Quando usamos a descrição?
Perguntado por: Matheus Santiago Silva de Domingues | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.4/5 (51 avaliações)
A descrição objetiva transmite de forma imparcial as características de algo, se limita aos fatos da forma mais objetiva possível. Exemplo de descrição objetiva: "A cidade é pequena e pacata. Lá todas as pessoas se conhecem.
Para que serve a descrição?
A descrição é fundamental na comunicação humana, podendo ser definida como toda prática discursiva que serve para caracterizar seres ou objetos. A descrição está presente nas mais diversas produções textuais. A descrição é uma tipologia textual usada para retratar personagens, espaços, momentos, pensamentos etc.
Quais são os tipos de descrição?
Existem dois tipos de descrição: a denotativa e a conotativa. Vejamos as características de cada uma: Descrição denotativa: acontece quando a exposição da pessoa, objeto ou lugar é realizada de maneira objetiva, direta, sem uso de metáforas ou de linguagem figurada.
Como se faz uma descrição?
Uma boa descrição requer uma observação criteriosa e caracterizada pela exposição dos traços físicos, psicológicos e até mesmo emocionais. Lembre-se que a descrição objetiva apresenta a pessoa, lugar ou objeto de uma maneira realística, sem inclusão das percepções pessoais.
Quais os três elementos básicos de uma descrição?
Elementos básicos de uma descrição:
Localizar – Situar – determinar o lugar que o elemento ocupa no tempo e no espaço. A qualificação constitui a parte principal de uma descrição. Qualificar o elemento descrito é dar-lhe características, apresentar um julgamento sobre ele.
GÊNEROS TEXTUAIS | TIPO: DESCRIÇÃO (aula para concursos, provas, vestibulares, ENEM)
Quais os principais elementos da descrição?
- linguagem simples;
- verbos de ligação (ser, estar, parecer);
- verbos no pretérito perfeito e no presente do indicativo;
- adjetivos;
- metáforas e comparações.
Quais são os 3 elementos?
OS TRÊS ELEMENTOS - AS FORÇAS DA NATUREZA - ÁGUA/TERRA/AR.
O que é descrição e exemplos?
Descrição é o mesmo que detalhar, mostrar ou tornar conhecidas as características de algo ou alguém, o que pode ser feito por via oral, textual ou visual. A descrição pode estar presente numa conversa, num texto ou numa imagem. Com exemplos, fica mais fácil entender.
Como fazer uma boa descrição de si mesmo?
- Analise a sua história. Saiba o o que você vai escrever. ...
- Planejamento. ...
- Organize as informações. ...
- Título. ...
- Resumo. ...
- Mostre seus personalidade. ...
- Use palavras-chave estratégicas.
O que é descritivo exemplos?
Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal. O objetivo do autor é justamente transmitir as impressões, qualidades, sensações, características e observações sobre aquilo que está sendo detalhado.
Quais são os tipos de textos descritivos?
Tipos de texto descritivo
O texto descritivo pode ser dividido em duas categorias: descritivo objetivo (ou descrição objetiva) e descritivo subjetivo (ou descrição subjetiva).
O que é descrição subjetiva e objetiva?
Objetiva – a realidade é tratada como ela é. Subjetiva – a realidade é representada de acordo com os sentimentos e a emoção. Para entender bem esses dois conceitos, observe os exemplos abaixo: “O rapaz era branco, de olhos verdes, muito animado e conversador.
Quais são os tipos textuais?
- narrativo.
- descritivo.
- dissertativo.
- expositivo.
- injuntivo.
Como é definida a descrição?
A descrição pode ser definida como a ação de detalhar as características e os elementos de certos objetos, lugares e pessoas através de palavras, explicando sua morfologia e suas qualidades. O processo de descrição deve ser precedido pela observação.
Quem é o objeto da descrição?
A descrição ocorre pela necessidade de explicar como são os seres, os objetos ou os lugares aos quais se faz referência. Descrever um ser, objeto ou lugar é apresentá-los por meio das palavras, de forma que quem não os conhece possa fazer uma ideia de como são.
Qual é a origem da descrição?
Isso porque descrição tem origem no latim “descriptione” e significa o ato de descrever, ou seja, de contar algo de maneira minuciosa. A palavra discrição também é originária do latim “discretione” e diz respeito à qualidade de alguém em ser discreto, reservado ou de agir com sensatez e modéstia.
Como fazer uma descrição de mim mesmo?
Podemos começar esta descrição dando nosso nome completo, local de nascimento e idade, bem como local de residência atual. Para continuar com uma descrição de você mesmo, terá que pôr seus diplomas acadêmicos, isto é, sua formação, seus cursos e suas habilidades.
Como falar de si mesmo exemplo pronto?
- Não inclua nenhuma informação pessoal demais, ou que não for relevante para a vaga. ...
- Não minta. ...
- Não mencione aquilo que você não tem ou não sabe. ...
- Não escreva demais. ...
- Mencione algo que outras pessoas disseram.
Qual é a diferença entre descrição e discrição?
Descrição é um nome relacionado com o verbo descrever e significa «representação fiel de algo; relato»: Fazer uma descrição completa do acidente. Discrição é um nome que significa «reserva; modéstia»: Ninguém se apercebeu, ela fez tudo com discrição.
Quais os 3 elementos que forma o fogo?
Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.
Quais são os elementos?
Os elementos clássicos normalmente se referem aos conceitos de terra, água, ar, fogo e (depois) éter, que foram propostos para explicar a natureza e a complexidade de toda a matéria em termos de substâncias mais simples.
Quais são os três elementos naturais?
Normalmente seus elementos são: árvores, rios, cachoeiras, montanhas, serras e geleiras. Esses se modificam com o tempo, porém essa modificação é feita por elementos da própria natureza, como ventos, chuvas e ação dos raios solares.
Quais são os 6 tipos textuais?
- Texto Narrativo. ...
- Texto Descritivo. ...
- Texto Dissertativo. ...
- Texto Expositivo. ...
- Texto Injuntivo.
Quais são os 5 tipos textuais?
- Texto injuntivo.
- Texto dissertativo.
- Texto narrativo.
- Texto descritivo.
- Texto expositivo.
Quais são os tipos textuais e suas características?
Chamamos de tipos textuais o conjunto de enunciados organizados em uma estrutura bem definida, facilmente reconhecida por suas características preponderantes. Podem variar entre cinco e nove tipos, sendo que os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição.
O que são funções mentais elementares?
Quando se utiliza a mediação extrajudicial?