Quando usar sapata isolada?

Perguntado por: Mauro Andrade  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (63 avaliações)

A sapata isolada é indicada para terrenos que aguentam bastante pressão e também quando a carga que será distribuída é pequena.

Quando devo fazer sapata?

Sapata associada

É a mais usada quando se deseja transmitir as ações de dois ou mais pilares. Também é empregada como alternativa quando a distância entre duas ou mais sapatas isoladas é pequena. Neste caso, as bases das sapatas poderiam ficar sobrepostas ou influenciar na outra estruturalmente.

Por que usar sapata corrida?

Versatilidade. Rapidez de execução. Capacidade de construção sem peças e ferramentas especias no canteiro. Pode ser executada com pouca escavação e baixo consumo de concreto.

Quando usar sapata gaiola?

Sapatas “radier” ou “gaiola”

São indicadas para obras com menor carga estrutural e solo firme em sua primeira camada. O concreto em si não possui resistência à tração, mas sim à compreensão. Para dar a devida atenção a efeitos de tração que incidem sob a fundação, é utilizada a armação de aço.

Qual a principal diferença entre Bloco de fundação e sapata isolada?

O “bloco de fundação” tem a função de unir estacas ou de resistir a esforços de flexão, diferente das “sapatas” que tem a função de transmitir os esforços gerados pela edificação para o solo. As sapatas isoladas são elementos que as suas forças de compressão Não depende do betão armado, mas depende do aço.

Fundações do Brasil Sapata isolada

16 questões relacionadas encontradas

O que é uma sapata isolada?

As sapatas isoladas são normalmente utilizadas para fundações rasas, de modo a suportar cargas transferidas por vigas ou pilares, por exemplo. As sapatas isoladas podem ser executadas em concreto simples ou armado.

Qual a diferença entre bloco e sapata e sua utilização nos processos construtivos?

A diferença básica é a função de cada um. Enquanto o bloco atua como elemento intermediário, transmitindo às fundações profundas as cargas provenientes da superestrutura, as sapatas transmitem diretamente ao solo a carga vindo dos pilares.

Em que tipo de solo as sapatas são indicadas?

Indicadas para áreas de solo estável e de alta resistência em suas camadas superficiais, as sapatas são elementos da fundação executadas com concreto armado. Esse concreto recebe em seu interior barras de aço ou armaduras que resistem aos esforços de tração, flexão e torção.

Onde utilizamos uma sapata corrida?

Sapata corrida

Esse tipo de sapata é comum em construções de pequeno porte. Como exemplo, podem ser citadas casas e edificações de baixa altura, galpões, muros de divisa e de arrimo, paredes de reservatórios e piscinas, entre outros.

Qual a diferença entre viga baldrame e sapata corrida?

– Viga baldrame: Possui fundação rasa de apoio usada para conectar sapatas isoladas e distribuir melhor o peso (abaixo do nível do solo). É uma viga que sustenta as paredes ao nível das fundações. Deve ser utilizada quando as paredes não estão apoiadas em fundações diretas próprias, denominadas de sapatas corridas.

Como é feita a sapata corrida?

Como executar uma sapata corrida?
  1. Inicie a escavação do solo. ...
  2. Em caso de terrenos inclinados, corte a vala em degraus com 10% de inclinação;
  3. Feito isso, amasse bem o fundo da escavação para garantir uma superfície uniforme e compacta;
  4. Aplique uma boa camada de concreto magro. ...
  5. Em paralelo, a armadura é montada.

Quando usar fundação direta?

Este tipo de fundação é geralmente bastante utilizada em obras de menor porte, como casas simples de até dois andares, que não demandam muito esforço em suas fundações.

Qual o melhor tipo de solo para fundação?

Solo argiloso

Porém, normalmente as fundações rasas são as mais utilizadas nesses tipos de solo, sendo que caso seja necessário reforçar as sapatas, o uso dos radiers é recomendado. Para atingir mais segurança, o uso de estacas também é recomendado, mas não usual.

Qual o tipo de sapata é recomendada para terrenos com solo firme e de boa resistência?

SAPATA ISOLADA

Elas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência.

O que é Aranha na construção civil?

Módulos aranhas são conjuntos pré-montados de acordo com cada projeto e obra. ... As aranhas podem ir montadas prontas ou semi montadas, quando há variação de furação na laje e, nesse caso, aceitam pequenos ajustes.

Qual o tamanho da sapata para 3 andares?

Vai depender do solu se vc achar pedra ate dois metro e meio fazer uma sapata de oitenta por oitenta de um mertro de fundura e depois cavar um piso no meio de dois a treis metro.

Qual a diferença entre sapata e bloco de coroamento?

De uma forma geral, os blocos de coroamento tem o dimensionamento de forma análoga ao das sapatas. O que os diferencia é principalmente o fato de o bloco transferir as solicitações para as estacas e tubulões, enquanto a sapata já transmite a carga diretamente ao solo.

Qual a diferença entre sapata e estaca?

As estacas são fundações profundas, ao contrário das sapatas e dos blocos de fundação. Além disso, são executadas por equipamentos, apresentando grande comprimento e pequenas seções transversais. Tais fundações podem ser feitas de aço, madeira e estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas.

O que é o bloco de fundação?

Bloco é um tipo de fundação rasa direta que consiste basicamente de blocos de concreto sem armadura com bases geralmente quadradas ou retangulares. O dimensionamento dos blocos de construção não necessita de armadura pois as tensões atuantes são resistidas pelo concreto devido às dimensões do bloco.

Artigo anterior
Quais são as plantas pioneiras?
Artigo seguinte
O que aconteceu com a Titã fêmea?