Quando usar onde e em que?

Perguntado por: Kelly Victória Cruz Carneiro Marques  |  Última atualização: 8. Juli 2024
Pontuação: 5/5 (1 avaliações)

No geral, emprega-se de forma indistinta “onde” e “em que” sempre que houver referência a um lugar físico. Como informado anteriormente, “onde” não deve ser empregado em frases com expressões que não indicam lugares, devendo então ser considerado o uso de “em que”.

Qual a diferença entre onde e em que?

Embora onde possa ser substituído por em que quando se tratar de pronome relativo, o caminho inverso nem sempre pode ser feito, isto é, nem sempre em que pode ser substituído por onde. Isso porque onde tem ideia de lugar/localização, enquanto em que pode ter um sentido mais amplo.

Quando usar a expressão em que?

Emprega-se, indistintamente, onde e em que sempre que houver referência a um lugar físico. “Foi nesta cidade onde vivi os melhores anos de minha vida.” “Foi nesta cidade em que (ou na qual) vivi os melhores anos de minha vida.”

Qual é a diferença entre onde é aonde?

A principal diferença é que, enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento. Outra diferença perceptível é a letra a em apenas um dos termos. Aonde é formado pela preposição a e o advérbio onde.

Quando usar o termo onde?

Onde: indica o lugar em que algo ou alguém está e deve ser utilizado para expressar ideia de lugar, de permanência.

Onde ou Aonde??? Professor Noslen explica!!!

20 questões relacionadas encontradas

Onde exemplos de frases?

Onde você mora? Onde está a minha caneta? Você sabe onde está minha bolsa? Onde fica a sua empresa?

Qual o sinônimo de onde?

Em que lugar: 1 em que lugar, em qual lugar, em que local, em qual local, em que parte, em que ponto, em que localidade.

Onde eu vou ou aonde eu vou?

Onde vou ou Aonde vou? É indiferente, embora diversos gramáticos (seguidos em diversos vestibulares) queiram que se use aonde apenas com verbos de movimento, que “regem” a preposição a: aonde vou, onde estou.

Onde conceito?

A palavra "onde" é indicada para o uso relativo à ideia de permanência. Já "aonde" possui uma relação com um movimento. Onde pode se referir a locais específicos ou substituir a expressão em que.

Onde é um pronome relativo?

A palavra onde, como pronome relativo, somente pode ser utilizada para substituir um substantivo que exprima a idéia de lugar. Para a substituição de outros substantivos, utilize as formas "em que", "na qual" ou "no qual" em vez de "onde".

Quando não usar onde?

É errado usar “onde” para indicar o que não é um lugar. Ele deve ser substituído por termos como: que, em que, no qual, nos quais, quando, de maneira que melhor se adapte na frase. Veja mais exemplos: Assisti ao espetáculo onde o vilão vira o mocinho –> Errado.

Como se escreve em que posso ajudar?

a) «Bom dia, em que posso ajudar?»

Quando não usar de quê?

Então, todas as vezes que houver a necessidade de retomar um antecedente, use “que” e não “de”. Logo, em frases que não há necessidade de retomar algo, ou seja, não há um antecedente, use “de”. Exemplos: Tenho de pagar meu amigo.

Em qual dia ou em que dia?

Convém usar a preposição em antes do pronome que. O mesmo vale para no momento em que.

Qual a classe gramatical de onde?

Quanto à classe gramatical, onde pode ser advérbio interrogativo (quando usado para fazer perguntas diretas ou indiretas) ou pronome relativo (quando introduz uma oração adjetiva).

Onde ou aonde Pedro foi?

Diferenças entre “onde” e “aonde” Apesar de serem semelhantes tanto na escrita quanto na função, ambas servem pra indicar lugar, mas cada uma tem um uso específico. A palavra “aonde” é usada pra dar uma ideia de movimento. Enquanto “onde” é usado no sentido oposto, quando não há movimento.

É correto falar aonde você está?

De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

Onde ou aonde você vai me levar?

O uso correto dessas duas palavras vai depender do contexto da frase. "Aonde" indica destino e movimento, significando a que lugar a pessoa vai ou foi, por exemplo. Já "Onde" indica um local fixo, significando em que lugar.

Onde é um verbo?

Gramaticalmente, ambas fazem parte da classe dos advérbios, o que significa que “onde” e “aonde” servem para acompanhar e modificar um verbo. Sabendo disso, vamos entender como usar cada uma delas corretamente: Onde: Indica o lugar em que algo ou alguém está.

Como substituir a palavra onde em um texto?

É preciso tomar muito cuidado com essa substituição, pois muitas pessoas usam, de forma errônea, o "onde" para escrever sobre tempo e não lugar. Seguem então algumas dicas de como substituir "onde" em um texto: “Onde” equivale a “em algum lugar”, indicando a permanência de algo ou alguém em um local físico.

O que substitui visto que?

Visto que: 1 visto que, dado que, já que, como, porque, em virtude de, devido a, posto que, por causa de, em razão de, em consequência de, porquanto, pois, pois que, na medida em que. Exemplo: Uma vez que estou sem carro, não poderei ir ao ensaio hoje.

Qual é o pronome de onde?

Onde pode ser pronome relativo, quando começa uma oração subordinada adjetiva ou advérbio interrogativo. Nos dois casos indica localização. Porém, quando for pronome relativo, poderá ser trocado por “em que”, o que não ocorre quando é um advérbio.

Quais são os 4 tipos de frases?

Os tipos de frases
  • Afirmativas: A intenção é de afirmar sobre um determinado assunto. Ex: A diversão é muito importante.
  • Negativas: É quando fazemos uma declaração de maneira negativa. ...
  • Interrogativas: Revelam uma pergunta sobre algo. ...
  • Exclamativas: Indicam um sentimento de alegria, espanto, horror, entre outros.

Artigo anterior
Como funciona o bronze na máquina?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura El Niño?