Quando usar taxa equivalente?

Perguntado por: Gabriela Nogueira de Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (47 avaliações)

Importante lembrarmos que as taxas de juros proporcionais são aplicadas somente a capitalização ou juros simples (na capitalização composta é utilizada a taxa equivalente). Veja um exemplo simples: Uma taxa de capitalização simples de 12 % ao ano é equivalente a 1% ao mês. Taxa anual 12% / 12 Meses = 1% ao mês.

Quando usar taxa efetiva e taxa equivalente?

Taxa Efetiva Equivalente: são taxas que produzem um montante igual, quando aplicadas a um mesmo capital, em um período de tempo de mesma duração, ainda conforme os exemplos acima, temos que uma taxa nominal de 24% a.a nos dá uma taxa efetiva proporcional de 2% a.m., que é equivalente à taxa efetiva equivalente de 26, ...

Para que serve a taxa equivalente?

Taxas equivalentes são taxas que quando aplicadas ao mesmo valor em dinheiro, em um mesmo período de tempo, produzem o mesmo resultado final. Por isso, quem tem dívidas ou investimentos deve procurar saber as taxas equivalentes para fazer comparações e, a partir disso, tomar boas decisões.

Qual a diferença entre taxas equivalentes e taxas proporcionais?

Diferença Proporção e Equivalência de taxa de juros

Em resumo quando dizemos que as taxas são proporcionais, está implícito que tratamos do regime de capitalização simples. Já, quando aborda-se as taxas equivalentes, usamos o regime de capitalização composta, ou seja, taxa de juros compostas.

Quando duas taxas podem ser consideradas equivalente?

Duas ou mais taxas são equivalentes quando aplicadas a um mesmo capital durante o mesmo prazo produzem o mesmo montante.

TAXA EQUIVALENTE - JUROS COMPOSTOS (Matemática Financeira)

21 questões relacionadas encontradas

Como fazer Equivalência de taxas?

Como calcular taxa equivalente juros simples? Nos juros simples, basta dividir a taxa anual pelo número de meses. Por exemplo, uma taxa de 12% ao ano, equivale a 1% ao mês (12/12).

O que é equivalência financeira?

Dois ou mais capitais representativos de uma certa data dizem-se equivalentes quando, a uma certa taxa de juros, produzem resultados iguais numa data comum. Na questão da equivalência financeira em juros simples, é importante ressaltar que os prazos não podem ser desmembrados.

O que é taxa equivalente de juros simples?

No regime de juros simples, as taxas de juros proporcionais são igualmente equivalentes, ou seja, uma taxa de 12% ao ano é equivalente a 1% ao mês.

Qual a diferença entre taxa de juros nominal e efetiva?

Enquanto a taxa nominal não sofre esse reajuste, a taxa efetiva é paga no mesmo período que estipulada, sendo assim, ao final é exatamente o que será pago.

Como passar taxa mensal para anual?

As instituições costumam informar a taxa mensal de juros e precisamos conhecer a taxa anual ou dentro do período trimestre, semestre entre outros. O cálculo deve ser feito utilizando a expressão matemática que fornece a equivalência de duas taxas é: 1 + ia = (1 + ip)n, onde: ia = taxa anual.

O que é a taxa de juros efetiva?

O que é a taxa de juros efetiva? A taxa de juros efetiva pode ser descrita como uma taxa de juros de referência para vários períodos de capitalização, de maneira que não expressa, de fato, a própria taxa de capitalização. Ela depende de juros compostos que são retirados da taxa nominal ou declarada.

Como transformar juros ao mês para juros ao dia?

As fórmulas para converter taxa de juros no Excel são as seguintes: Dia para mês: (1+Taxa)^30-1. Dia para ano: (1+Taxa)^360-1. Mês para dia: (1+Taxa)^(1/30)-1.

Qual a importância de conhecer a taxa efetiva das operações?

Qual a importância de conhecer a taxa efetiva das operações? Calcular essa taxa é fundamental para, assim, compreender o custo efetivo de um empréstimo ou o rendimento de um investimento.

Qual a taxa mais adequada ao mercado financeiro?

Taxa SELIC

A taxa SELIC é uma das mais conhecidas para o cálculo de investimentos, mas muitas pessoas não entendem o que ela é de fato ou como é calculada. A SELIC é a taxa básica de juros e é definida pelo governo a partir de diversos fatores, como a inflação e o crescimento do país.

Quais são os dois regimes de capitalização existentes?

RESPOSTA ESPERADA: a) Os dois sistemas de capitalização existentes são o Regime de Capitalização Simples e o Regime de Capitalização Composto.

O que é uma taxa de juros nominal?

Juros nominais é o nome dado ao percentual de rentabilidade recebida por um investimento ou de juros pagos em uma dívida por um determinado período. É esta a taxa que aparece quando vamos realizar investimentos, empréstimos ou financiamentos.

Qual a diferença entre taxa de juros nominal e real?

A taxa nominal base do Brasil é a Selic. Já a taxa de juros real considera o rendimento da operação menos a inflação do período, demonstrando o ganho verdadeiro do investidor. Enquanto parte do percentual servirá para compensar o aumento de preços pela inflação, o restante representará o aumento de capital.

Como calcular a taxa efetiva a partir da taxa nominal?

Exemplo: Transformar a taxa efetiva de 48% a.a. em taxa nominal com capitalização mensal. 1 + 0,48 - 1 = 3,3210% a.m. x 12 = 39,852% a.a.

Como calcular a taxa de juros simples?

Para calcular juros simples, a taxa é aplicada somente ao capital inicial. O crescimento da dívida, portanto, é linear. Vamos imaginar que você emprestou R$ 1.000,00 a uma taxa de juros de 10% ao ano durante três anos.
...
J = C * i * t
  1. J = Juros.
  2. C = Capital emprestado.
  3. i = Taxa de juros do período.
  4. t = Tempo.

Como calcular taxas proporcionais e equivalentes?

Veja um exemplo simples: Uma taxa de capitalização simples de 12 % ao ano é equivalente a 1% ao mês. Taxa anual 12% / 12 Meses = 1% ao mês. Para a obtenção da taxa de juros proporcional é necessário apenas realizarmos a divisão pelo período que precisamos converter.

Qual a taxa anual equivalente a 2% ao mês?

A taxa anual de juros equivalente a 2% ao mês é de 26,82%. As pessoas desatentas poderiam pensar que a taxa anual nesse caso seria calculada da seguinte forma: 2% x 12 = 24% ao ano.

O que é uma equivalência?

Equivalente é um adjetivo de dois gêneros oriundo do francês "équivalent" e expressa algo que possui igual valor, ou que tem o mesmo sentido. A palavra equivalente, quando usada para descrever alguma coisa, implica que essa coisa pode substituir a outra tendo igual virtude ou significado.

O que é equivalência simples?

O método de equivalência a juros simples (MEJS) é um sistema de amortização de dívidas fundamentado em matemática financeira em substituição à Tabela Price, amplamente aceito nos Tribunais. Um dos pontos mais discutidos em uma revisional bancária é acerca da capitalização de juros ocasionada pela Tabela Price.

O que é equivalência de fluxo de caixa?

Equivalentes de caixa

São chamados Fluxos de Caixa as entradas e saídas de caixa e seus equivalentes. São equivalentes de caixa as aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são mantidas com a finalidade de atender compromissos de caixa de curto prazo e não para investimentos ou outros afins.

Artigo anterior
Qual o suco de uva mais saudável?
Artigo seguinte
O que acontece quando o exame do cotonete da Positivo?