Quando uma empresa é obrigada a ter SAC?

Perguntado por: Leticia Lorena Matias Fernandes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (2 avaliações)

Nem todos os segmentos são obrigados a ter um SAC, mas ele é obrigatório (e tem regras definidas por decreto federal) para energia elétrica, telefonia móvel ou fixa, televisão por assinatura, planos de saúde, aviação civil, empresas de ônibus interestaduais, seguradoras, bancos, financeiras, operadoras de cartões de ...

Que empresa é obrigada a ter SAC?

A Lei do SAC é válida para companhias que atuem em segmentos regulados, é o caso da telefonia, bancos, planos de saúde, seguradoras, transporte terrestre, aviação civil e eletricidade. Setores como o varejo não precisam cumprir as obrigações da lei do SAC, o que acaba fragilizando ainda mais o consumidor.

É obrigatório ter SAC?

O SAC é um canal obrigatório para as empresas que prestam serviços públicos de energia elétrica, telefonia, internet, televisão por assinatura, planos de saúde, aviação civil, ônibus interestaduais, seguradoras, bancos, financeiras, operadoras de cartões de crédito, consórcios, entre outras!

O que o decreto obriga as empresas SAC?

O atual decreto do SAC, em vigência, exige o atendimento telefônico humano nos setores regulados da economia, tais como telecomunicações e bancos. É essa mesma norma, por exemplo, que obriga o atendimento telefônico em até um minuto.

Quando ligar para o SAC?

A opção de falar com um atendente, deve estar presente em todas as etapas do atendimento automático. d) Qual o horário de funcionamento dos SAC´s? Bem, pela lei eles devem ser de 24 horas por dia, sete dias por semana, salvo em casos especiais.

Qual a importância de um SAC bem estruturado para uma empresa? Entenda SAC, SAC 2.0 e SAC 3.0

23 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo do SAC?

SAC é a sigla que significa “Serviço de Atendimento ao Consumidor”. É um canal que serve para o cliente tirar dúvidas, dar sugestões, obter informações e resolver problemas relacionados a uma empresa e/ou seus produtos.

Qual a função de uma ouvidoria?

Sua função é intermediar as relações entre os cidadãos que as demandam e os órgãos ou entidades aos quais pertencem, promovendo a qualidade da comunicação entre eles e a formação de laços de confiança e colaboração mútua.

Qual decreto regulamenta as leis de SAC?

Afinal, o que é a lei do SAC? O Decreto n° 6523 veio regulamentar parte de um princípio já existente: a lei 8078/1990, que é mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor. Com decreto, essa lei pode ser ampliada e ganha normas gerais sobre serviço de atendimento ao consumidor.

O que diz o decreto 6.523 de 2009?

É vedada a veiculação de mensagens publicitárias durante o tempo de espera para o atendimento, salvo se houver prévio consentimento do consumidor.

Quais decretos e portaria regulamenta o SAC?

O SAC de serviços regulados é regulamentado pelo Decreto nº 6523 de 31 de julho de 2008 e Portaria 2014 de 13 de outubro de 2008 do Ministério da Justiça.

Quem responde pelo vício do produto?

Os artigos 18 e 19 do CDC asseguram que a responsabilidade pelos vícios de qualidade ou quantidade, que tornem os produtos duráveis ou não duráveis, impróprios ou inadequados ao consumo, são solidariamente do fornecedor.

Qual é a diferença entre SAC e Ouvidoria?

O SAC é a nossa 1ª instância de atendimento. Você tira dúvidas, recebe informações, registra reclamações e resolve problemas. A Ouvidoria é a nossa 2ª instância e poderá ser acionada caso sua demanda não tenha sido resolvida pelo SAC. Atua na prevenção e solução de problemas.

Quanto tempo o SAC tem que responder?

A partir da reclamação do consumidor, as empresas têm até cinco dias úteis para dar uma resposta. Se não for possível solucionar o problema dentro do prazo, a empresa deve pelo menos informar quais medidas está tomando ou ainda dizer que não é possível atender ao pedido do cliente.

Qual é a diferença do SAC ou central de atendimento?

Para cada etapa dentro da relação com os consumidores, existe um canal. Depois da compra de qualquer produto ou serviço, os clientes contam com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), ou uma Central de Atendimento (CA), e com as Ouvidorias.

O que é decreto 6523 08?

O Decreto 6523/08 é conhecido como a Lei do SAC (ou Lei de contato com o cliente) e traz regras que regulamentam o setor. Entretanto, mesmo com mais de uma década de existência, muitas empresas ainda o desconhecem.

O que é protocolo de atendimento SAC?

Protocolo de atendimento é uma sequência numérica criada para a identificação do atendimento e acompanhamento do cliente junto à empresa sobre uma solicitação e/ou reclamação.

O que determina o art 16 do decreto presidencial 31 de julho de 2008?

Art. 16. O consumidor terá direito de acesso ao conteúdo do histórico de suas demandas, que lhe será enviado, quando solicitado, no prazo máximo de setenta e duas horas, por correspondência ou por meio eletrônico, a seu critério.

O que é SAC e qual sua importância?

O SAC, ou Serviço de Atendimento ao Consumidor, é uma ferramenta que tem como objetivo permitir um contato direto entre clientes e as empresas que oferecem os serviços que eles contratam.

Qual é a importância do cargo de atendente de SAC?

O objetivo do SAC é estreitar o relacionamento com o consumidor e tornar sua experiência com a marca memorável. Assim, mesmo que o cliente esteja ligando para fazer uma reclamação, um Serviço de Atendimento ao Consumidor bem feito pode reverter uma má impressão inicial.

Qual a importância do atendente de SAC?

O SAC tem como objetivo principal, desde os tempos de sua criação, ser um canal de contato direto entre empresa e cliente. Os clientes recorrem ao serviço sempre que precisam resolver problemas, tirar dúvidas, fazer reclamações ou dar sugestões.

Quanto tempo a operadora pode demorar para atender?

Uma das regras que regulamentam o serviço determina que o consumidor deve esperar no máximo 60 segundos para conseguir falar com um atendente.

Qual é o tempo máximo de espera no telefone?

É lei! Desde 1º de dezembro de 2008, por determinação do Ministério da Justiça, o prazo máximo de espera para o atendimento por telefone, após digitar a opção de falar com atendente, é de um minuto. Para bancos e empresas de cartão de crédito o tempo é ainda menor, 45 segundos.

O que significa aguardar SAC?

Com a crise causada pela pandemia do Covid-19, muitas medidas deverão ser tomadas para garantir o melhor funcionamento das operações no país. Uma novidade é a suspensão do tempo máximo de espera no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) por tempo determinado.

Qual a responsabilidade do fornecedor?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor de produtos ou serviços possui responsabilidade objetiva (artigos 12 e 14), ou seja, deve responder por prejuízos causados a terceiros independentemente da existência de culpa.

Qual é a responsabilidade do fornecedor Trata-se de vício ou fato do produto?

18 do Código de Defesa do Consumidor estabelece: “Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor [...]”.

Artigo anterior
Porque o microfone não funciona?
Artigo seguinte
Como é extraída a proteína do arroz?