Quando usar referente e referentes?
Perguntado por: Alícia Almeida de Mota | Última atualização: 1. Februar 2022Pontuação: 4.1/5 (12 avaliações)
Referentes é o plural de referente. O mesmo que: alusivos, relativos.
O que é referente português?
Por referente, entende-se a entidade extralinguística que é identificada por um nome comum especificado por um artigo definido ou um demonstrativo («a maçã», «esta/essa/aquela maçã»), por um pronome pessoal (eu, tu, ele/ela, etc.) ou por um nome próprio (Raquel, João, Maria, etc.).
O que significa referente à você?
Que faz referência a alguma coisa ou alguma pessoa.
É referente a ou a?
Referente a e referente à
A expressão referente à, por sua vez, deve ser usada quando o substantivo à frente é feminino. Sendo feminino, ele demandará um artigo definido feminino a que se ligará à preposição a (da expressão original referente a), formando uma crase, demarcada pelo acento grave: à.
Quanto referente?
Que se refere a alguma coisa: 1 relativo, respeitante, relacionado, alusivo, concernente, tocante, pertencente, pertinente, atinente. Exemplo: Esta informação é referente apenas aos dez primeiros meses do ano.
(ENTENDA AGORA) O QUE É REFERENTE TEXTUAL?
Qual o sinônimo de referente?
Registro feito para identificação: 3 registro, marca, sinal, designação, número.
Como usar a palavra referente?
Referente é um adjetivo que estabelece regência nominal com a preposição a. É, assim, obrigatória a presença da preposição a depois do adjetivo referente. Referente a indica algo que se refere a ou que diz respeito a algo ou alguém, sendo sinônimo de relativo a e respeitante.
Quando o A tem crase?
Apenas ocorre crase quando há a presença da preposição e do artigo definido feminino: a (preposição) + a (artigo definido feminino) = à. ... Ocorrerá crase sempre que for seguida de uma palavra feminina determinada por um artigo definido, como: a situação, a problemática, a circulação, a maneira, a reação, a participação.
Quanto à ou a?
A expressão “quanto a”, que significa “no que se refere a” ou “relativamente a” é composta de dois vocábulos, sendo o último uma preposição “a”, o que a torna uma locução prepositiva. Como é acompanhada da preposição a, quando a expressão quanto se ligar a um substantivo feminino determinado, o “a” será craseado.
Tem crase no a?
Vamos à sua estrutura padrão para ficar tudo mais fácil: Assim, quando um verbo ou um nome exigir a preposição “a” e o substantivo posterior admitir artigo “a”, haverá crase. Além disso, se houver a preposição “a” seguida dos pronomes “aquele”, “aquela”, “aquilo”, “a” (=aquela) e “a qual”; ocorrerá crase.
Tem crase antes de sua?
O uso do acento da crase só é facultativo antes de pronomes possessivos femininos no singular (=minha, tua, sua, nossa, vossa). Se for masculino, não há crase: “Ele veio a ou ao meu apartamento”; “Estamos a ou ao seu dispor.”
É correto falar a mim?
4) Nas palavras de Laudelino Freire, "é de boa linguagem reforçar o pronome objeto com o pronome oblíquo correspondente, ou com o pronome ele, precedidos um e outro da preposição a. Exs.: Mato-me a mim; Sirva-lhes a eles de castigo"3.
Tem crase antes de de?
OBS.: Os únicos pronomes de tratamento que admitem crase antes de si são senhora e senhorita .
O que é referente Na linguística?
1. Uma distinção clássica em linguística é a distinção entre significado e referente. O significado é o conceito que o próprio signo linguístico encerra; o referente é o objecto ou entidade do mundo extralinguístico (real ou imaginário) segmentado por uma palavra ou expressão.
O que é o referente do pronome?
Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações. Nós conhecemos o professor.
O que significa referente exemplo?
Referente é um adjetivo que significa relativo a, que diz respeito a, respeitante. Por exemplo: “No referente à segurança, o presidente anunciou que o Estado comprará novos satélites para monitorar as fronteiras e combater o narcotráfico”.
Quanto à não tem crase?
As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.
Quanto à necessidade tem crase?
A crase é obrigatória porque o verbo atender, na acepção em que surge na frase apresentada pelo consulente, rege a preposição a. Quer o vocábulo esteja no singular (a) quer no plural (as), temos de fazer sempre a contracção. Assim: «atendemos à necessidade»/«atendemos às necessidades».
Como Escrever A ou A?
A vogal a acentuada com acento agudo (á) é usada apenas em palavras, para marcar a sua sílaba tônica. Nunca deverá ser escrita isoladamente. Quando a vogal a é escrita com acento grave (à) indica que ocorre crase, ou seja, que ocorre a contração de duas vogais idênticas.
Como saber se a crase ou não?
Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.
Tem crase quando se refere a horas?
Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.
Como usar a palavra referente no plural?
Referentes é o plural de referente. O mesmo que: alusivos, relativos.
Qual o referente de tem?
Quando se usa têm? A forma têm, por sua vez, corresponde à terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ter. Isso quer dizer que representa eles/elas têm.
O que quer dizer a palavra requerente?
O requerente é a parte que faz um requerimento, aquele que solicita algo a alguém. O termo é utilizado, geralmente, quando se trata de um pedido destinado a alguma autoridade judicial.
Faz alusão sinônimo?
1 indireta, insinuação, comentário, citação, referência, menção, observação, referimento.
Sou um falso magro?
Quanto tempo um hematoma demora para ficar roxo?