Quando usar a impressora fiscal?

Perguntado por: Alexandre Diego Tavares  |  Última atualização: 18. Januar 2025
Pontuação: 4.6/5 (36 avaliações)

A impressora fiscal, também conhecida como ECF (Emissor de Cupom Fiscal), é utilizada para emitir o cupom fiscal para o consumidor final, além de ser empregada em fechamentos de caixa, relatórios mensais de vendas e cancelamentos.

Quem é obrigado a ter impressora fiscal?

O uso de impressora fiscal é obrigatório para empresas que realizam operações de venda ao consumidor final e que estão sujeitas à tributação pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

É possível usar uma impressora fiscal em não fiscal?

É possível transformar uma impressora fiscal em não fiscal? Dado que a impressora não fiscal não tem nenhuma exigência técnica, a ideia de transformar a impressora fiscal em não fiscal emerge no mercado.

O que fazer com a impressora fiscal?

A impressora de cupom fiscal é um item fundamental para a operação do seu restaurante ou delivery, podendo ser utilizada para imprimir cupom fiscal ou o eletrônico (CF-e). Assim, quando se trata desse assunto, você vai encontrar dois tipos de aparelhos: a fiscal térmica (ECF) e a não fiscal.

Como funciona a impressora de cupom fiscal?

Os equipamentos emitem o chamado cupom fiscal, documento que atesta a compra e a venda de produtos no varejo. Tecnicamente, cada ponto de venda (PDV) precisa dispor de uma impressora térmica, a fim de assegurar o direito do consumidor de sair do estabelecimento com um comprovante da transação.

Você sabe qual a diferença da Impressora Fiscal X Não fiscal

37 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de uma impressora fiscal e não fiscal?

Diferentemente da impressora fiscal, que possui uma série de exigências a serem atendidas, a impressora não fiscal não possui memória fiscal nem lacre de segurança, pois seu uso não precisa ser fiscalizado pelo fisco. Isso torna o seu custo de aquisição e manutenção muito mais baixo.

Quem emite cupom fiscal precisa emitir nota fiscal?

No entanto, quem emite o cupom fiscal não precisa emitir a nota fiscal também, a não ser que seja esse um pedido feito pelo cliente, pois a nota permite que ele devolva ou troque os produtos. Vale destacar que a troca e devolução apesar de serem possíveis com o cupom, não são garantidas por lei.

Quanto tempo devo guardar a impressora fiscal?

Nota Fiscal de Saída

Ela deve ser mantida pelo prazo de 10 anos, segundo a Lei 8.212, ou Lei Orgânica da Seguridade Social, Art.

Quanto tempo dura uma impressora fiscal?

Uma delas é um “prazo de validade” da impressora fiscal, que precisa ser substituída a cada cinco anos.

Qual a melhor impressora de cupom fiscal?

A impressora TM-T20 da Epson, assim como a Bematech MP-4200 TH, é uma das melhores opções, pois conta com a credibilidade da tradicional marca de impressoras Epson. Possui a alta qualidade e corte automático do papel. A marca também oferece assistência técnica em todo país.

Quais os tipos de documentos não fiscais?

Alguns exemplos de documentos não fiscais: canhotos de cartão, recibos de aluguel quando vindo de pessoa física, recibos em geral, cupom não fiscal, duplicata, orçamento e planilhas.

Qual o melhor aparelho de sat?

Sua excelente estabilidade e desempenho impecável colocam o Sat Fiscal Elgin Smart no topo da lista. Comparando-o com outros produtos concorrentes, como Bematech e Tanca, fica claro que a Elgin fez um trabalho incrível ao desenvolver este modelo.

Como escolher impressora fiscal?

5 dicas para escolher a impressora fiscal correta
  1. Dica 1: Analisar a capacidade das memórias da impressora fiscal. ...
  2. Dica 2: Avaliar os meios de comunicação (saídas) da impressora fiscal. ...
  3. Dica 3: Velocidade da impressão. ...
  4. Dica 4: Ver como é a operação da impressora fiscal.

É crime não emitir nota fiscal?

Agora, você já sabe que não emitir nota fiscal é crime e pode resultar em penalidades civis e criminais. Para evitar esses transtornos, invista em um emissor de notas fiscais confiável, que ofereça segurança contra riscos associados à sonegação fiscal e à falta de documentação apropriada.

Sou obrigado a emitir nota fiscal MEI?

A partir de 01 de setembro de 2023, segundo Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) nº 169, de 27 de julho de 2022, todos os MEI prestadores de serviço do país devem emitir a NFS-e padrão nacional para registrar suas operações.

Como saber se sou obrigado a emitir nota fiscal?

Todo empreendedor deve emitir a nota fiscal ao fazer qualquer operação negocial. A obrigação vale para os microempreendedores individuais (MEIs), para o microempreendedor (ME) e para as empresas de pequeno porte (EPPs).

Como imprimir o cupom fiscal?

Para imprimir suas notas fiscais, o passo a passo pelo site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) é o seguinte:
  1. Acesse o site da Sefaz do estado que emitiu a nota fiscal.
  2. Clique em "Consulta NF-e" ou "Consulta Nota Fiscal Eletrônica".
  3. Digite a chave de acesso de 44 dígitos no campo correspondente.

Para que serve impressora térmica não fiscal?

As impressoras térmicas não fiscais são normalmente utilizadas para imprimir tíquetes, recibos, códigos de barras, entre outros, que exigem precisão exata e, acima de tudo, devem caber em pequenos equipamentos e dispositivos.

É importante guardar nota fiscal?

Garantindo Transparência e Combate a Fraudes: A Importância da Guarda de Notas Fiscais para a Receita Federal. A exigência da Receita Federal em relação à guarda das notas fiscais por um determinado período tem como principal objetivo garantir a transparência e a veracidade das informações prestadas pelos contribuintes ...

Quais notas fiscais devo guardar?

Por isso, é importante guardar as notas fiscais emitidas e recebidas. Em relação a serviços e produtos consumidos, há também riscos de cobranças indevidas – como algumas cobranças indevidas de telefone, internet, água, luz, tributos de imposto de renda e outras.

Precisa guardar nota fiscal?

Aqui, vale ter em mente que outros tipos de documentos fiscais podem exigir um prazo maior ao guardá-los. Esse é o caso de notas fiscais de saída, imposto de renda de pessoa jurídica e livro de apuração do lucro real, no qual todos devem ser mantidos por um prazo de 10 anos.

Qual a diferença entre Nfc-e cupom fiscal?

A principal diferença entre a NFC-e e a NF-e é que enquanto a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica concerne apenas às vendas ao consumidor final, a Nota Fiscal Eletrônica abrange todas as outras situações como as operações de compra, venda, devolução de mercadorias, transferências ou de exportação, por exemplo.

Qual a diferença da nota fiscal e do cupom fiscal?

Nesse caso, destacamos que a principal diferença entre cupom fiscal e nota fiscal está no fato de que o cupom tem como objetivo especificar a empresa e os produtos vendidos, bem como a data e a hora. Já a nota fiscal é mais completa, um documento detalhado que traz também os impostos pagos.

Quando o cupom fiscal substitui a nota fiscal?

Não, o cupom fiscal não pode ser usado como nota fiscal, pois ambos são documentos semelhantes, mas diferentes. Isso inclui funções e informações distintas. No entanto, os consumidores podem solicitar ao estabelecimento a transformação do cupom fiscal em NFC-e, sempre que desejarem.

Qual melhor impressora para cupom não fiscal?

Quais são as melhores impressoras não fiscais do mercado?
  • Epson TM-T20. Se você procura por uma impressora com um preço mais acessível e de boa qualidade, a Epson TM-T20 é a sua escolha. ...
  • Bematech MP-4200 TH. Este é um modelo de alta durabilidade, desempenho e performance. ...
  • Elgin i9. ...
  • Daruma DR-800.

Artigo anterior
O que colocar no currículo quando não tem objetivo específico?
Artigo seguinte
O que é a hidratação por umectação?