concreto à tração.

Qual o significado da palavra protendido?

1 Estender(-se) para diante; alongar(-se). Pôr(-se) (uma arma) em riste. Etimologia (origem da palavra protender). Do latim protendere.

Qual a maior construção do Brasil?

Conheça as 7 Maiores Obras de Engenharia Civil do Brasil!
  • Complexo Hidrelétrico de Itaipu.
  • Ponte Rio - Niterói.
  • Edifício Mirante do Vale - São Paulo.
  • Viaduto 13 - Rio Grande do Sul.
  • Edifício Millenium Palace.
  • Cidade Administrativa de Minas Gerais.
  • Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
  • Bônus - 3 Grandes Obras em Andamento.

Quais os tipos de aço para concreto protendido?

Nas obras com lajes protendidas, os aços mais utilizados é o CP-190 RB, tanto para pós-tração aderente ou não aderentes. Os dispositivos de fixação nas extremidades dos cabos são chamados de ancoragens. Existem dois tipos de ancoragens, no qual são denominadas ativas e passivas.

Quais critérios são analisadas para a escolha do concreto protendido em substituição ao concreto armado explique com argumentos técnicos?

Tudo depende dos tipos e da intensidade dos esforços, além de em qual parte do elemento se concentrarão. No caso de uma laje na sacada, por exemplo, a parte superior sofre tração e, por isso, as barras de aço são posicionadas nesse lado. A resistência depende também da aderência entre o concreto e a armadura de aço.

Qual a diferença entre a ancoragem ativa e a passiva?

Ancoragem Passiva - É utilizado na pré-blocagem da extremidade passiva antes de ir para obra. Ancoragem Ativa - fica na extremidade que tensionada com auxílio de macaco hidráulico posteriormente a concretagem e emissão de laudo de resistência da estrutura.

Artigo anterior
Qual o padrão de beleza na Itália?
Artigo seguinte
O que é o tecido suede?