Quando usar o VSM?

Perguntado por: Leonor Ema de Carvalho  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (44 avaliações)

O VSM é especialmente útil para encontrar e eliminar os desperdícios, sendo que os itens são mapeados de acordo com a respectiva agregação de valor ao cliente — nesse caso, tudo o que não adiciona melhorias é descartado.

Para que serve um VSM?

VSM permite ver não somente os desperdícios, mas a fonte ou causa dos mesmos. O mapeamento de fluxo de valor, assim como outras boas ferramentas de visualização, serve como uma ferramenta eficaz para a comunicação, colaboração e até mesmo mudança de cultura.

Qual o objetivo do mapeamento do fluxo de valor?

O mapeamento do fluxo de valor é uma ferramenta poderosa de análise e planejamento dos processos, além de servir como suporte para todas as soluções da Produção Enxuta. Com ele, é possível definir as prioridades operacionais da empresa, alinhando as pessoas em busca de um objetivo comum.

Qual a função da VSM mapeamento de fluxo de valor?

O que é o mapa de Fluxo de Valor? O VSM é uma ferramenta estratégica que possibilita enxergar o macro de uma produção. Podemos dizer que é um mapeamento de processos, porém, que considera o fluxo de trabalho de um produto desde o início, com a chegada da matéria-prima até o resultado final sendo entregue ao cliente.

Quem deve fazer mapas de fluxo de valores?

Por ser uma ferramenta gerencial, deve-se ter um responsável pelo sucesso do fluxo de valor ao qual se está definindo. O Gerente do fluxo de valor é o arquiteto do fluxo de valor, identificando o valor conforme definido pelo cliente e liderando o esforço par ase atingir um fluxo cada vez mais enxuto.

Mapeamento do Fluxo de Valor ( ou VSM ) | Renato Moura

27 questões relacionadas encontradas

Quem é o gerente do fluxo de valor?

O gerente de fluxo de valor é o arquiteto do fluxo de valor, identificando o valor conforme definido pelo cliente e liderando o esforço para se atingir um fluxo cada vez mais enxuto.

Como se faz um mapa de fluxo de valor?

Como fazer um mapa de fluxo de valor?
  1. Selecione a família de produtos. O primeiro passo é verificar quais famílias de produtos serão mapeadas dentro da cadeia de valor. ...
  2. Desenhe o estado atual. ...
  3. Avaliação do fluxo de valor. ...
  4. Estado futuro.

Quais são as quatro visões do VSM?

Mas, para ter sucesso Luciano precisa identificar as quatro visões que norteiam um VSM. Considerando o contexto apresentado sobre VSM, as quatro visões que Luciano deve considerar são: Nota: 10.0 A Comercial, Marketing, Projetista, Analista. B Cliente, Processo, Materiais, Informações. Você acertou!

Qual é o principal papel da alta administração no mapeamento do fluxo de valor?

A melhoria do fluxo de valor é basicamente uma responsabilidade da administração. A administração deve entender que seu papel é enxergar o fluxo total, desenvolver uma visão de um fluxo continuo e enxuto melhorado para o futuro e conduzir sua implementação.

Como fazer VSM no Excel?

Clique em Arquivo > Novo. Digite mapa de fluxo de valor na caixa Pesquisar, clique no botão Iniciar Pesquisa e clique duas vezes em Mapa do Fluxo de Valor quando ele aparecer. No estêncil Formas para Mapa de Fluxo de Valor, arraste formas para a página para representar seus processos, informações e materiais.

O que é um mapa de fluxo?

Os mapas de fluxos consistem em mapas utilizados para representar situações de movimento no espaço como por exemplo o tráfego de pessoas ou de mercadorias. Uma das formas mais vulgar consiste em representar o sentido e a grandeza do movimento estudado através de vectores traçados sobre o itinerário percorrido.

Quais são as 4 etapas do mapa de fluxo de valor?

4 Passos para Usar o Mapa de Fluxo de Valor como Ferramenta de Melhoria Contínua
  1. Compreender o Estado Atual do Processo Produtivo. ...
  2. Analisar e Refletir. ...
  3. Cultivar a Melhoria Contínua na Indústria. ...
  4. Manter a Equipa Empenhada.

O que é mapa de valor?

O Mapa do Fluxo de Valor é um diagrama simples, de todas as etapas envolvidas nos fluxo de materiais e no fluxo de informações para atender aos clientes em seu andamento de compra. Ele pode ser desenhado em diferentes fases e revela oportunidades de melhoria no seu estado futuro.

O que representa o fluxo de valor de produtos serviços?

Um fluxo de valor pode ser definido como o conjuntos de passos (valor agregado ou não) necessários para se ter um produto ou serviço. Abrange desde o estado de matérias-primas até a entrega do produto e satisfação do cliente.

O que é o Gemba walk?

De origem japonesa, a expressão genba, significa “local onde as coisas se passam”, e corresponde ao percurso físico realizado no “chão da fábrica”, ao longo de toda a cadeia de operações. O Gemba Walk tem como finalidade a observação criteriosa do fluxo produtivo.

Quais são os fundamentos do Lean Thinking?

Neste sentido, o Lean Thinking traz os 5 princípios listados abaixo para a área de TI:
  • Valor. ...
  • Fluxo de Valor. ...
  • Fluxo Contínuo. ...
  • Produção Puxada. ...
  • Melhoria Contínua.

Quais as métricas utilizadas no fluxo de valor?

As 6 Melhores métricas que você deve usar na sua gestão de fluxo.
  • 1) Tempo de fluxo. ...
  • 2) Eficiência de fluxo. ...
  • 3) O relatório WIP. ...
  • 4) Tempo de espera. ...
  • 5) O relatório de envelhecimento. ...
  • 6) Distribuição de fluxo. ...
  • Mapeando métricas para resultados. ...
  • Dicas finais.

Quais são os pilares do Lean?

Estes pilares são:
  • 5S. Ferramenta da Gestão pela Qualidade Total que cria um sistema de padronização e organização no ambiente de trabalho. ...
  • GESTÃO VISUAL. ...
  • OTIMIZAÇÃO DE LAYOUT. ...
  • TRABALHO PADRÃO. ...
  • SINCRONIZAÇÃO DO FLUXO DE PRODUÇÃO. ...
  • PESSOAS. ...
  • QUALIDADE NA FONTE. ...
  • TROCA RÁPIDA DE FERRAMENTA.

Quais são os elementos que formam um trabalho padronizado?

O trabalho padronizado estabelece procedimentos precisos para o trabalho de cada um dos operadores em um processo de produção, baseado em três elementos: tempo takt, sequência e estoque padrão.

Quais os tipos de fluxograma de processos?

Tipos de fluxogramas
  • Diagrama de blocos. ...
  • Fluxograma de Processo (PFD) ...
  • Diagrama de fluxo de documentos/trabalho. ...
  • Mapeamento de Fluxo de Valor (VSM) ...
  • Fluxograma de raia. ...
  • Fluxogramas de dados (DFD) ...
  • Notação e Modelo de Processo de Negócios (BPMN) ...
  • Fluxograma de tomada de decisão.

Qual é a filosofia Lean?

Desenvolvido pela Toyota em 1950, o Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão que tem como objetivo eliminar os desperdícios e principalmente aumentar eficiência e qualidade fabril. ... O foco principal do Lean é maximizar o valor do cliente, criando mais valor nos processos com menos recursos.

Como surgiu o VSM?

Lean Manufacturing e o surgimento do VSM

O conceito de Mapa de Fluxo de Valor se originou da filosofia Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta), que é um dos pilares da produção da Toyota e foi criado por dois colaboradores da organização na época: Taiichi Ohno e Eiji Toyoda.

Como elaborar um MFV?

Como criar um MFV

O mapeamento de fluxo de valor (MFV) é um exercício de equipe e deve envolver representantes de todas as áreas dentro do processo que está sendo mapeado, este processo deve ser facilitado e liderado por um especialista com experiência na criação de mapas de fluxo de valor.

Como calcular o lead time no VSM?

O cálculo do Lead Time é feito através da seguinte fórmula: Lead Time = WIP / Taxa de saída. É pregado por WERKEMA (2006), que a redução dessa taxa traz uma série de benefícios como aumento de produtividade e redução de defeitos e retrabalho.

Artigo anterior
O que é Taxa de licenciamento de estabelecimento?
Artigo seguinte
O que faço para limpar meu fígado?