Quando usar CFOP 6404 e 6102?

Perguntado por: Núria Barros de Carneiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (22 avaliações)

Se o produto não tiver ST nem no estado de orgime (independente que se tenha ST ou nao no estado de destino) será CST 000 CFOP 6102 (fazer difal). Mas se o produto tiver ST no estado de origem ´(independente que se tenha ST ou nao no estado de destino) será CST 060 CFOP 6404 (fazer difal).

Quando devo usar o CFOP 6404?

O CFOP 6404 será usado para as operações de saídas de mercadorias em operações interestaduais de uma mercadoria que já sofreu retenção do ICMS de ST nas operações internas.

Quando devo usar o CFOP 6102?

6102 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização ou comercialização, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento.

Qual CFOP de entrada 6404?

O CFOP 6.404, resumidamente quer dizer que o remetente deveria ter recolhido o ICMS ST, você pode solicitar que o mesmo envie uma nota fiscal complementar. A entrada deverá ser feita pelo destinatario com o CFOP 2.403 e sem credito de imposto. imposto já tenha sido retido anteriormente.

Quando usar CFOP 6102 e 6108?

O CFOP 6.102 serve para vendas interestaduais com contribuintes do ICMS, já o CFOP 6.108 é para venda para não contribuintes do impostos, ou seja venda para PF ou PJ sem inscrição estadual. Normalmente cada estado tem sua norma ao que se refere a punição por operar em desacordo com o determinado.

CFOP 6102 - Como e quando utilizar

20 questões relacionadas encontradas

Quando devo usar o CFOP 6108?

6108 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada a não contribuinte Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização ou comercialização, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento, destinadas a não ...

Qual o CFOP de entrada para 6102?

A entrada é com o CFOP 2102.

O que é CFOP 2404?

Utilizar a Cfop 6.411 - Devolução de compra para comercialização em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária.

Para que serve CFOP 5202?

CFOP 5202: deve ser usado para devolução de compra para comercialização de mercadorias, cujas entradas tenham sido identificadas como compra para comercialização (isto é, o 1102);

O que é o CFOP 6411?

Assim, o código CFOP 6411 é usado para representar a devolução de compra para comercialização em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária.

Qual a diferença entre CFOP 5.102 e 6102?

CFOP 5102 (Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros) estamos informando a Sefaz que essa operação é uma saída e de dentro do mesmo Estado ou intermunicipal. CFOP 6102, queremos dizer que ele é de saída, mas interestadual.

Qual o CFOP de venda interestadual?

Exemplos de CFOP de Saída em Operação Interestadual:

6102 – Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros. 6103 – Venda de produção do estabelecimento, efetuada fora do estabelecimento. 6104 – Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, efetuada fora do estabelecimento.

Como saber se sou substituto tributário?

1) Contribuinte Substituto: é aquele eleito para efetuar a retenção e/ou recolhimento do ICMS; 2) Contribuinte Substituído: é aquele que, nas operações ou prestações antecedentes ou concomitantes é beneficiado pelo diferimento do imposto e nas operações ou prestações subsequentes sofre a retenção.

Qual CFOP usar para Zona Franca de Manaus?

O CFOP 6.109 (venda de produção do estabelecimento, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio) somente deverá ser utilizado quando não houver cobrança de ICMS por substituição tributária.

Quando eu devo destacar o ICMS ST do preço?

Deverá recolher o imposto até o último dia do 2º mês subseqüente a data de entrada da mercadoria no território paulista. Este valor deve ser informado na Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação – DeSTDA.

Qual CFOP de devolução 5202?

5202 - Devolução de compra para comercialização Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como Compra para comercialização.

Qual o CFOP para devolução de venda de mercadoria?

O CFOP será um CFOP especifico para devolução de mercadoria vendida ao cliente, nesse caso o CFOP 1202 (dentro do estado) ou 2202 (fora do estado) com a Natureza da Operação "Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros".

Qual a diferença do CFOP 5201 e 5202?

5201: Devolução de compra para industrialização ou produção rural (NR Ajuste SINIEF 05/2005) (Decreto 28.868/2006). 5202: Devolução de compra para comercialização. 5405: Venda de mercadoria, adquirida ou recebida de terceiros, sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte-substituído.

Qual é o CFOP de Santa Catarina?

CFOP: 1.904/2.904; Informações Complementares: I - o valor das operações realizadas fora do estabelecimento; II - o valor das operações realizadas fora do estabelecimento, em outra unidade da Federação; e, III - os números e a série, se for o caso, das notas fiscais emitidas por ocasião das vendas efetivas.

Qual o CFOP de produtor rural?

Esclarece que caso a aquisição seja feita junto a produtor rural pessoa jurídica, o transporte do gado bovino será acobertado pela nota fiscal de venda com o CFOP 5.101 - “Venda de produção do estabelecimento, emitida pelo produtor”.

Qual o CFOP de remessa para transporte?

Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte destinados às prestações de serviços da mesma natureza.

O que é o CFOP 2102?

2102 é o CFOP usado para nota de compras de mercadoria FORA do seu estado. 5102 é o CFOP usado para nota de vendas de mercadoria DENTRO do seu estado.

O que é o CFOP 6152?

CFOP 6152 Transferência de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.

O que é o CFOP 6202?

6202 - Devolução de compra para comercialização Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como Compra para comercialização.

Artigo anterior
Qual o nome da Elba Ramalho?
Artigo seguinte
O que fazer quando não tem detergente?