Quando usar a palavra depois?

Perguntado por: Frederico Rodrigo Moreira Brito  |  Última atualização: 11. Dezember 2024
Pontuação: 4.5/5 (25 avaliações)

DEPOIS é advérbio – basicamente modificador do verbo: falaremos depois, vou depois. E temos ainda a locução prepositiva depois de, que rege um substantivo ou um pronome: depois da chuva, depois de mim, depois de você.

Quando se usa o depois?

Também é útil lembrar que depois é advérbio de tempo e, assim, fica mais apropriado usá-lo como elemento que modifica um verbo: Em lugar de “Almoçaremos antes e caminharemos após”, é mais adequado dizer: Almoçaremos antes e caminharemos depois.

Como usar a palavra depois?

depois
  1. em tempo posterior; mais tarde. 〈voltou dois dias depois〉
  2. em seguida; posteriormente. 〈jantámos e depois fomos ao cinema〉
  3. em lugar posterior; mais além. 〈a minha casa ficava muito depois〉
  4. além disso; para mais. 〈o restaurante era caro e, depois, não tínhamos grande fome〉

O que pode substituir depois?

Mais tarde; no sucessivo; em tempo posterior. 2. Em seguida.

Qual palavra usar para depois?

Imediatamente depois: 1 logo depois, em seguida, de seguida, a seguir, depois, após, posteriormente, seguidamente, ato contínuo, sem demora, imediatamente, prontamente.

Após : Significado, Definição, Sinônimo e Outras Informações

39 questões relacionadas encontradas

Qual a classe de palavras de depois?

Alguns advérbios de tempo são: “antes”, “depois”, “hoje”, “ontem”, “amanhã”, “sempre”, “nunca”, “cedo” e “tarde”.

Como se escreve depois do almoço?

A forma pós-almoçopode ser [masculino singular de almoço] ou [primeira pessoa singular do presente do indicativo de almoçar] . Primeira refeição substancial, tomada geralmente a meio do dia, depois do pequeno-almoço .

Tem vírgula depois da palavra depois?

EMPREGO DE VÍRGULA NAS CONJUNÇÕES - PARTE I

Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após.

Quando usar vírgula antes e depois?

Esse termo também aparece destacado: se estiver no início da oração, haverá vírgula após o vocativo; se estiver no meio da oração, aparecerá entre vírgulas; se estiver ao final da oração, será antecedido por vírgula.

Como por exemplo vírgula antes ou depois?

5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória. Em 5, como fica isolado entre vírgulas, porque por exemplo pode ficar entre vírgulas para se salientar como expressão adverbial (compare-se 4 com 5).

Onde se deve colocar a vírgula?

A vírgula serve para intercalar elementos que exercem a mesma função sintática, quando não estão unidos por conjunções, como na frase de Machado de Assis: “Achava os homens declamadores, grosseiros, cansativos, pesados, frívolos, chulos, triviais.”

O que quer dizer após a janta?

Refeição substancial, tomada geralmente ao final do dia ou à noite.

O que é após o jantar?

A ceia é uma refeição leve feita ao fim da noite, feita antes de se ir dormir e depois do jantar. É um tipo de refeição que entrou em desuso e, hoje em dia, são relativamente poucas as pessoas que realmente ceiam (ou seja, efetuam a ceia).

Quando se utiliza no qual?

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Que ou que exemplos?

Usamos o “que”, sem acento, como pronome indefinido, interrogativo ou relativo, e também como advérbio ou conjunção, desde que o “que” não esteja no fim da frase: Exemplos: Que livro complicado! Que nome você escolheu?

Como substituir a palavra vim?

Sinônimo de vim
  1. fui, segui, caminhei, andei. ...
  2. cheguei, apareci, compareci, surgi, frequentei, estive. ...
  3. atingi, alcancei, toquei. ...
  4. fui, provim, procedi, saí, parti. ...
  5. decorri, resultei, derivei, advim, dimanei. ...
  6. regressei, retornei, voltei, volvi, tornei. ...
  7. apareci, surgi.

Quando usar a vírgula depois do que?

Como pronome relativo, o que é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas. Ex.: Ele, que tem a mania que percebe tudo, não estava, afinal, a ver bem a situação. 2. Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula.

Tem vírgula depois da palavra ontem?

A vírgula pode ser omitida, principalmente em frases curtas e com adjuntos pequenos: “Ontem, os representantes visitaram o sindicato.” Ou “Ontem os representantes visitaram o sindicato.” Observações: a) - O APOSTO EXPLICATIVO também deve ficar entre vírgulas: “O coordenador do projeto, Dr.

Tem vírgula depois do logo?

Tem vírgula depois do logo? As demais conjunções conclusivas (logo, portanto, por conseguinte, etc.) podem encabeçar a oração, ou pospor-se a um dos seus termos. À semelhança das adversativas, escrevem-se, conforme o caso, com uma vírgula anteposta, ou entre vírgulas.

Como usar a vírgula depois do MAS?

A vírgula é obrigatória quando a conjunção "mas" marca uma oração coordenada adversativa, que indica essa relação de oposição entre as unidades ligadas. A regra também vale para outras conjunções, como "porém" , "todavia" e "entretanto". Exemplos: Faz frio, mas não nevou.

Artigo anterior
Quanto ganha voce sabia?
Artigo seguinte
Quem é a rica do BBB 22?