Quando uma pessoa age contra seus valores *?

Perguntado por: Adriana Íris Baptista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (35 avaliações)

Em termos psicológicos a consciência é descrita como conduzindo a sentimentos já de remorso, quando o indivíduo age contra seus valores morais, já de retidão ou integridade, quando a ação corresponde a essas normas.

O que são contra valores morais exemplos?

Existem exemplos de valores morais como a generosidade, o respeito, a honestidade e a tolerância. Mas há também outros exemplos de antivalores como a mentira, a traição, a infidelidade, o egoísmo, a deslealdade, etc.

O que é a consciência moral?

Consciência moral

É a certeza interior instantânea que algumas atitudes são certas ou erradas. A consciência moral também pode resultar no sentimento de culpa ou em alegria, dependendo do valor moral das ações em questão.

O que se entende por consciência?

A consciência pode definir-se como o conhecimento que o Homem possui dos seus próprios pensamentos, sentimentos e atos. Podem-se distinguir dois tipos de consciência, a consciência imediata e a refletida.

O que é consciência moral Cite um exemplo?

Nesse contexto, a consciência moral é o pensamento do indivíduo com o que é certo, ou seja, ele não abre mão de seus princípios e daquilo que ele acredita ser o certo a se fazer em determinada situação. Como exemplo, cita-se o ato de não jogar lixo na rua ou furar filas.

O que são valores? Filosofia Socrática

16 questões relacionadas encontradas

O que é consciência moral resposta?

O termo consciência, em seu sentido moral, é uma habilidade, capacidade, intuição, ou julgamento do intelecto que distingue o certo do errado. Juízos morais desse tipo podem refletir valores ou normas sociais (princípios e regras).

Quais são os tipos de consciência?

Lista dos tipos de consciência
  • Consciência adoradora.
  • Consciência afetiva.
  • Consciência amadora.
  • Consciência ambiental.
  • Consciência assistencial.
  • Consciência bioquímica.
  • Consciência cidadã.
  • Consciência cívica.

Como costuma ser entendida a consciência?

De forma simplificada, a consciência costuma ser entendida, geralmente, como um fenômeno mental, ligado aos diversos processos psíquicos (pensamento, imaginação, emoção etc.) do ser humano, especialmente o conhecimento.

O que significa ter consciência para você?

Ter consciência é saber o que estamos a fazer e as consequências que daí advêm. Sejam positivas ou negativas. É saber que as atitudes que criticamos e não gostamos que nos façam, não as devemos fazer aos outros.

Qual é a importância da consciência?

Com a construção de uma consciência social, o indivíduo passa a ter uma noção de como o bem-estar das pessoas pode ser favorecido ou prejudicado por uma atitude, além de perceber que as ações públicas afetam todos os níveis da sociedade.

Qual é o papel da consciência moral?

O princípio supremo da consciência moral é: não é permitida nenhuma ação em relação à qual o agente não tenha plena consciência de que fazê-la é permitido. Nós não podemos empreender nada sob o risco de agir incorretamente <unrecht> (Refl 6303 AA 18: 579. 1783-1784).

O que é o senso moral?

Segundo Chauí, podemos dizer que o Senso Moral é a maneira como avaliamos nossa situação e a dos outros segundo ideias como a de justiça, injustiça, bom e mau. Trata-se dos sentimentos morais.

O que é ter uma consciência crítica?

3.2 CONSCIÊNCIA CRÍTICA

20) ter consciência crítica é ter ousadia de procurar, questionar, perguntar, inventar, reconstruir e buscar saber o porquê e o para quê das coisas, após uma rejeição da realidade.

O que são contra valor?

1. [ Economia ] Valor que corresponde ao câmbio de um valor numa moeda diferente. 2. Valor atribuído em troca de algo.

O que são anti valores?

1. Antivalores. São valores associais, valores contrários ao aceito socialmente. Furtar ou roubar ser considerado como correto - Mensalão do Congresso.

O que é contra os valores?

Chama-se contravalor ao valor comercial ou ao preço que se confere em troca de outro que é obtido. Quando se realiza uma operação em moeda estrangeira, chama-se contravalor ao montante que se expressa na divisa em que se realiza a liquidação ou na moeda local.

Como ter consciência?

5 princípios para ter consciência plena
  1. 1º Viva no momento presente. Aproveite o seu momento presente sem ficar tentando conectar os fatos com o passado e o futuro. ...
  2. 2º Aceite as coisas como elas são. ...
  3. 3º Aceite suas oportunidades de melhorias. ...
  4. 4º Trace pequenas metas. ...
  5. 5º Livre-se de todos os pensamentos negativos.

O que é uma pessoa em sã consciência?

Significado de Em sã consciência

expressão Com bom senso; por meio do uso da razão, sendo capaz de julgar de modo equilibrado, com ponderação: quem, em sã consciência, investe em empresa falida?

Como se explica a consciência filosófica?

A consciência filosófica é reflexão, mas não é qualquer reflexão. É uma reflexão radical, que busca examinar os fenômenos em profundidade. É reflexão metódica, sistemática, que procede, portanto, por métodos determinados. E é de conjunto, ou seja, busca examinar os fenômenos em seu contexto, em sua totalidade.

Quais os 4 pontos de vista da consciência?

- percebedor, imaginante, memorioso, fa- lante e PENSANTE.

O que é conhecer e consciência?

Consciência e conhecimento Vimos que a teoria do conhecimento, distinguindo o Eu, a pessoa, o cidadão e o sujeito, assim como distinguindo graus de consciência (passiva, vivida, reflexiva), tem como centro a figura do sujeito do conhecimento, na qualidade de consciência de si reflexiva ou atividade permanente racional ...

Como se divide a consciência?

A consciência, provavelmente, é a estrutura mais complexa que se pode imaginar atualmente. António Damásio, em O Mistério da consciência, divide a consciência em dois tipos: consciência central e consciência ampliada.

O que é consciência primária?

A consciência primária.

Tem a ver com as nossas percepções, sensações, memória, pensamentos, com aquilo que sonhamos, com o que desejamos, etc. Tudo aquilo que nos possibilita nos separarmos do que nos cerca para definir a nossa individualidade.

Qual a diferença entre consciência individual e coletiva?

A consciência coletiva é o conjunto de sentimentos e crenças comuns aos membros de uma mesma sociedade (Durkheim, 1995), enquanto que a consciência individual é o lado Page 3 peculiar dos indivíduos que marca a sua subjetividade de maneira específica, no sentido da singularidade que marca.

Qual é a origem da consciência moral?

3) A origem da consciência moral pode ser atribuída a uma entidade divina [...]. Supõe-se em tal caso que Deus depositou no homem a “centelha da consciência”, por meio da qual se descobre se um acto é justo ou injusto.» 4) A origem da consciência pode atribuir-se a uma fonte humana.

Artigo anterior
Quem ganhou o Big Brother em 2011?
Artigo seguinte
Qual das funções dos satélites beneficia mais a humanidade?