Quando usar SC e SÇ?

Perguntado por: Benjamim Samuel de Machado  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (67 avaliações)

Na oralidade, a junção das consoantes ou sc apresentam apenas o som /s/. Segundo as regras ortográficas da língua portuguesa, o ç apenas é usado com a, o, u para ter o som s. Para a vogal i e a vogal e, apenas é usado c para indicar o som s.

Quando usar SC ou SÇ?

sc – descendência, descer, crescer. sç – cresço, nasço, desça. xc – exceto, excelência, excerto. xs – exsuar, exsudar.

Quando o SC não é dígrafo?

Resposta: Se as duas letras tiverem um som só, formam dígrafo, como em descer, piscina, etc. Se possuírem dois sons, como em asco, disco, etc., formam encontro consonantal.

Quando Qu não é dígrafo?

Nesses casos, a letra "u" não corresponde a nenhum fonema. Em algumas palavras, no entanto, o "u" representa um fonema semivogal ou vogal (aguentar, linguiça, aquífero...) Nesse caso, "gu" e "qu" não são dígrafos. Também não há dígrafos quando são seguidos de "a" ou "o" (quase, averiguo).

Quando usar o dígrafo SC?

Sc é um dígrafo quando seguido das vogais e ou i. Representa um único som, assumindo o valor fonético /s/: nascer, piscina, descida. Sc é um encontro consonantal quando seguido das vogais a, o ou u e de outras consoantes, com r ou l. Representando dois sons distintos: descoberta, escrever, ofuscar.

O uso do S, SS, C, Ç, SC e SÇ

44 questões relacionadas encontradas

Qual a regra para usar SS?

SS é um dígrafo, ou seja, uma sequência de duas letras que forma um único som. Segundo as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, quando a consoante s aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia z (casa, desânimo, liso).

Qual é a regra para se usar a cedilha?

A CEDILHA é um sinal diacrítico usado debaixo da letra C. Ela apresenta a sonoridade de SS e a seguinte forma: Ç. Nunca pode iniciar palavras e é usada sempre antes das vogais A, O e U. Junto às vogais E e I, usa-se apenas a letra C.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quando usar a letra C?

Emprega-se a letra “C”:
  1. * Mediante as vogais “e” e “i”, cujo som é representado pelo /s/. Exemplos: ...
  2. * Em palavras de origem árabe, tupi ou africana. Exemplos: ...
  3. * Em alguns sufixos representados por -aça, -aço, -uça. ...
  4. * Outros terminados em -açar , -içar. ...
  5. * Em vocábulos constituídos das terminações: -ção, -ança, -ença.

Quando a letra C tem o som de q?

A letra c tem o som de < k > quando está antes das vogais: a / o / u.

Quais são as palavras que começa com C?

  • cafajeste.
  • cauteloso.
  • cavalheiro.
  • censo.
  • compassivo.
  • conciso.
  • conservador.
  • correto.

Quando a letra C tem o som de S?

Com s (no início das palavras ou depois de consoantes): sábio, saco, sede, sério, seta, solitário, surdo, Sintra, ânsia, cansar, farsa, ganso, mansão, pretensão. Estes são os casos em que a letra c adquire um som de outra consoante (acumulando com o s esse valor fonético).

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Qual é o som representado por SC e XC?

Assim, a junção das duas consoantes representa apenas um fonema. O dígrafo xc é um dígrafo consonantal, uma vez que representa um único som consonantal equivalente a ss.

Quando tem dígrafo?

O dígrafo ocorre quando duas letras juntas representam um único som. Dígrafo ocorre quando duas letras juntas representam um único som. Os dígrafos podem ser vocálicos (representando sons de vogais) ou consonantais (representando sons de consoante).

O que dígrafo exemplos?

Dígrafo é o encontro de duas letras que ao serem pronunciadas emitem um único fonema. São exemplos de dígrafos: nascer, morrer, chorar, isso, aquilo. A palavra "dígrafo" tem origem grega, sendo formada pela junção dos termos di (dois) + grafo (escrever).

Quais são os tipos de dígrafos?

Dígrafo Consonantal

Os principais são: ch, lh, nh, rr, ss, sc, sç, xc, gu e qu.

Artigo anterior
Qual dentre as moléculas abaixo é apolar?
Artigo seguinte
Quais os sintomas de raiva em porcos?