Quando usar ultrassom pulsado e contínuo?

Perguntado por: Alexandre Valentim Pacheco de Ribeiro  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (28 avaliações)

Tipo de emissão:
  1. Contínuo: para lesões crônicas, onde o calor é indicado.
  2. Pulsátil: para lesões agudas, onde o calor é contraindicado.

Qual a diferença entre ultrassom contínuo e pulsado?

As ondas do ultrassom podem ser aplicadas na fisioterapia de forma pulsada ou contínua. O ultrassom contínuo tem efeito térmico dominante, enquanto o efeito mecânico predomina no pulsado. O outro tipo de classificação do ultrassom diz respeito à frequência, o que será melhor especificado adiante no texto.

Para que serve ultrassom pulsado?

O modo pulsado é recomendado para lesões agudas, nesse modo o ultrassom terapêutico não produz calor. O modo pulsado emite ondas ultrassônicas com interrupções (intervalos). Esse modo também auxilia na cicatrização dos tecidos e nos processos inflamatórios, como exemplo: Lesões musculares.

Para que serve o ultrassom contínuo?

contínuo: nessa forma, o aparelho promove maior quantidade de calor graças à vibração das partículas celulares, que age de maneira profunda na musculatura, aumentando o fluxo sanguíneo, favorecendo a circulação dos nutrientes, reduzindo os espasmos musculares e eliminando a formação fibrótica.

Quantas vezes na semana posso usar o ultrassom?

É indicado em casos mais avançados de celulite e de gordura localizada, para tratamentos pré e pós-operatórios e para relaxamento da musculatura. Quantas sessões de ultrassom são necessárias? Cerca de cinco a dez, duas vezes por semana.

Qual a diferença entre Ultrassom pulsado e contínuo? - Pergunte #60

23 questões relacionadas encontradas

Pode usar ultrassom todos os dias?

No entanto não é recomendado usar o ultrassom diariamente por mais de 20 dias.

Como calcular o tempo de uso do ultrassom?

Tempo = Área / ERA
  1. Largura= 5 cm.
  2. Comprimento = 8 cm.
  3. Então a área é igual a 40 cm².
  4. ERA = 4cm²
  5. O tempo é de 40 minutos, então 40/4 = 10 minutos de aplicação.

Quais são os efeitos fisiológicos do ultrassom no modo o contínuo e pulsado?

Os efeitos térmicos produzidos pelo ultrassom contínuo ocorrem pela vibração mecânica constante dos tecidos incididos. Fato que não ocorre no modo pulsado, pois a emissão é interrompida intercalando pausas, proporcionando assim que o calor seja dissipado (AGNE, 2004).

O que é ultrassom de baixa frequência?

Os aparelhos de ultrassom de baixa frequência, também chamados de ultracavitação, possuem baixa frequência e alta potência. A ultracavitação é uma onda de ultrassom com frequência envolvendo a vibração do tecido adiposo, ou seja, na faixa de frequência de KHz gerando maior profundidade de penetração (figura 3).

Qual ultrassom usar no pós operatorio?

Já o uso do ultrassom terapêutico é indicado para acelerar a cicatrização bem como para tratar as fibroses. Por outro lado, já se sabe que após a lipoaspiração o trauma gerado é tão intenso que a cicatrização precisa ser “freada” e não acelerada.

O que faz o Doppler pulsado?

Um transdutor de Doppler pulsado contém um cristal piezelétrico que transmite ondas curtas de ultra-som (pulsos) em intervalos regulares e recebe o sinal refletido no resto do tempo, comparando-o com aquele transmitido.

Como funciona o ultrassom terapeutico?

O ultrassom terapêutico corresponde ao uso da energia ultrassônica para produção de vibrações mecânicas emitidas por um transdutor. Essas vibrações são capazes de produzir efeitos terapêuticos diversos nos tecidos orgânicos, decorrentes do movimento de agitação (efeitos mecânicos) ou do calor gerado (efeitos térmicos).

Qual o melhor ultrassom para estética?

Qual os melhores aparelhos de ultrassom na estética?
  • Ultraplace: o único ultrassom estacionário do Brasil, o mais moderno e eficiente.
  • Sonofocus: ultrassom de alta potência, conhecido como “lipo sem cortes”
  • Microfocado HIFU Herus: o melhor ultrassom para flacidez de pele é o Herus, lifting e rejuvenescimento.

Qual melhor ultrassom?

Quais são os ultrassons mais indicados durante a gravidez?
  • Ultrassom Inicial Transvaginal. ...
  • Ultrassom morfológico de primeiro trimestre com Doppler colorido. ...
  • Ultrassom morfológico de segundo trimestre com medida de colo uterino. ...
  • Ecocardiografia fetal com Doppler colorido. ...
  • Ultrassom obstétrico com Doppler colorido.

Qual a diferença entre os aparelhos de ultrassom?

Os equipamentos de ultrassom convencional, terapia combinada e ondas de choque trabalham com a emissão da onda de forma longitudinal. Já o ultrassom focalizado trabalha com um cristal que apresenta uma convexidade, em formato côncavo, e essa energia é direcionada para um ponto somente, ou seja, focalizado.

Qual a diferença entre o ultrassom de 1MHz e 3MHz?

O ultrassom possui duas frequências: 1MHz, que é utilizado para o tratamento de tecidos mais profundos, e 3MHz, que é utilizado para o tratamento de tecidos superficiais.

Quem não pode usar alta frequência?

As contraindicações da utilização da alta frequência são: portadores de marca-passo; canceres; doenças cardíacas; gestantes; distúrbios de sensibilidade; epilepsia; diabetes descompensada.

Quais os tipos de exames de ultrassonografia?

Os tipos de ultrassom, são:
  • Ultrassom das mamas. ...
  • Ultrassom pélvico e o transvaginal. ...
  • Ultrassom do abdome superior. ...
  • Ultrassom da tireoide. ...
  • Ultrassonografia obstétrica e ultrassom obstétrica com doppler colorido. ...
  • Ultrassom em 3D e 4D.

Qual a frequência do ultrassom estético?

Funcionamento do ultrassom

Para melhor compreender a ação do ultrassom, como procedimento de fins estético, trata-se de uma onda mecânica com frequência de 3Mhz, 3,5 Mhz, 5Mhz e 10Mhz, considerada como baixa intensidade, alta intensidade e ultrassom para fins terapêuticos.

Quais os efeitos fisiológicos do ultrassom?

Os efeitos fisiológicos provenientes do aquecimento tecidual, que podem produzir aumento do fluxo sanguíneo e da atividade metabólica; aumento da extensibilidade do colágeno em estruturas tais como tendões, ligamentos e cápsulas articulares; alívio da dor e diminuição do espasmo muscular [6,11].

Quais são os parâmetros da ultrassom?

O aparelho de Ultra Som permite a regulagem de todos os parâmetros utilizados como: a frequência que pode ser de 1MHZ para tratar lesões profundas ou 3 MHZ para lesões superficiais, modo pulsado para lesões em fase aguda e contínuo para lesões em fase crônica; intensidade que varia de 0,2 w/cm2 a 2.0 w/cm2; tempo de ...

Como age o ultrassom na gordura localizada?

Ultrassom na estética é uma tecnologia para tratamento da gordura localizada e modelação corporal. O aparelho emite ondas de som acima da frequência audível que produzem microvibrações capazes de romper os adipócitos. Outras aplicações da técnica na estética incluem estímulo de colágeno e tratamento da celulite.

O que é a Sonoforese?

Fonoforese ou sonoforese é um termo que descreve a habilidade do ultra-som em incrementar a penetração de agentes farmacológicos ativos através da pele. Trata-se de uma eficiente alternativa de transporte de substâncias além da utilização medicamentosa via oral, ou injeções intradérmicas.

Artigo anterior
Como medir 0 3 mL na seringa de insulina?
Artigo seguinte
Como identificar uma contradição?